A Mercedes-Benz revelou recentemente as atualizações emocionantes em sua linha de caminhões para o ano de 2024. Um dos destaques é a revitalização da Linha Atego 2024, que engloba caminhões médios e semipesados destinados ao transporte rodoviário e urbano, bem como extrapesados para aplicações rigorosas na construção civil, agropecuária e operações fora de estrada. A gama oferece diversas configurações de tração, incluindo 4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4.
Estilo Moderno e Identidade Forte
O grande destaque do portfólio é o novo visual da Linha Atego, que se destaca pelo estilo moderno. Os modelos rodoviários e urbanos seguem o design dos extrapesados Actros, enquanto as versões fora de estrada mantêm a identidade do Arocs. Dois novos caminhões vocacionais também foram introduzidos para o portfólio de 2024: o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.
Atego Rodoviário e Urbano: Elegância e Eficiência
O Atego rodoviário e urbano chega ao mercado com uma dianteira mais moderna, alinhada à família Actros. As novidades incluem um defletor de ar atualizado para melhor aerodinâmica, um novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, uma grade frontal robusta com o design do Actros e um para-choque com acabamento termoplástico. Este último proporciona modernidade ao design, mantendo a robustez da estrutura metálica tubular, garantindo facilidade de manutenção. A otimização dos elementos, com um design mais limpo, assegura maior robustez de fixação.
Os faróis modulares permitem a substituição individual dos módulos, reduzindo os custos de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados na Linha Accelo, facilitando a intercambiabilidade de peças e componentes, resultando em uma manutenção mais econômica.
Atego Fora de Estrada: Robustez e Versatilidade
O Atego para operações fora de estrada recebe um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular e faróis modulares com substituição individual dos módulos. Elementos com design mais limpo garantem maior robustez de fixação, enquanto protetores de faróis oferecem proteção adicional.
É importante ressaltar que o design robusto da versão off-road estará disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo, facilitando a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, minimizando riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.
Atego 1729 Compactador de Lixo: Eficiência na Coleta de Resíduos
O novo caminhão semipesado Atego 1729, voltado para a aplicação de compactação de lixo, chega com capacidade para 17,1 toneladas de PBT (peso bruto total), podendo atingir 24,1 toneladas de PBT com a instalação de um terceiro eixo por empresas implementadoras do mercado.
O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).
Este modelo Atego é equipado com o confiável motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6). Oferece potência de 286 cv e elevado torque de 1.100 Nm. Seu trem de força inclui uma caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, pronta para implementação, adaptando-se à aplicação do veículo.
Atego 1733 Bombeiro: Desempenho Confiável
O Atego 1733 bombeiro, com PBT de 17,1 toneladas e distância entre eixos de 4.800 mm, apresenta o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, atendendo ao Proconve P8 (Euro 6). Com 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque, oferece um desempenho robusto. Seu trem de força conta com uma caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.
A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 600 Nm. O Centro de Customização da própria Empresa (CTC) permite a implementação de tomada de força no cardan e na caixa de transferência.
Conforto e Segurança
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Os modelos vocacionais também incorporam as inovações da linha Euro 6, como sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Portfólio Atego 2024: Variedade e Escolha
O portfólio Atego 2024 inclui uma variedade de modelos, atendendo a diversas necessidades no transporte de carga. Algumas das opções disponíveis são:
- 1419
- 1719
- 1726 / 1733 Plataforma
- 2429 6×2
- 2433 6×2
- 3033 8×2
- 2730 6×4
- 3330 8×4
- 1729 compactador de lixo
- 1733 bombeiro
Destacando-se no mercado, a Linha Atego oferece quatro versões de cabinas para proporcionar mais opções aos clientes: Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo. Essa variedade de escolha reafirma o compromisso da Mercedes-Benz em atender às diferentes demandas do mercado de caminhões.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.