A Mercedes-Benz revelou nesta quarta-feira (11) a linha 2013 do utilitário de luxo Classe G, que ganhou alterações no visual – principalmente na parte frontal da carroceria – e um novo motor para a versão esportiva AMG. À venda há mais de trinta anos, o modelo ganhou luzes diurnas em LEDs, para-choque redesenhado, grade com novos detalhes, novo formato dos retrovisores e rodas de vinte polegadas, além das pinças de freio com capa vermelha. Por dentro, há um novo sistema multimídia.
Além disso, novos itens foram instalados para facilitar a vida do motorista. O Parktronic, por meio de sensores, encontra uma vaga apropriada para o veículo e logo em seguida orienta o motorista por meio de sinais no painel os movimentos que devem ser executados. Há ainda o sistema start/stop, que reduz o consumo de combustível ao desligar o aparato mecânico em paradas curtas, como semáforos ou situações tensas do trânsito caótico das grandes cidades. Para voltar a ligar o motor, é só aliviar o pé do freio.
O modelo esportivo, que antes era vendido em versão única (a G55 AMG), agora é comercializado em duas novas opções de variantes. A primeira, a G63 AMG, traz debaixo do capô um motor 5.5 litros V8 biturbo, capaz de entregar 544 cv de potência e agressivos 77,5 kgfm de torque máximo. A segunda, G65 AMG, mais potente, traz um bloco 6.0 litros V12 que rende 612 cavalos. A MB, no entanto, não divulgou números de desempenho do novo Classe G.
A gama de versões é completada pelas variantes G500, equipada com o mesmo propulsor do G63 AMG, e a G350 BlueTEC, que usa motor 3.0 a diesel.
O G-Klasse poderia ser um modelo único. Poderia. Mecânica e recursos off-road perfeitos, o problema é que algum cabeça de pirão lá dentro da MB não consegue enxergar que o modelo está ridiculamente defasado em características exteriores – continua com pneus e rodas pequenos, e com essa carroceria da época do meu avô. Tenha paciência… Um Icon da vida é mais atraente, mesmo que mais caro. Acorda MB!