Se o SLS AMG já era um automóvel bastante interessante dentro da linha da Mercedes-Benz, o que esperar do novo AMG GT? Eis o novo superesportivo da fabricante alemã, anunciado recentemente para o Salão Internacional do Automóvel de Paris 2014 e esperado no mercado brasileiro para meados do ano que vem. O novo Mercedes-Benz AMG GT se destaca em praticamente tudo, com diversas sacadas interessantes para peitar o vangloriado 911, da Porsche.
Pelo lado de fora já dá para notar que o novo Mercedes-Benz AMG GT é um carro de arrancar suspiros. O novo modelo segue praticamente o mesmo formato de seu antecessor, com destaque para o capô longo. Entretanto, a novidade não impressiona tanto quanto o SLS, já que itens que eram diferenciais do superesportivo anterior, como as portas com abertura no estilo asa-de-gaivota, não estão presentes no novo Mercedes.
Já no interior, as linhas do painel estão bem mais modernas, dando a sensação de estar comandando uma nave espacial. O modelo desfruta da mesma interface eletrônica disponível no Classe C, quatro saídas de ar apenas no console central e uma central multimídia comandada através de um pad, exibindo suas informações numa tela que lembra um tablet.
“O novo Mercedes-AMG GT é um superesportivo em sua forma mais pura”, explica Gorden Wagener, vice-presidente de Design da Daimler AG. “Proporções empolgantes, superfícies poderosamente esculpidas e linhas fluidas fazem deste novo modelo AMG um veículo contemporâneo que incorpora o espírito dos gloriosos automóveis esportivos da Mercedes-Benz. O GT é definitivamente uma combinação de beleza e inteligência”.
Sob o capô, o Mercedes-Benz AMG GT esconde um motor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido especialmente para o novo modelo. Na versão GT S, o superesportivo desenvolve 510 cavalos de potência a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque, disponível entre 1.750 e 5.000 rpm. Associado ao câmbio automatizado AMG SPEEDSHIFT DCT 6 de sete marchas e dupla embreagem e tração traseira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge máxima de 310 km/h.
Já o Mercedes-Benz AMG GT “convencional” despeja 462 cv a 6.000 rpm e 61,2 kgfm, entre 1.600 e 5.000 rpm. Com a mesma transmissão e tração da versão mais cara, o bólido alcança os 100 km/h em 4 segundos e chega a 304 km/h.
O câmbio AMG SPEEDSHIFT DCT 6 traz os modos “C” (Eficiência Controlada), “S” (Sport), “S+” (Sport Plus) e o novo “I” (Individual). Há ainda suspensão com braços duplos (Double-wishbone) na frente e atrás, diferencial blocante eletrônico de série, suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente de série no GT S e opcional no GT e pacote AMG DYNAMIC PLUS como opcional para o GT S, que dispõe de coxins dinâmicos para o motor e a transmissão.
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O Mercedes pesa 1.540 kg. A configuração com motor dianteiro entre-eixos e transmissão na configuração transeixos resulta em uma distribuição de pesos de 47% para 53% entre os eixos dianteiro e traseiro. Juntamente com o baixo centro de gravidade do veículo, isto leva a uma condução extremamente ágil e permite altas velocidades nas curvas.
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