Lançado recentemente, o novo Mercedes-Benz Actros oferece uma série de tecnologias, tendo como destaque as de segurança. De acordo com a fabricante alemã, o novo caminhão “está sintonizado com as demandas e tendências de segurança no trânsito sem abrir mão do prazer de viajar” e é o “Classe S dos caminhões”, segundo o gerente sênior de marketing de produto caminhões da Mercedes no Brasil, Jorge Radtke.
Entre os equipamentos, o MB Actros dispõe do Assistente Ativo de Frenagem ABA (Active Brake Assist), que utiliza diversos sistemas do veículo para diminuir os impactos de um eventual acidente. Ao detectar uma situação de risco, o sistema reduz a velocidade do caminhão através de recursos de frenagem. Para isso, o recurso avalia as condições do tráfego à frente, assim como as velocidades dos veículos. Se há risco de colisão, o ABA emite um alerta visual sonoro e, posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios. Caso for necessário, realiza uma freada de emergência.
O ABA funciona em velocidades acima de 60 km/h, juntamente com o Controle de Proximidade e com o freio de serviço. Ele intervém em caso de colisão iminente com obstáculos em movimento e parados na via, reduzindo então o risco de colisão. Se o motorista aciona o freio, o sistema devolve o controle total ao motorista. Este componente do caminhão pode ajudar a reduzir ao mínimo o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, aliviar bastante suas consequências.
Outro recurso é o Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem (Lane Guidance System), que consiste em uma câmera instalada no para-brisa, capaz de detectar a posição do caminhão com relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Se o veículo se move para fora dessa via, um alerta sonoro é emitido para avisar o condutor.
No caso do Sistema de Controle de Proximidade (Proximity Control System), trata-se de um sensor de radar, localizado no para-choque, que monitora o tráfego à frente. Com base na velocidade dos demais veículos e na distância do caminhão em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do caminhão às variações do tráfego, mantendo uma distância segura, diminuindo assim o risco de eventuais colisões.
A lista inclui ainda freios com ABS (antibloqueio das rodas) e ASR (que garante controle de tração do veículo mesmo em situações de pouca aderência); e Bloqueio de Deslocamento para Partida em Rampa (Roll Back Prevention), que mantém o veículo parado por alguns segundos, sem necessitar o acionamento do freio de estacionamento, até que o motorista arranque, evitando que o caminhão desça em marcha a ré.
Há também Freio-motor Top Brake, que oferece maior potência de frenagem, mais velocidade em declives, menor quantidade de trocas de marchas, menos custo de manutenção, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, além de economia de combustível; e do Retarder, sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, amplia os níveis de segurança, garante maior eficiência e minimiza o desgaste dos componentes do freio de serviço.
O Actros dispõe do Pacote Segurança, para as versões 2651 (6×4); 2646 (6×4) e 2546 (6×2), que inclui o Assistente Ativo de Frenagem, Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem e Controle de Proximidade, como também Retarder. Todos os modelos são equipados de série com bloqueio de deslocamento para partidas em rampa, freio-motor Top Brake da Mercedes-Benz, freio a tambor (a disco, opcional) e freio eletrônico EBS com EBD, ABS e ASR.
Há ainda sensores de chuva e de iluminação, luzes de posição em LED no teto e no para-sol e com farol de rodagem diurna (Day Running Light) e controle de cruzeiro com limitador.
Qual Picape comprar? Todas as opções do mercado brasileiro
Entre os itens que facilitam no dia-a-dia, há vidros elétricos nas duas portas, alarme de ré, imobilizador eletrônico, cintos de segurança de três pontos, amplos retrovisores e espelhos de rampa, além de ar-condicionado e climatizador.
Confira o BlogAuto no: Facebook, Google+, Instagram e Twitter.