A Mercedes-AMG deve encantar em breve os entusiastas de superesportivos como um modelo inédito. O novo Mercedes-AMG Project One será apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt, que acontece em março; mas boa parte de seus detalhes já foram liberados por meio de fontes ou da própria fabricante alemã. A informação mais interessante é que o novo hipercarro será equipado com uma motorização herdada de carro de Fórmula 1.
O motor que equipará o novo Mercedes-AMG Project One será um 1.6 litro com turbocompressor dos carros de F1; mas com uma série de alterações para ser aplicado em um modelo “de rua”, com novos pistões e aprimoramentos no aparato eletrônico, além de eficiência energética de 43%. Segundo a marca, o propulsor será capaz de rodar até 50 mil km e, após isso, precisará ser “reconstruído”. Para se ter uma ideia da capacidade do motor, ele será capaz de alcançar rotação máxima de 13.500 rpm.
Junto a esta unidade está outros dois motores elétricos, sendo um de 107 cv para manter o turbocompressor em funcionamento; e outro de 165 cv ligado diretamente ao virabrequim. Esses dois propulsores elétricos se posicionam no eixo dianteiro do carro e serão capazes ainda de mover o carro, entregando autonomia de 24 km. As unidades serão alimentadas por baterias, posicionadas no centro do carro e também herdadas do carro de F1; mas com quatro vezes mais células que o modelo de Lewis Hamilton de 2015.
Como resultado, este conjunto deverá ser capaz de entregar potência superior a 1.000 cavalos. Junto a ele estará um câmbio automático de oito velocidades. Segundo rumores, o aparato terá peso de 420 kg; enquanto o Project One como um todo deverá pesar menos de 1.315 kg.
A Mercedes-AMG vai construir apenas 275 unidades do novo Project One, num ritmo de um exemplar por dia. Entretanto, todos os carros já foram adquiridos. A marca promete entregar todos eles até o final de 2020.