O mais potente motor AMG V8 de todos os tempos, a aerodinâmica mais elaborada e a mistura de materiais mais leves: Mercedes-AMG GT Black Series.
O resultado são 740 cv de um motor V8 biturbo, combinado com aerodinâmica ativa e um design que vem diretamente do atual carro de corrida AMG GT3.
Na Mercedes-AMG, o Black Series é sinônimo de carro muito especial desde 2006. Os modelos da série Black são raridades automotivas exclusivas. O AMG GT Black Series representa um novo destaque nesta tradição: é o Mercedes-AMG mais potente com um motor da série V8.
O novo motor GT Black Series foi baseado no motor biturbo V8 de 4.0 litros AMG com lubrificação por cárter seco, mas recebeu o novo código interno M178 LS2 devido às inúmeras modificações. Atinge 740 cv a 6700-6900 rpm e fornece um torque máximo de 81,6 kgfm a 2000-6000 rpm.
O veículo de duas portas dispara de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e a 200 km/h em menos de nove segundos. A velocidade máxima é de 325 km/h.
A potência é transmitida às rodas traseiras por meio da transmissão de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G de sete marchas, localizada no eixo traseiro para uma distribuição ideal de peso.
A função Race Start também agora é ainda mais impressionante, graças ao aumento das rotações iniciais, ao controle de deslizamento das rodas mais sensível e aos pneus esportivos adequados para a pista.
A semelhança com os carros de corrida AMG GT3 e AMG GT4 já começa com a nova entrada de ar do radiador significativamente maior. As ‘cortinas de ar’ controlam e direcionam o fluxo para as rodas. Juntamente com os flics na frente das rodas, isso serve para reduzir o coeficiente de arrasto e aumentar a força descendente.
Outro derivado direto do automobilismo é o novo capô de fibra de carbono, com duas grandes saídas de ar de exaustão com acabamento preto. As saídas grandes guiam o ar quente para fora do compartimento do motor.
A vista traseira é caracterizada pelo novo para-choque traseiro com um difusor grande. Ambas as lâminas de aerofólio são feitas de fibra de carbono, podem ser ajustadas mecanicamente e, portanto, adaptadas a várias condições da pista. A segunda lâmina posicionada mais baixa foi feita pequena e estreita, porque é ideal para o ar que chega da frente do carro. Os suportes leves pintados de preto fosco especialmente projetados com base em simulações, aumentam a eficiência aerodinâmica.
Outro detalhe: a aba móvel na lâmina superior. Esse elemento aerodinâmico ativo é ajustado eletronicamente em 20 graus, para se adequar à situação de direção e ao modo AMG DYNAMICS selecionado, além de melhorar a dinâmica longitudinal e transversal. Em uma posição plana, reduz a resistência do ar, para ajudar a atingir a velocidade máxima mais rapidamente. Na posição inclinada, a aba melhora o desempenho da frenagem e a estabilidade nas curvas, graças ao aumento da força descendente no eixo traseiro.
O sistema de freio composto cerâmico de alto desempenho padrão com pinças de freio pintadas em preto e letras brancas também é caracterizado por baixo peso e alto desempenho. Pastilhas e discos especiais de freio, juntamente com o resfriamento de freio modificado, garantem uma desaceleração ideal. As rodas forjadas de liga leve padrão também contribuem para a redução de peso.
O motorista também pode ajustar as características de amortecimento adaptável com o toque de um botão na unidade AMG DRIVE ou usando os modos de acionamento AMG DYNAMIC SELECT. Estão disponíveis três modos: “Comfort”, “Sport” e “Sport Plus“. A lógica modificada significa que há uma troca ainda melhor. “Conforto” e “Sport” são a escolha para vias públicas. Em “Sport”, o amortecimento é mais firme. O “Sport Plus” é ideal para uso em pistas de corrida, pois possui uma característica especial: o sistema reconhece automaticamente a qualidade da superfície da pista, ou seja, se o carro está sendo conduzido em uma pista plana como Hockenheim ou em uma pista irregular como a Nürburgring.
O pneu Pilot Sport Cup 2 R MO, especialmente personalizado para a Black Series, foi desenvolvido em colaboração com a MICHELIN. Os tamanhos são rodas 10 x 19 com pneus 285/35 ZR 19 (dianteiro) e roda 12 x 20 com pneus 335/30 ZR 20 (traseiro).
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O design do interior enfatiza o couro nappa exclusivo é combinado com a microfibra esportiva em preto com pespontos contrastantes em laranja. O painel de instrumentos e os painéis de porta recém-projetados, agora equipados com alças de puxar laços em vez de alças convencionais. Os assentos concha de fibra de carbono AMG combinam baixo peso com suporte lateral ideal.
O AMG GT Black Series apresenta os monitores totalmente digitais da família AMG GT com um painel de instrumentos medindo 12,3 polegadas e um monitor multimídia de 10,25 polegadas no console central.
Temos confirmadas 12 unidades para o Brasil em 2021, mas todas já estão vendidas.
Galeria
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.