Quem havia vendido o carro antes da mudança do IPI e estava com o dinheiro guardado não poderia ter feito melhor negócio. De uma hora para outra, o carro zero km ficou bem mais barato, praticamente uma pechinha em alguns casos. Porém, quem quer colocar o usado na troca por um novo ou precisa vender seu veículo, entrou numa roubada. A redução do IPI literalmente matou o carro semi-novo. Há casos em que a diferença entre o preço de tabela antigo e o que algumas lojas pagam pelo seu veículo chega a R$ 10 mil.
Os economistas do presidente Lula acabaram beneficiando só um lado da moeda – quem tinha dinheiro vivo. Mas o mercado de carros não funciona assim e o veículo usado é sempre a entrada para um modelo zero km. As lojas, no entanto, tiveram de reajustar seus carros usados para baixo já que muitos modelos novos estavam mais baratos que os semi-novos.
Um Honda Civic 2008, por exemplo, é vendido por R$ 52 mil contra R$ 60 mil anteriormente. Se você colocá-lo na compra de um novo, vai receber apenas R$ 47 mil – há seis meses ele valia R$ 64 mil novo.
Lojistas com as quais conversamos nos passaram a mesma situação: o mercado de usados parou. Ninguém compra mais nada já que vale mais a pena investir num modelo novo. Mas como a avaliação dos usados está muito ruim, muita gente não consegue fechar negócio. Ou seja, a situação não melhorou tanto quanto o governo imaginava.
Talvez o melhor teria sido reduzir os impostos gradativamente, para dar tempo do mercado de carros se adequar e os veículos não perderem tanto valor repentinamente. Imagine quem fechou negócio no dia anterior ao anúncio da redução do IPI?
ola,eu acho que o governo ganha inpostos so dos carros novoos,hoje quem trabalha com usados e semi-novos nao da mais nem para pagar as despezas,os juros estao altos demais e nos nao temos estruturas para se manter no mercado,enquanto as consecsionarias estao recebendo subisidios de juros das montadoras incentivado pelo governo,os nossos governantes tem que fazer alguma coisa.a cadeia automotiva e importante para economia do nosso pais
O que as montadoras querem é embolsar o desconto do IPI na forma de juros. Sim, o governo deu a isenção, mas os bancos de montadoras e tradicionais não reduziram a taxa de juros. COm isso, o valor final pago pelo carro é praticamente o mesmo que o observado antes da crise com juros menor.
Fod KA (antes da crise, juros de 1,5%): 60 x 634,58 = R$ 38.074,00
Ford KA (IPI reuzido, juros de 2,85): 60 x 642,21 = R$ 38.532,60.
Diferença no fiannciamento: 500 reais.
De acordo com a situação atual,hoje uma loja de usados com 400m² de área de fronte para uma avenida,com frente para 15 carros,consegue pagar R$ 3.000,00 de aluguel fora outras despesas?Pergunto isso porque tenho um ponto nessa situação e tenho tido dificuldades de arrumar parceria para abrir um a loja de autos usados?O q tem a me dizer sobre isso, já q próximo ao local temos 6 lojas do ramo operando.
Assunto "Parou porque,porque parou" é a cinematografia politica dos impostos é um filme com bastantes oscar , mas eis que surge os proximos emucionantes episódios romanteicos capitulos dos carros ja usados porem não mortos são em outros casos reliquias como eu disse pra meu tio anizio carlos schivani santista por natureza de vicente de carvalho é a produção uornis bros da cinematografia brasileira vai estar comprando muitos carros e transformando-os em outros tipos e tambem a especulações de peças haja vista que tudo que é antigo é com certez mais forte então este é outro tipo de negóçio que ainda não aconteceu porque frente a muitas coisas erradas por ai a fora más extra que esta é a verdade, e o proprio jejus disse conhecer a verdade e a verdade vos libertara é que o brasil esta começando agora.