Pode parecer que não, mas os logotipos dizem muito sobre as fabricantes de veículos. No caso da Audi, por exemplo, as quatro argolas representam a fusão das empresas Audi, DKW, Horch e Wanderer; as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que se juntaram em 1932. Todavia, você sabe o significado dos logotipos das principais montadoras do mercado? Confira abaixo uma breve explicação:
Abarth
Marca esportiva da Fiat, a Abart conta com um dos logotipos mais interessantes. Nele, há um escorpião, que representa o signo astrológico de Karl Alberto Abarth, fundador da marca; além do nome da fabricante estampado no topo; as cores da bandeira da Itália (branco, verde e vermelho) e o vermelho e amarelo como destaque, fazendo referência a paixão, intensidade e energia, sentimentos presentes nas pistas.
Alfa Romeo
Outra marca do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) com logotipo que merece destaque é a Alfa Romeo. Além do nome da empresa em dourado, há como destaque uma cruz vermelha com moldura branca, que representa Milão, a cidade natal da montadora (o símbolo da família real milanesa na época); afora um homem sendo abocanhado por um dragão, conhecido como Biscione.
Devemos destacar ainda o nome da empresa, que vem da combinação da sigla ALFA (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do fundador da marca, Nicola Romero.
Aston Martin
Embora tenha deixado recentemente o mercado brasileiro, a Aston Martin merece ter seu logotipo destacado. O logotipo atual da fabricante britânica é formado por asas, que dão ideia de velocidade; e as cores branco, preto e verde, que remetem a elegância, originalidade, excelência, prestígio e cuidado ambiental.
Audi
Como citamos anteriormente, o logotipo da Audi conta com quatro argolas, sendo que cada uma dela representa a fusão das empresas Audi, DKW, Horch e Wanderer. O nome da empresa vem de “ouvir” em latim, mesmo significado de “horch” em alemão.
BMW
O logotipo da BMW é bastante simples. A forma redonda foi herdada da empresa Rapp Motoren Werke, da qual a fabricante fazia parte; enquanto as cores azul e branco fazem alusão as cores oficiais do estado da Baviera, na Alemanha, onde a empresa foi fundada. Todavia, outras bocas dizem que as cores e a forma do logotipo remetem a uma hélice de avião girando contra um céu azul, já que a BMW também fabricava aviões.
Bugatti
Responsável pela produção de um dos carros mais rápidos do mundo, a Bugatti traz as cores branco, preto e vermelho em seu logotipo; que representam esplendor, excelência e paixão e poder, respectivamente. Há também 60 pontos no anel externo do logo, que representam pérolas, sugerindo a excelência e grandiosidade dos carros da empresa. O “3B”, por sua vez, nada mais é que um “EB” estilizado, as iniciais do fundador da marca, Ettore Bugatti.
Chery
Uma das marcas chinesas presentes no mercado brasileiro, a Chery tem seu logotipo formado pela sigla CAC, que significa Chery Automobile Corporation (Corporação Automobilística Chery); afora o “A” com formato inspirado no caractere 人, que significa “pessoa”. Além disso, as letras “C” dão a ideia de desenvolvimento infinito.
Chrysler
No caso da Chrysler, o logotipo foi projetado por Oliver Clark, que fazia parte da equipe de engenharia da fabricante; e conta com asas de prata, que representam a velocidade do deus grego Mercúrio.
Citroën
O logotipo da Citroën mostra o duplo chevrón, que são na verdade engrenagens helicoidais, desenvolvidas e patenteadas pelo engenheiro e fundador da fabricante, Andre Citroën.
DS Automobiles
A DS Automobiles, marca de luxo da Citroën, tem a sigla do seu nome derivada de “Different Spirit” ou “Distinctive Series” (Espírito Diferente e Série Distinta); enquanto o logotipo é estilizado com base no da Citroën, formando o nome da empresa.
Ferrari
Você provavelmente já deve ter visto falar do “Cavalinho Rampante” da Ferrari. Pois bem, ele foi originalmente utilizado pelo piloto da Força Aérea italiana Francesco Barraca. O cavalo decorava o avião do piloto durante a Primeira Guerra Mundial. A família de Barraca possuía um elevado número de cavalos. O fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, se encontrou com a mãe do aviador em 1923 e pediu que o símbolo fosse adotado como emblema para os carros, já que isso poderia trazer sorte para a empresa.
Hyundai
O logotipo da Hyundai faz referência a primeira letra do nome da marca e, além disso, mostra duas pessoas, o consumidor e a empresa, unidos em um aperto de mão. A ideia da marca é transmitir respeito e confiança de ambas as partes.
Jaguar
No logotipo da Jaguar, há apenas o animal que originou o nome da empresa. Ele foi escolhido para representar os valores da marca: elegância; graça; performance; poder e ambição de seguir sempre em frente.
Lifan
Outra marca japonesa que oferece seus veículos no Brasil, a Lifan tem seu logotipo composto por três velas de barco sendo impulsionadas pelo vento, fazendo referência ao nome da marca, que significa “vento forte”.
Lamborghini
O logotipo da Lamborghini foi originado devido a uma das paixões do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, das tradicionais touradas espanholas. Logo, na peça, há um touro raivoso como destaque.
Maserati
No caso da Maserati, o logotipo é um tridente, baseado na estátua do deus romano Netuno, que pode ser encontrada na Piazza Maggiore, em Bologna. As cores azul e vermelho também fazem referência à cidade.
Mercedes-Benz
Você já deve ter reparado que o logotipo da Mercedes-Benz é uma estrela. Cada uma das três pontas da peça representa as três áreas para as quais a empresa produzia meios de transporte, o que inclui o ar, a água e a terra.
Mitsubishi
O logotipo da Mitsubishi representa a união entre os emblemas da família Yataro Iwasaki (fundadora da Mitsubishi, com emblema representando três folhas de castanheiras empilhadas) e Yamanouchi, do clã Tosa (o emblema representava três folhas de carvalho em formato de estrela).
Smart
No caso da Smart, o logotipo ostenta a letra “C”, de “compacto”, e uma flecha, que remete a um pensamento à frente, à inovação.
Subaru
Outra marca a compor a lista dos logotipos mais interessantes é a japonesa Subaru, que traz logo com seis estrelas, que representam o aglomerado de estrelas Pleiades, da constelação Taurus. Tanto é que o nome Subaru significa “as seis estrelas Pleiades”, em japonês. A maior estrela representa a Fuji Heavy Industries, principal responsável pela criação da marca; e as outras cinco representam as empresas que se uniram para a criação da marca.
Toyota
Este é um dos logotipos mais interessantes do setor automotivo. As formas ovais do logo da Toyota formam uma letra “T” e as duas partes que se encontram dentro do círculo fazem referência ao coração do consumidor e os produtos, entrelaçados. O curioso é que o nome “Toyota” pode ser escrito usando apenas os elementos do logotipo.