O jornal japonês The Nikkei revelou nesta sexta-feira que a Mazda voltará ao Brasil em 2012. A marca japonesa deixou o país em 2000 porque concorria com a Ford, na época sua dona. Tempos atrás, a montadora americana vendeu sua participação na empresa japonesa e a Mazda pôde, enfim, repensar sua estratégia no exterior.
No final do ano passado, o presidente da Mazda já havia anunciado que voltaria a vender carros no Brasil, mas os detalhes ainda eram mistério. Segundo o Nikkei, a Mazda desembarca em 2012 vendendo modelos importados em parceria com a empresa Sumitomo, especializada em comércio exterior, que terá 30% da joint-venture.
Numa segunda etapa, a Mazda importará os novos carros que fabricará no México. Um dos modelos é o compacto Demio, ou Mazda 2, além do Axela, mais conhecido como Mazda 3, um veículo médio.
Se a Mazda não trouzer o Miata (MX-5) antes, ninguém nem vai se lembrar que ela já existia e vão achar que é mais uma marca chinesa. O que é triste, pois talvez sejam os melhores carros japoneses (confiáveis como Toyotas, esportivos como os Honda, com pedigree como os Subarus, mas sempre bem mais baratos que eles).
Mazda: traga o Miatinha bem baratinho pra fazer bastante sucesso, depois um mini-SUV de shopping pras madames irem a loucura e depois traga o mazda2 pra fazer volume. Qualquer outra ordem será desastrosa!
Um Miata 1.8 por menos de 80 mil seria ótimo
O Mazda 3 e 2 são bons produtos. O 3 além de bom é bonito.
A Ford, é complicada! Não amplia nem investe em novos produtos no Brasil, assim como também não permite grupos de seu controle entrar no país. Ainda bem que seu controle sobre a Mazda já foi.
É igual a Gm, que impede a Opel de atuar no nosso mercado e nos oferece carros do período cretáceo.
Um fator ruim para o Brasil é que perde mais uma fábrica para o México.
Os Mazdas são bons carros assim como os Subarus, porém tem o acabamento fraco, assim como os Subarus também.
Mazdas e Subarus com acabamentos bons, só os SUVs e talvez o Subaru Legacy.
Ou seja, vamos continuar dando emprego, renda, impostos, divisas e até incorporação de tecnologias para empresas, pessoas e governos no México.
@Eduardo T. Küll, se boa parte dos políticos são incompetentes e corruptos e os poucos honestos não estão nem aí para a geração de emprego, renda, desenvolvimento industrial do país, o que fazer ?
Quando o Brasil se der conta do poço que está entrando, não terá mais corda ou balde para subir. Enquanto isso, queimam-se bilhões de reais do povo para um "espetáculo" que durará apenas 1 mês e que boa parte deste mesmo povo não terá condições de comprar 1 ingresso.
Ótima noticia.
EU fico pensando, imagina se por algum acaso, o acordo Brasil/México for cancelado, na parte de automoveis os brasileiros vão sofrer pacas…
Demais!!!!! A melhor noticia do ano!
Como o Eduardo Küll, comentou – poderia ser melhor. O fato é que, com a parceria com o México, que pode atender Mercosul e Nafta ao mesmo tempo, para cá sobra apenas refugo – produtos que não serão vendidos nos Eua, e muitas vezes não seriam aceitos nem mesmo na… China.
A Mazda possui produtos incríveis, admiro muito a marca e toda a inovação que o nome Mazda significa. Vai trazer qualidade ao nosso mercado, de maneira que Honda e Toyota já não fazem mais, pois entraram no "esquemão".
Comanche, vc tem razão, mais uma marca que poderia ter uma fabrica aqui, mas como temos senadores preocupados apenas com a eleição de 2012 e 2014, vemos salões como o argentino que tem inumeros lançamentos, enquanto o que mais preocupa aqui, é saber aonde vai o santo milagreiro palocci!
ps. no salao de sp, tivemos apenas 3 lançamentos! é o fim.
Perdemos mais uma fábrica que daria emprego e desenvolveria nosso país.Mas ganhamos mais uma opção de bons carros para confrontarmos com os obsoletos modelos nacionais.Que venham todos os modelos para diversificar ainda mais o mercado.
Alguém falou em político honesto no Brasil? É por isso que se vendem carroças motorizadas (e super poluentes) por aqui e dizem que brasileiro é apaixonado por carro!
No Brasil só existem três tipos de políticos: os ladrões, que roubam descaradamente (tbm chamados de Coronéis/Caciques/Barões); os corruptos, ou seja aqueles que se compram as baciadas com propinas para conseguir passar medidas provisórias inconstitucionais e por ultimo, os omissos, que se dizem honestos mas assistem de camarote os outros cometerem crimes (os bandidos e seus cúmplices) e não fazem nada a não ser embolsar seus gordos contra-cheques no fim de cada mês (tbm conhecidos como Marajás).
Infelizmente, estamos em um Pais onde a corrupção está no sangue, ainda mais dependendo desses merdas, digo politicos que não ajudam em nada. porém o povo deve se unir mais e exigir os seus direitos. Vejam o que acontece em alguns paises vizinhos. é paulada para todos.
Aluguei um Mazda 3 por uma semana, em Orlando. O carro é ótimo, principalmente quando comparo com a porcaria do Celta que eu tenho…
O motor responde com vontade, o acabamento interno é muito bom, câmbio automático de 5 marchas. O caro nem sente quando o ar está ligado, parace que não faz a menor diferença para o motor.
Fora que é bonito.
Esqueci de dizer que dirigi a versão sedan.
e bom demais ,ainda mais que tenho um 626 ,tomara que a reposiçao de peças chegue de maos dadas com os novos modelos ,pois as peças vindo de fora sao muito caras