Está aí uma marca que sinto falta no Brasil. A Mazda sempre teve uma linha de carros atraente, além de alguns modelos que viraram ícones como o RX-8 e seu motor rotativo. Mas a sociedade com a Ford melou os planos e, como ambas atuam voltadas para os mesmos clientes, não fazia sentido ver a marca japonesa concorrendo aqui com a americana.
Mas agora que a Ford se desfez da maior parte das ações que tinha na Mazda, a montadora nipônica começa a planejar uma maior presença na América Latina e a volta ao Brasil. O ponto-chave para isso é uma nova fábrica a ser construída no México, não por menos o caminho natural para exportar carros para os Estados Unidos, mas que é extremamente vantajoso para mandar veículos para cá, como todos sabem.
A expectativa é que a unidade mexicana produza cerca de 100.000 unidades por ano dos modelos compacto Mazda 2 e do médio Mazda 3, dois belos carros por sinal. Talvez a Mazda pudesse preparar o terreno para sua chegada se instalando aqui como importadora num primeiro momento. Seja como for, comemoramos a volta dos japoneses depois de tantas marcas chinesas.