Respeitar prazos e datas não é o forte de algumas empresas do setor automobilístico. Querem um exemplo? A Kia havia prometido o Cerato Koup em junho de 2010 e o modelo só chegará – segundo a mais recente estimativa – em maio, quase um ano depois. Sim, culpa em parte do processo de homologação e da burocracia brasileira, mas cabe ressaltar que as montadoras poderiam ser mais cautelosas nos anúncios. É o que deveria ter feito a CN Auto, representante da chinesa Brilliance.
No Salão do Automóvel, a empresa prometeu lançar a Brilliance ainda no 1º semestre deste ano e chegamos a ouvir o mês de março como data de chegada dos modelos FRV e FSV. Mas agora a CN Auto diz que os carros da marca – conhecida por ser parceira da BMW – só chegarão no 2º semestre.
O FRV é um hatch e o FSV, um sedã, ambos de porte médio, e devem custar entre R$ 55 mil e R$ 65 mil, preço equivalente ao de modelos nacionais. Ou seja, a vantagem terá de vir na lista de equipamentos. Como a expectativa de vendas era de 3 mil carros agora, com o lançamento no meio do ano, deve cair consideravelmente.
Ao contrário da estratégia da JAC, que criou um layout próprio para suas lojas e planejou sua chegada com precisão, a CN Auto segue uma proposta estranha: usa os nomes dos veículos (Towner e Topic) como se fossem marcas (em vez de Hafei e Jinbei) e agora quer vender as três marcas sob um mesmo teto. Vai entender…