Existem momentos na história de um país que são termômetros de seu amadurecimento. A lei que obriga o airbag duplo e o ABS, que entra em vigor em 2014 parece que será mais um exemplo. A obrigatoriedade dos dois itens de segurança tem causado a aposentadoria de modelo que só sobrevivem aqui, além de significar a preservação de vidas.
Mas sempre há quem ache que isso não importa, por mais que a obrigatoriedade dos dois itens tenha demorado a acontecer no Brasil (no exterior ela já existe há bastante tempo). O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde fica o berço da indústria automobilística do país, acredita que tirar a Kombi de linha é um erro já que ela não tem substituto direto na Volkswagen. Portanto, para evitar que os empregados da montadora que fazem o idoso modelo sejam demitidos, a entidade de classe acha por bem pressionar o governo federal a editar uma medida provisória que prolongue a vida da Kombi por mais dois anos até que surja algum veículo equivalente.
“Estamos na expectativa de que saia medida provisória para permitir que alguns carros se adaptem ou saiam de produção no prazo de dois anos”, disse Rafael Marques, presidente do sindicato ao jornal Diário do Grande ABC. Ou seja, se alguém sofrer um acidente com uma Kombi nova nos próximos dois anos poderá tirar satisfação com o sindicato.
O fato é que voltar atrás nessa lei e ainda para beneficiar um veículo específico não é uma atitude inteligente. Outras marcas podem se sentir prejudicadas e requerer o benefício para elas também. E aí Milles, Kas e outros modelos antigos voltariam ao mercado sem os dois itens de segurança. Um retrocesso assustador e um atestado de falência de nossas instituições. Espera-se que o governo federal seja coerente e mantenha a lei. A conferir.
VW mandando no governo de novo. Antes foi a pressão das 4 pseudo-nacionais para que o governo protegesse a "indústria" nacional sobretaxando os importados com impostos elevados e impedindo de termos concorrência com produtos de nível mundial. Agora vem essa desculpa esfarrapada para a VW continuar lucrando na Terra Brasilis. Socorro! Ministério Público! cadê você!!!!
Acho um absurdo. Não estão matando pessoas nem animais. Apenas estão tirando veículos de linha de produção, buscando maior segurança. Se os veículos foram bem vendidos, se tem história, certamente as pessoas irão comprar outros que também poderão fazer história, ou seja, as pessoas não irão deixar de comprar carros só porque não haverá mais Kombi, uno, etc. Certamente os apaixonados pelo fusca também sentiram a sua falta, mas creio que continuam andando de carros muito superiores ao fusca.
Não estou certo de que ABS e AirBag obrigatórios sejam a solução para a segurança. Temos que analisar o nosso contexto geral, que é o de uma indústria extremamente gananciosa e sem escrúpulos, sendo servida por um governo que se esqueceu completamente das suas teses socialistas. Que adianta AirBag em um carro que quando vem para o Brasil, tem a sua estrutura original enfraquecida pela diminuição de pontos de solda ou o uso de aço inferior? Que dizer também da segurança oferecida aos milhões de pessoas que usam ônibus ou metrô? Acho que a probabilidade de morrer assaltado num semáforo é maior do que em um acidente de trânsito. Sou favorável a que cada um possa decidir e escolher os itens que prioriza em seu carro, comprando um carro segundo o seu discernimento e assumindo as consequências da sua parte na responsabilidade em usar seu automóvel.