O up! chegou ao Brasil no início de 2014 quebrando várias marcas para um compacto popular. Foi melhor que modelos médios no Latin NCAP, é o segundo carro mais econômico testado pelo Inmetro e tem um custo de reparação irrisório, segundo o Cesvi. Além disso, possui itens equivalentes ao de carros da Europa, como o moderno motor 1.0 de 3 cilindros com bloco de alumínio. Mas nem todos esses argumentos fizeram do compacto da Volkswagen um sucesso até agora.
Para um grande concessionário da Volks, a explicação está no Gol. Ouvido pela revista Exame, o distribuidor apontou o Gol, carro mais vendido do país, como maior rival do up!. Segundo ele, os clientes que visitam a loja, após conhecerem o up! acabam preferindo o Gol, mesmo pagando pelo menos 15% a mais. Um dos pontos fracos serio tamanho, já que o up! é quase 30 cm menor que o Gol.
De fato, as vendas do up! ainda não embalaram. Em abril, foram 5,2 mil carros, o que é pouco para um veículo que é vendido na maior rede de concessionárias do país. Agora com versão 2 portas e câmbio I-Motion, a situação pode ser revertida, deve imaginar a VW.