Esse post foge um pouco do trivial, mas fala de um assunto bem interessante. Não sei quantos de vocês acompanharam o Oscar, mas um dos ganhadores me chamou a atenção. É o curta de animação Logorama, uma criativa ideia dos autores François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplai que conta uma pequena história utilizando centenas de logomarcas famosas, inclusive inúmeras do setor automobilístico.
O filme tem cerca de 17 minutos e pode ser encontrado no You Tube, embora os autores já tenham proibido algumas reproduções. Vale a pena assistir e ver bonecos da Michelin como policiais, Ronald McDonald´s como o vilão da história, “pássaros” da Bentley e da Aston Martin no céu e pelo menos duas referências brasileiras, com os logos do Unibanco e do Hiper bompreço (fiquem atentos para notá-las).
Deixo aqui os links das duas partes do curta que devem funcionar por algum tempo, imagino. Para quem quiser conferir mais informações do filme, basta visitar o site oficial: http://www.logorama-themovie.com/
Logorama – parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=kvzIxKJUgOo
Logorama – parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=tdnDs-SeSSg
Esse filme pra mim foi o melhor sem duvida, mas os outros são muitos bons também podem conferir neste link: http://cinemaeafins.com/2010/02/08/oscar-2010-ass…
Ma Logoram é original demais.Levou 6 anos pra ficar pronto e uma comunidade de animadores trabalhou neste filme, parabéns e não esquecer de parabenizar os Brasileiros também que fizeram 60% do filme Brendan, The screte of kells! Quase levamos o oscar e ninguém falou nada!!!!!
Esse comentário é sobre um fato curioso que aconteceu semana passada, depois da cerimônia de premiação do OSCAR 2010.
O filme vencedor na categoria "melhor curta-metragem de animação", "Logorama", do cineasta argentino Nicolas Schmerkin, é visualmente e conceitualmente, muito parecido, mas muito mesmo, com minha série de colagens digitais feitas a partir de logomarcas, que batizei de "LOGO ART". Para ver minhas imagens acesse http://www.flickr.com/photos/marafundabstrata.
Desde 2006 venho desenvolvendo a "LOGO ART", a simultaneidade com o filme "Logorama" mostra como as idéias estão no ar e foram captadas e elaboradas por dois artistas que não se conheciam e criaram obras independentes entre si, mas em profunda ressonância estética; um nas artes plásticas e o outro no cinema.