O Renault Logan, que também é vendido pela Dacia, agora tem uma terceira identidade: Mahindra Verito. Esse passa a ser o nome do sedan para o mercado de automóveis da Índia, onde a Mahindra & Mahindra, segunda maior montadora no país (perde apenas para a Tata Motors), mantinha uma parceria com a marca francesa. Apesar da aliança ter sido encerrada recentemente, a fabricante local ficou com a linha de montagem do carro. Com isso, o título original do veículo foi abandonado na região.
O Logan “indiano” teve a porção frontal levemente redesenhada por designers locais e a traseira ganhou um detalhe cromado no meio da tampa do porta-malas. Já a cabine é decorada predominantemente com tons claros, algo que o brasileiro não gosta muito. Equipamentos comuns, como ar-condicionado e direção hidráulica são opcionais, assim como os freios ABS.
Apesar de se tornar um Mahindra, o Verito ainda depende dos motores Renault. Por lá, o público pode optar pelo bloco 1.4 a gasolina de 75 cv ou 1.5 dCi turbodiesel de 65 cv. Nos dois blocos a transmissão é manual de 5 marchas.
Na verdade o Logan é um projeto da Dacia que foi trazido para o Brasil com a marca Renault. A estrutura do romeno serviu também de base para o Sandero. Dando margem para o presidente da Peugeot afirmar que a Renault vende no Brasil carro romeno, vende Dacia. Mas os clones do Logan estão se espalhando pelo mundo afora. Além da versão indiana apresentada pela matéria, tem o mexicano Nissan Logan, além de uma versão da Lada para a van derivada do Logan, a Logan MCV. E é bom lembrar que o Fluence foi desenvolvida pela subsidiária coreana da Renault.
Ricardo, tem um erro no texto. Favor corrigir:
onde está escrito "designers da Mahindra" o certo seria "gambiarrentos da Mahindra"
A versão mexicana do Logan vendido sob a bandeira da Nissan chamava-se Aprio. Não foi bem aceito pelo público geral (assim como o Clio sedã, chamdo lá de Nissan Platina) e foi descontinuado.
Curiosamente o antiquado Nissan Tsuru (versão do início dos anos 90 do Sentra) é um dos carros mais vendidos de lá – se não o mais. O preferido dos taxistas.
Está no site da Mahindra:
* Competitively priced at Rs 4.82 lakh (petrol) & 5.62 lakh (diesel) for BS3 version pan India
Não sei qual é a versão BS3 informada, mas o texto diz que tem ABS , EBD e airbag do motorista e o motor a gasolina tem 1.4 l.
Na conversão de Rúpias para Dólares, 4.82 lakh (482.000), dá US$ 10.846, +- R$ 17.000,00.
No Brasil um versão similar custa U$ 25.000,00 !!!! Deve ser porque o brasileiro é mais rico que o indiano…
@indignado, o preço de um Logan 1.4 com abs e airbag aqui não é R$ 25 mil… o modelo 1.6 assim equipado custa muito mais, e caso houvesse um 1.4 sairia por não menos que R$ 39 mil, mais que o dobro do valor do veículo indiano. Não tenho dúvidas que somos mais ricos, mas desproporcionalmente muito mais explorados e "trouxas".
Caro @John
Eu postei o valor em dólares. Este carro custaria aqui em torno de R$ 39, 40 mil, ou seja, +- US$ 25.000,00…infelizmente devemos admitir que somos trouxas mesmo… Contudo, espero que o acesso à informação faça como que o brasileiro aguce seu senso crítico e passe a exigir produtos melhores, mais avançados e a preços mais justos.
"A cabine é decorada predominantemente com tons claros, algo que o brasileiro não gosta muito". Me inclua fora desta! Eu adoro interiores claros, e fico doido de inveja dos indianos poderem ter seus Logan assim, ao contrário dos nossos, com aquela coisa sem graça nenhuma, que são os interiores pretos. Os claros esquentam menos, ampliam a sensação de espaço interno, e dão um toque de sofisticação. Suja fácil? Só se o dono for um porcalhão.