A Renault decidiu acabar com a mesquinhez no acabamento do Logan. A fabricante mostrou hoje a linha 2010 da família Logan/Sandero. Os dois carros melhoraram em alguns detalhes, mas o que nos chamou a atenção foi o fim dos retrovisores simétricos no sedã. Sim, muita gente nem percebeu, mas a peça é a mesma dos dois lados do carro, uma medida de extrema economia de custo idealizada na Romênia, o berço do modelo.
Em vez disso, agora o Logan conta com os retrovisores externos do Sandero Stepway, maiores e assimétricos. As versões com airbag ganharam terceiro encosto de cabeça que passaram a ser em formato de vírgula, cuja vantagem é se encaixar no assento.
Outras novidades ficaram restritas às versões mais equipadas, com exceção do espelho de cortesia do passageiro. O volante, por exemplo, é o mesmo do Sandero Stepway apenas nos modelos com airbag também.
P.S. – Já que não ficou claro para alguns leitores a definição dos retrovisores simétricos, acrescento abaixo uma ilustração explicativa. Usamos o Logan da Dacia por não termos encontrado imagens do Renault no ângulo frontal.
Fantástica alteração!!! Os engenheiros foram geniais nessa alteração. O resultado ficou absurdamente surpreendente. Acredito que será uma série/modelo de extremado sucesso e se preservada por alguns anos como coleção e claro, pelos colecionadores, farão aos felizardos proprietários desses novíssimos Renault Logan (e seus modelados retrovisores) a rara oportunidade de enormes lucros nos históricos leilões ingleses de carros que um dia foram e ainda são objetos de sonhos e desejos.
Esse carro, representa a total evolução da carroagem aos dias atuais das supermáquinas motorizadas. Vejo a Renault na vanguarda do design com esse estupefato exemplo de beleza e modernidade.
Parabéns Renault e seus engenheiros pelo excelente trabalho, continue arduamente nesse incensante trabalho de processo evolutivo que esta empresa representa com a história do Logan, que com certeza o futuro será promissor no cenário internacional e nacional.
A vcs.engenheiros e diretores dessa renomada empresa, deixo meus sinceros agradecimentos pelo respeito e produtos oferecidos a nós consumidores brasileiros e aproveito para lhes desejar um sucesso comparável ao sucesso atual que a General Motors vive no presente momento, sendo matérias e todos os jornais, revistas, mídia do mundo, INCLUSIVE NOS DIÁRIOS OFICIAIS E ANÚNCIOS DE LEILÕES JUDICIAIS.
Continuem assim, bravíssimos e brilhantes mentes diretoras dessa renomada empresa!!!
Boa parte dos consumidores não está preocupada com detalhes da maçaneta ou da iluminação do porta-luvas. Muitas pessoas vêem os carros como meio de transportes. Os carros da Renault cumpre essa função. O mercado brasileiro é composto por Gols (geração anterior), Palios (idem), Unos e Celtas. Nem todo mundo tem grana p/colocar pneus 17, rodas de liga leve que custam 4 mil reais ou ar condicionado digital.
É um absurdo o acabamento de um carro como o Logan, extremamente pobre.
Lembro muito bem, que até o GM Chevette, tinha acabamento esmerado, em veludo e alguns mimos para a epóca, e hj em dia cada vez mais o acabamento anda faltoso e de pessima qualidade, extremamente frageis e descartáveis.
Não sei se foi o blog ou a própria Renault que escreveu a bobagem – mas agora é que os tais espelhos são simétricos – antes não eram, na verdade era o mesmo espelho dos dois lados. De qualquer forma, é algo ridículo, o carrinho tem seus méritos, e a Renault se esmera em fazer modelos feios de dar dó.
Assimétrico: que não é simétrico; desigual, diferente
Dicionário Houaiss
O que a renault tinha que mudar mesmo é a traseira do logan que é ridicula! Se colocasse a frente do sandero e uma traseira mais bonita, além de um acabamento um pouco melhor é claro… ia ser um sucesso total de vendas. Vale lembrar também que o logan foi criado inicialmente para ser um carro de baixissimo custo… e aqui no Brasil ele não é barato… Portanto não justifica a renault deixar essa acabamento tão pobre…
A Renault deverá apresentar alterações mais significativas apenas na versão 2011 quando, acredita-se, o Logan ganhará a mesma aparência do atual modelo europeu.
Muitos criticam a Renault, mas não respondem: quem, nesta faixa de preço, oferece tanto espaço, conforto, porta-malas e garantia de fábrica quanto o Logan? Resposta: NINGUÉM!
O mais curioso é que a implicância se concentra nos Renault, mas os "moderníssimos" Siena, Voyage e Prisma, por exemplo, não recebem a mesma sorte de críticas. O que a maioria precisa é conhecer um pouco mais cada carro antes de sair, injustamente, tachando este ou aquele modelo como horrível, como ridículo.
Abraços!
Rafael, resumindo…
… se a Renault fizesse outro carro!_______________________________________
A Dacia alterou pouco a parte frontal do Logan Europeu (Para chouqe, friso cromado e grade) e as lanternas traseiras. Ficou melhor. Além disto, excluiu os retrovisores antigos.
http://www.carplace.com.br/…/dacia-logan_2009_01.jpg
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Concordo em parte com o Thiago Parísio. Se não dermos oportunidades à outras marcas/modelos, que não das quatro grandes, nunca sairemos das carroças! Mas…
… para nossa tristeza, ao invés de darem continuidade à disponibilidade de bons produtos no Brasil, nos rebaixam aos modelos Dacia (desenvolvidos para a parte mais pobre da população Européia)! Aprendem rápidamente o que é ruim!
chouqe não… choques!
Thigo voce esta no certo com Prisma e Siena por ser carros da era da pedra ,mais o Voyage e uma proposta bem moderna com plataforma atual e um motor(1.6) que hoje se utiliza en Europa en Seat leon e na Audi A3. No e mesma coisa
…E LEVANTA A MÃO PRO CÉU!
-E levanta a mão pro céu,rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs……….
@hernan
Hernan, puedo estar equivocado, peró el motor 1.6 usado en los coches el grupo VW en Europa és el SR. Se estaban a utilizarlo en Brasil (e creo también en el resto de Latinoamerica) hasta el Golf año 2000 cuando han cambiado para el EA-111 que hoy los equipan Golf, Gol, Polo y Fox.
La diferencia es que el SR es de aluminio y tiene el comando de admisión variable mientras el EA-111 tiene bloque de hierro fundido y acelerador electrónico. Además la relación R/L en el SR és de 0,23 y en el EA-111 al 0,31, es decir, el SR es mucho más suave en cualquier rotación.
Todavia la potencia és igual: 101 cv
Y Audi A3 armado en Brasil hasta 2006 creo.
Uau! Que mudança incrível! Com certeza vai influenciar a decisão de compra de milhares de consumidores que estavam numa dúvida cruel se compravam ou não o carro. Agora ficou Beeeeeeem mais fácil decidir. Sem sombra de dúvida, os retrovisores são decisivos, eu diria até mesmo cruciais no momento da compra. Parabéns ao Marketing da Renault.
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admin :
Assimétrico: que não é simétrico; desigual, diferente
Dicionário Houaiss
Admin, verifique a definição de simetria. Se não houver no Houaiss (uma vez que você citou apenas assimetria, e não simetria, em uma resposta sem sentido), veja na wikipédia mesmo: “Em termos geométricos, considera-se simetria como a semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo), ponto ou plano. Se, ao rodarmos a figura, invertendo-a, ela for sobreponível ponto por ponto (segundo os princípios da geometria euclidiana) ela é simétrica.”. Vou explicar se não entendeu: retrovisores simétricos são os que tem modelo diferenciado para cada lado – simétricos, mas não iguais.
Meu caro John,
lamento dizer, mas você não prestou a atenção devida ao título do post. O Logan, sim, abandonou os retrovisores simétricos. Como você mesmo cita, se a figura for invertida, como num espelho, ela é simétrica, que possui duas faces iguais, para simplificarmos a definição. Pois bem, como está claro no título, estou falando do retrovisor, não do carro. Com exceção do Golf 4, que possuía sim, retrovisores diferentes do lado esquerdo e direito, não lembro de nenhum carro "assimétrico".
Já o Logan e o Sandero agora possuem retrovisores cuja base é assimétrica com o topo. Enfim, essa discussão foge ao tema principal, a meu ver, que é o fato de a Renault deixar de economizar trocados numa peça tão simples quanto um retrovisor.
Abraços,
Ricardo
Bom mesmo era o Uno Mille inicial, que nem retrovisor do lado direito tinha. Era um caso típico de "retrovisor ausente, nem simétrico, nem assimétrico, nem assíncrono, anancéfalo, nem nada, pra falar a verdade." Ou seja, em nome da economia, prevalecia a falta de segurança que representava não possuir o equipamento. Também não tinha encosto de cabeça dianteiro (outro ítem de segurança), para-sol do lado do passageiro (Sol tá incomodando? Féxuzóio ou põe o Ray-Ban, assim era o pensamento da Fiat). A Volksvagen não ficava atrás nos seus carros pé-de-boi. Por exemplo, vai procurar a fechadura da porta do lado do passageiro nos Gol bolinha… não vai achar. Se o manobrista estacionasse ao lado da parede e o dono do carro fosse, digamos, meio gordinho, entrava pelo porta malas e tudo bem. E a calota-copinho? Hahaha… que feiúra. A solução era economizar uns trocados e comprar umas calotas "de verdade-alternativas" para o carro ficar menos feio. Limpador de vidro traseiro? É luxo. Terceira luz de freio traseira? Outro luxo. desembaçador de vidro traseiro? Luxo só. Ou então compra o kit-visibilidade pra conseguir, como o próprio nome diz, enxergar alguma coisa "pra trás". Que vergonha, indústria brasileira! Economia porca!
O Logan foi feito baseado no conceito de uma linha de carro mais simples, e ainda assim, comparando suas versões (Autentique, Expression e Privilège) com os respectivos concorrentes, não me parece pior que nenhum deles. No meu caso (Privilège 1.6 8v), comparado com Fiesta, Corsa e Siena, o Logan entregava os mesmos equipamentos, um espaço de porta-malas e interno muito maior que eles (exceto porta-malas do Siena, só um pouquinho menor), custava mais barato, e dava três anos de garantia. Apostei no custo-benefício, e levei para casa um carro com muitas qualidades, com um conjunto mecânico muito bom em todos os aspectos, bem afinado, além de gostoso de dirigir, confortável, e muito econômico.
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admin :
Meu caro John,
lamento dizer, mas você não prestou a atenção devida ao título do post. O Logan, sim, abandonou os retrovisores simétricos. Como você mesmo cita, se a figura for invertida, como num espelho, ela é simétrica, que possui duas faces iguais, para simplificarmos a definição. Pois bem, como está claro no título, estou falando do retrovisor, não do carro. Com exceção do Golf 4, que possuía sim, retrovisores diferentes do lado esquerdo e direito, não lembro de nenhum carro “assimétrico”.
Já o Logan e o Sandero agora possuem retrovisores cuja base é assimétrica com o topo. Enfim, essa discussão foge ao tema principal, a meu ver, que é o fato de a Renault deixar de economizar trocados numa peça tão simples quanto um retrovisor.
Abraços,
Ricardo
Prezado Ricardo, sua observação sobre o retrovisor está correta, mas há uma falha no texto: os novos retrovisores esquerdo e direito são simétricos, enquanto que cada unidade é assimétrica individualmente. Como exemplo, suas mãos são assimétricas ou simétricas? São simétricas, o mesmo vale para o conjunto de retrovisores do carro. O título fala em "retrovisores" do veículo, definindo que se trata do conjunto, e não de cada um individualmente. O correto seria "Logan 2010 abandona retrovisor simétrico", ou "adota retrovisores simétricos".
Esses novos retrovisores acredito que tenha vindo por questão de segurança. Ou seja estão corrigindo uma economia maluca. Quanto aos design, acho que o recente facelift do modelo europeu não desagradaria tanto aos brasileiros. Corra Renault e lance-o logo aqui!
Quanta bobagem ! Falaram em veludo para os bancos !!! Em que época este pessoal vive ? Usam boca de sino ainda (acho que nem sabem o que é…). Concordo que a decisão de usar espelhos simétricos era de uma economia porca sem tamanho, que agora esta sendo corrigida. Mas lembrem-se todos que as empresas (qualquer uma…) vive de lucro (que paga os salários, IMPOSTOS e os novos investimentos), e como qualquer produto, vc compra SE QUISER !!! Como alguém disse, não é todo mundo que tem grana para colocar rodas 17" no carro. Olham o preço, olham se o design do carro agrada e mandam ver ! PREÇO ! Não existe mágica. Se vc coloca uma peça de 10 reais no carro, vc tem que colocar sua margem de lucro. Não existe lanche grátis… Até na pasta de dente é assim !!!! Quanto ao design dos Renault, gosto não se descute. Se eles vendem é porque com certeza tem gente que gosta (o que seria do amarelo se todo gostassem de azul….)
Me perdoe a franqueza: O carro é feio. A proposta era de um carro barato, e isso ele não é, pois, com 5.000 a mais se compra carro mais bonito e com estilo atual. Tenho Renault , mas, não compraria o Logan de maneira nenhuma. Como dizia Vinicius de Morais: As feias que me perdoem, mas, beleza é fundamental. Se preço fosse obstaculo para vendas, o Honda Civic não seria campeão de vendas, superando até mesmo carros populares.
Tenho um Logan 2009 previlegie e estou bastante satisfeito, é
claro que fiz uma relação custo/benefício e o que melhor me atendeu foi
o Logan, se pudesse, é claro, se pudesse compraria um Omega CD
Me perdoe o sr. Max. mas dizer que beleza é fundamental em veiculo
automotor é algo assustador, eu prefiro dizer que a segurança é
fundamental
Tenho um Logan 2009 previlegie e estou bastante satisfeito, é
claro que fiz uma relação custo/benefício e o que melhor me atendeu foi
o Logan, se pudesse, é claro, se pudesse compraria um Omega CD
A Renault errou ao lançar o Logan pensando em atingir níveis de vendas coerentes, em torno de 10.000 unidades por mes. Tenho Clio e estou muito satisfeito. Entretanto, a Renault está equivocada: Em primeiro lugar somos latinos e não compramos nada funcional. Em segundo lugar, o carro nem é tão barato assim. Se 2.900 carros por mês está bom para Renault, então, o esforço não compensou. Se olharmos o Clio III europeu é lindo. Porque a Renault não pos mão a obra e redesnhou seus modelos, mesmo para o Brasil. O Logan tem design de 20 anos atrás. A Renault que sempre inovou em tecnologia e segurança, não podia tratar os brasileiros com tanto descaso. Sr. Carlos Goshn, tenha mais consideração com os brasileiros. Já que o investimento foi feito, pelo menos introduza o novo design que a Dácia fez para o Logan romeno em 2009. Aproveitando o gancho: A Scenic, um excelente carro, não recebe modificações de estilo desde 2001. Será tão difícil voces franceses tomarem decisões simples? Desse jeito não vão conseguir 10% de mercado, nem a pau. Atenção senhores, olhem a concorrencia: novos lançamentos vão aportar e os Renaults vão ficar parecendo veículos de coleção(…sic).
@Julio Mattos
Tenho um Sandero privilege. Um defeito dele que parece não vai mudar é o banco aveludado! Faz um calor dos infernos, pega qq fiapinho e se colocar peso fica marcado.
O carro é muito bom, mas tem falhas que considero picuinhas da renault:
1 – posição do vidro eletrico traseiro absurda e sem possibilidade de mudar (apesar da marcação na porta traseira do botao de vidro).
2 – barulho de, acredito ser, combustivel fazendo glubm glub qdo ambiente silencioso.
Fora isso tudo lindu!
A Renault é mesmo fantástica.
O Logan é tudo de bom que uma montadora de renome
pode oferecer ao consumidor que procura um carro econômico
e com bastante espaço.
Quanto ao fato de dizerem que ele é feio, tudo depende de gosto,
eu por ex. sempre o achei bonito, pois não é a beleza que diz
se o carro é bom ou não. Quando optei por um, obtive informação de um amigo que comprou um logo no lançamento e ele me disse que era o melhor carro zero que ele já tinha comprado em todos os tempos.
Já tive um Gol e detestava, por ser muito duro, depois tive um Palio, veiu com defeito de fábrica, a caixa de direção tirou minhas noites de sono por quase um ano. Após o Palio, tive um Novo Corsa, em um ano o catalizador foi trocado 2 vezes em seguida um Classique, posso dizer foi o pior carro que já tive depois do Fiat 147.
Portanto posso assegurar que a Renault se preocupa com o conforto e a segurança do cliente.
Tenho um Logan 2008, 1.6, 8 v. Já rodei 34.000 km.
Para mim,que viajo muito, antes que beleza, vem conforto, segurança, confiabilidade do motor,desempenho/economia, espaço interior e de mala, e algo também muito significativo: atendimento pós-venda. E na verdade, na verdade vos digo, estou muito satisfeito em todos estes fatores. quanto a tão falada "beleza", acho o logan bastante rasoável. claro que tem outros mais "bonitos", mas como não é isso que vai me garantir chegar onde quero!!!!!. Bobagem….
tenho corsa classic 2008, ja tive uma celta 2004 , acabei de faser um test drive no lagon 2010 achei excelente o carro o acabamento final da linha 2010 esta linda , tanto gostei que acabei de adquirir um modelo expression estou louco pra poder desfrutar deste carro
comprei um logan 2010, ate agora gostei do carro embora nao tenha feito nenhuma viagem so rodei dentro de aracaju,mas observei uma difilculdade com o retrovisor direito com aquele efeito de grau perco a nossao de profundidade,gostaria que os engenheiros avaliasem esta condicao para melhora da seguranca.obrigado.
SOM DE BOLA LOGAN 2010 CONFORTO DA HORA PARA DIRIGIR SÓ UMA CRITCA O RETROVISOR CONFUDI UM POUCO VC PENSA QUE O CARRO ESTA LONGE VC OLHA DE LADO ELE ESTA PROXIMO.
Tenho um Logan MOd. 2008, 1.6, 16 v, 110cv, com air bag, vidros eletricos, farol de milha, aro 15, liga leve, etc… rodeu 58mil km, rodei com ele para o RGSul e muito para SP e MG… nunca tive problemas nas estradas, com ultrapassagens, carga total ou reclamação de espaço para bagagem ou pernas… estou trocando aquele por outro (só q agora só tem motor 1.6 8v), pq o carro é bom, funcional, espaçoso, bom espaço interno e para malas, boa estabilidade em curvas nas estradas, economico… é um "carro honesto" e muito se comparado aos seus "rivais", principalmente pelo preço. ah, só para q fique claro, já tive vectra, astra, scenic e há tempos atrás monza, corsa, passat.
Tenho cá meu Logan 1.6 8V Privilége ano 2008. Os botões de acionamento dos vidros elétricos (nas 4 portas) são indecentemente ruins, não sei quem teve esta infeliz idéia de localiza-los no painel e na parte traseira do console central. Os retrovisores (os simétricos) são horríveis contribuindo para tornar a visibilidade ao dirigir muito ruim. Fora estes itens acima o restante me agrada muito. Um excelente carro, quem quiser requinte compre um Linea, Vectra, Corolla ou qualquer outro top de linha. Infelizmente o brasileiro aceita pagar uma fortuna nestas "carroças", e não adianta querer comprar um carro "barato" e levar um top de linha, isso não vai acontecer tão cedo, a menos que haja uma concientização coletiva e paremos de pagar estas fortunas nestas "carroças". Como não creio em milagres, devo comprar o que posso comprar e torcer para poder comprar um top de linha na minha próxima aquisição.
Tenho um Logan Privilege 1.6 16V 2008, e já rodei 80.000km, não tem nenhum ruido interno, ainda parece novo, o unico problema foi a correia de acessórios, que arrebentou aos 70.000, mas foi trocado na garantia,já fiz várias viagens com a fámilia, sou do Paraná, e já fomos ao Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Cantarina ao Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina, e pra ser sincero, só reclamei mesmo foi do sistema de acionamento dos vidros, pois um pequeno refrigerador de 6 litros que coloco entre os bancos dianteiros, ou seja, em cima dos controles, no mais, conforto, motor, espaço para bagagens e custo benifício ele é 10.
Estou trocando minha Xsara picasso 2002 2.0 16v Exclusive, por um Logan 2010/11 1.0 8V Completo. Acho que não preciso dizer mais nada.
Custo benefício espetacular….
tenho um Logan 2008 1.6 8v – Privilege, 71.000 km, comprei o carro zero quilõmetro, fiz três viagens consecutivas para Porto Seguro – BA, com a capacidade da mala ao extremo e mais 4 passageiros, não tenho do que reclamar, boa retomada nas ultrapassagens, espaço e conforto. O carro está da mesma forma em que me foi entregue pelo fabricante em perfeito estado. O carro entregue tudo aquilo em que ele se proprõe, o melhor custo benefício do mercado e com qualidade. obs. a beleza está para quem está na calçada observando e o conforto e qualidade para quem dirige.