O Denatran divulgará em março um laudo que determinará se a Fiat terá de anunciar um recall do eixo traseiro do Stilo que, segundo dezenas de proprietários, causou acidentes após soltar a roda. O assunto é polêmico e comentado há anos. A Fiat diz que não há provas do defeito, por isso não promoveu nenhuma correção, mas há relatos que podem contradizer a montadora.
O Procon de São Paulo conseguiu levantar cerca de 30 acidentes com o carro entre 2004 e 2008. Desses, oito apresentaram índicios de falha do carro.
O acidente que provocou a investigação aconteceu em 2007 com um Stilo Sporting no Nordeste. A roda do carro se soltou e o veículo tombou na pista após bater num barranco. Um dos ocupantes sofreu traumatismo craniano.
A vítima pediu um laudo particular do carro que identificou o rompimento do cubo da roda antes da batida. A Fiat se defende dizendo que a soltura da roda foi consequencia do acidente e não causa.
O fato é que o assunto recall virou parte da guerra entre as montadoras. Enquanto umas negam veementemente, outras aproveitam para cutucar a rival. Isso acaba deixando em segundo plano o que justamente é mais importante, a segurança das pessoas.
Se ficar provado que a Fiat é inocente, ficará claro que o problema era “intriga da oposição”. Caso contrário, será horrível para a imagem da montadora negar o defeito por tanto tempo.
Via G1
Incrível o poder da VW na mídia. Só foi ela soltar o “nonagésimo quarto” recall da dupla Gol/Voyage que resolveram requentar essa história do Stilo. Pelo menos essa matéria poderia ser mais completa, como no portal G1: "De acordo com o assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, todos os laudos feitos pela fabricante ou solicitados a outros órgãos, como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), apontaram que a soltura repentina da roda foi uma consequência do acidente e não a causa". Podemos até os laudos próprios da Fiat isentarem ela, mas alguém duvida do Inmetro??? E outra: se não foi feito nenhum recall, porque não apareceu nenhum outro caso???
pi, pi, pi, pi, piiii
Esta história está virando folclore… Uns dizem ezistir vários casos, outros dizem que não…
Se eu fosse da Fiat, trataria de expor suas evidências de que nada existe de errado, o quanto antes para evitar que esta continue a se multiplicar e a poluir sua imagem… Ou será que ela não tem certeza de estar certa?
Pois é… estamos inaugurando um novo tipo de "lenda urbana" : As "lendas urbanas automotivas"… vamos conhecê-las:
1 – O LENDA DO TIPO QUE PEGAVA FOGO (Eram Os Fiat Tipo que pegavam fogo misteriosamente, e se as chamas pegassem na tampa traseira, que era de fibra, soltava fumaça tóxica que matava todos os ocupantes do carro)
2 – A LENDA DO STILO QUE SOLTAVA RODA (Sempre a roda traseira, que coincidência, não? Nunca se soube de uma caso onde a roda dianteira é que se soltava. É que nem a lenda do Chupa-cabra, tem até foto pra comprovar)
3 – A LENDA DO GOL QUE RAJA O MOTOR COM 5000 KM RODADOS (Essa lenda também tem gente que jura de pé junto que é verdade, e até revista especializada já abordou em reportagem. Será lubrificação? Será Assombração?)
4 – A LENDA DA KOMBI QUE ESMAGAVA PERNA DO MOTORISTA (Lenda antiga, bem antiga, do tempo em que a VW fabricava Kombi – ou seja, até hoje – dizem que tem um monte de japones pasteleiro e vendedor de caldo de cana aleijado por causa dessa lenda)
5 – A LENDA DO UNO QUE ESTOURAVA CORREIA DENTADA (Dizem que essa correia dentada "mordia" o bolso do propriotário do carro aos 30000 km rodados, verdadeira assombração)
Alguém mais lembra de lendas urbanas automotivas? Conte a sua…
eu duvido dos laudos do inmetro! de acordo c/ ele, o new civic é o 2º veículo + econômico do país…
no mundo todo recalls são mal vistos vistos pelo consumidores – eu não vejo assim: uma empresa que assume um erro e o repara não deveria ser mal vista.
temos exemplos ridículos, onde o Agile (90%) apresenta defeito em uma mangueira no tanque de combustível e não há peça de reposição, então o dono do veículo não pode encher o tanque porque vaza – só pode usar meio tanque!
toda linha palio costuma vir com camber e caster totalmente fora e "come" os pneus dianteiros.
a linha vectra tem sério problema c/ o alarme, onde os vidros se abrem após acioná-lo…
e varios outros casos onde não é feito recall mas existe defeito passível dele…
realmente, no caso da fiat, talvez ela não considere como recall, porque é normal que seus carros sejam um lixo…
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Márcio :
Podemos até os laudos próprios da Fiat isentarem ela, mas alguém duvida do Inmetro??? E outra: se não foi feito nenhum recall, porque não apareceu nenhum outro caso???
outra coisa: recalls são feitos por problemas que PODEM acontecer e não necessariamente acontecerão SEMPRE. portanto, o fato de poucos casos não quer dizer que o defeito não exista, e sim que existe a possibilidade de ocorrer – talvez com uma somatória de fatores. 8 casos comprovados é sinal que existe o defeito. pode até ter sido um problema de fornecedor e que a fiat resolveu, mas existe o problema…
@Alex
Bem lembrado! Meu Palio "lisou" os pneus dianteiros com 22.000 Km (por dentro do pneu), e olha que dizem na concessionária que fizeram alinhamento e balanceamento na revisão obrigatória… fora que a embreagem original durou 30.000 km. Ridículo!!!
Achar que a montadora deve fazer um recall porque a concessionária não fez revisão de entrega é ser inocente – e, senão a maioria, grande parte das concessionárias são picaretas mesmo, não fazem revisão como deve, isso não é exclusividade de carros baratos, ou de uma ou outra marca, infelizmente. Veja – até pode ter acontecido algum acidente envolvendo a roda do Stilo, mas pelo tempo que passou, está provado que não é caso para recall – a maioria dos modelos daquela época já rodou muito, até mais de 100k Km, e não houveram outros casos.
Vou contar o que é caso para recall: em um belo dia de inverno ano passado os carros da Vw começaram a não mais ligar – me refiro aos Gol e Voyage 1.0. As concessionárias ficaram abarrotadas de carros, inclusive novos, e ninguém sabia o que fazer – até o guincho estava demorado porque estava cheio de serviço. Até hoje a Vw está trocando os motores somente depois que fundem – espero que isso não aconteça com você em plena estrada, porque seria muito perigoso. Agora me diga: a fabrica não sabe desse risco? Ou irão fazer outro recall para trocar todos os motores 1.0? Esqueça – da empresa de picaretas que vende Kombi anos 40 por preço de carro de luxo não espere isso.
E a vergonha da Justiça obrigar o recall do Fox? Se fosse na Europa teria funcionário na cadeia, mas era aqui – mesmo porque o Fox europeu sai da mesma fábrica no Brasil, mas é muito diferente do vendido aqui. Hipócritas – além de cobrarem uma extorsão por esses carrinhos, ainda vendem modelos depenados só aqui.
Aliás, como a Fiat, que coloca o mesmo nome de modelos europeus nos carros daqui, que usam plataforma diferente – para quem não sabe, a plataforma é que torna o veículo seguro e o habilita ao correto funcionamento dos dispositivos de segurança – e caso duvide, compare até mesmo o acabamento com o europeu. O mínimo que deveria fazer é submeter os modelos daqui ao EuroNCAP, por exemplo – mas por isso, também, não espere.
Por mim basta dessas empresas como Fiat e Vw – aparentemente isso está mudando.
@John
Eu queria que esse caso do Fox ocorresse nos EUA (caso o modelo fosse vendido lá e tivesse o mesmo projeto de rebatimento do banco que o modelo brasileiro). Ia ter gente recebendo US$ 100 milhões de indenização.
Mas aqui é Brasil, terra dos picaretas e dos mais fortes, o cidadão perde o dedo, o fabricante com muito custo dá um troco a ele e ainda diz que não é falha de projeto. Por muito menos que isso, Toyota, Honda, Audi dentre outros passaram e ainda passam maus bocados nos EUA.
Fico imaginando se o Brasil no tivesse o código de defesa do consumidor, se com ele ninguém respeita, imagine sem ele, ia ser uma zona total. Aqui o fabricante anuncia na tv (revistas, jornais impressos) um carro todo equipado e coloca o preço do carro pelado (mesmo com aquelas letras minúsculas de observação), quando o cidadão desinformado (e que acredita em tudo) chega na concessionária, fica sabendo que o preço é o do carro básico, com calotas, vidro manual… Se isso fosse nos EUA, esse consumidor sairia da loja com o carro completo e ainda com direito a uma bela quantia.
Mais o Brasil ainda tem que evoluir muito, enquanto isso viva o carnaval, o bbb, as novelas pastelões, a imprensa partidarizada…
Quanto funcionários da Fiat de plantão, chega a dar nojo de ver indivíduos defendendo montadoras internacionais que em nada respeitam a vida neste país em detrimento daqueles que tiveram danos a saúde por confiarem em seus produtos. Ou seja, entregam suas vidas à confiança dos carros montados erradamente por sistemas mecânicos e elétricos falhos, sem qualquer reparação e ainda por cima, se não bastasse o prejuízo material sofrido, a saúde comprometida, as vidas perdidas (já ocorreram matérias informando sobre essas vidas) e ainda ter de aguentar a vexatória pública de seus nomes, por "defensores" da Fiat. Meu Deus, é o fim do mundo.
Sai mais barato comprar um laudo isentando a Fiat pelo Denatran, do que convocar proprietários de Stilo para um Recall.
Enquanto isso o recall somente sairá no dia que o Stilo parar de ser fabricado e em seu lugar entrar o Bravo. Lamentável.
Para os hipócritas tomem vergonha na cara e parem de defender a Fiat, pois a vida dá volta e algum dia, poderá ser algum de seus filhos a ter uma roda solta, justamente de um Fiat, não por que os carros da Fiat não prestam, mas sim, por que vocês prestam um desserviço a sociedade, facilitando a impunidade para com a Fiat, e amanhã quem ontem não foi punida, pode voltar a repetir a criminosa atitude de não convocar novo recall que possa surgir, e um de seus familiares ser um dos ocupantes desses Fiats futuros.
Francamente.
Infelizmente, meus amigos, todos estão certos. E sem querer ser alarmista isso não só acontece com montadoras. Praticamente em todo segmento da indústria há casos das empresas honestas e outras nem tanto. Recordam-se da Schering que vendeu anti-concepcional de farinha?
Infelizmente é uma versão moderna do colonialismo… Deixamos de ser colônia de Portugal e Espanha (pois em outros países da Latam é assim também), para virarmos colonias de EUA, UK, Alemanha, Japão… E em breve da China também.
Parece loucura, mas sabem que às vezes eu concordo com algumas idéias nacionalista do Chávez?!
"…Parece loucura, mas sabem que às vezes eu concordo com algumas idéias nacionalista do Chávez?!"
Parece não é loucura mesmo.
Preferiria, não ouvir isso! É exatamente, o pensamento retrógado do Chaves e apoiado pelo povo que faz sermos submissos a ditadores, maus exemplos para o mundo a fora e demonstração de sociedade atrasada, sem qualquer idealização política.
Tenha dó.
O Chavez é louco, acabou com as instituições do país, que poderia perfeitamente ter bons níveis de educação e indústria. Mas que dá vontade de fazer uma revolução, isso dá:
Alguém me explica, por favor: o Mercosul existe mesmo? Para QUEM serve? Porque pagamos o dobro ou mais que os argentinos, tanto nos carros fabricados lá quanto nos que vão daqui, sendo o nosso mercado várias vezes maior??? Ou até mesmo os importados de fora do Mercosul, que lá custam também menos da metade daqui? Quem fica com o dinheiro gordo, que os brasileiros tanto suam para conseguir – Brasília ou as montadoras multinacionais? E por fim, porque apesar de pagarmos tão caro, recebemos aqui veículos inferiores em qualidade, segurança e equipamentos, o que pode ser comprovado pelas várias linhas de montagem separadas nas montadoras?
Tem muito podre nesse nosso mercado de automóveis – infelizmente tudo indica que viraremos importadores de produtos chineses antes mesmo de descobrir a verdade, como aliás, já aconteceu em outras indústrias.
@Comanche
@John
Eu não quis dizer que concordo com TUDO que o Chavez fez ou faz. Nem vou entrar mais em detalhes pra não polemizar.
O fato é que o MERCOSUR foi uma tentativa frustrada de copiar a UE, o NAFTA… Em termos regionais serviu para padronizar uma série de normas, mas em termos comerciais o Brasil só se beneficia das exportações.
O pior que ouço muito estrangeiro reclamando que o Brasil se tornou um país muito caro em todos os sentidos, ou seja, não somos só nós.
Aqui no México eu estava pensando em comprar um carro, tinha pensado em um Toyota Yaris a princípio, mas quando soube que não poderia exportá-lo para o Brasil, acabei desistindo. O curioso foi que na agencia tinha um Corolla em exposição e eu perguntei ao vendedor se o carro era importado do Brasil. Ele disse que não, que na geração anterior era importado do BR mas nessa nova geração vem do Canadá, segundo ele porque o carro brasileiro "dava muito problema". Eu fiquei espantado (e até certo ponto com o orgulho ferido). Agora com esse recall monstro da Toyota, dá vontade de voltar lá e dizer: Tá vendo, nenhum Toyota brasileiro foi afetado!
Da mesma maneira, já falei aqui antes, muitos carros aqui no MX são bem mais baratos mesmo que em vários países, só que o nível de qualidade deixa a desejar e muito… O Fit e o City vendidos aqui (importados do BR) têm um acabamento bem parco e faz uma barulheira ao passar por buracos (que não são poucos aqui).
@Rodrigo
Barulho é problema de acabamento e/ou suspensão – duvido muito que a Honda faça um veículo tão diferente somente para exportar para o México. Muito provavelmente você acostumou os ouvidos aos veículos de qualidade, Norte americanos, e quando roda nos nossos melhores daqui já nota a diferença…
Abraço.
F i a t = você, motorista, é o controle de qualidade…
John,
Pode acreditar, muitos dos carros importados vendidos aqui trazem uma etiqueta dizendo que foram feitos para o Mexico apenas. Quais são as mudanças eu não sei informar. Só pra ilustrar, o Jetta (que aqui chama Bora) não tem lanternas traseiras compostas por LEDs como os vendidos aí, nem nas versões de topo.
Mauro:
Comentario desnecessario, se alguem viesse aqui e escrevesse "VW=você, motorista, é o piloto de testes (vulgo cobaia)", seria apenas pra gerar diuscussão a toa e sem sentido, quanto ao caso, qualquer empresa que se preze tentara ao maximo minimizar erros, mas se eles são evidentes, melhor admitir logo e tomar providencias, se no futuro ficar provado que o caso do Stilo é real, vai ficar marcado não so no carro, mas principalmente na marca, e bom a FIAT ainda goza de muito "pré-conceito" por ai, seria melhor não passar por isso.
@Rodrigo
Realmente não desconfiava disso. No caso das lanternas com leds, no México realmente deve fazer diferença, pois são peças caras e influem até no valor do seguro – mas aqui no Brasil, com o Jetta custando mais caro que um BM, ninguém vai ligar. O engraçado é a Vw MX chamar o Bora de Jetta e o Jetta de Bora… Se puder enviar mais informações de outras marcas daí seria bem interessante. Saudações.