O Latin NCAP, órgão que testa a segurança dos automóveis comercializados na América do Sul e Central, divulgou nesta semana os resultados da “Fase V”, que colocou à prova os compactos Chevrolet Onix, Fiat Palio e Peugeot 208. O popular Chevrolet Spark também foi avaliado, que apesar de não ser vendido por aqui, é o modelo de base da geração atual do Chery QQ.
De acordo com o divulgado da entidade, a Fiat e a Peugeot apresentaram avanços nos testes de segurança, enquanto a Chevrolet desapontou com seu modelo mais vendido no mercado nacional.
O Onix conseguiu três estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. Durante o teste de colisão, a estrutura se mostrou estável, mas o assoalho se abriu na área dos pés do motorista, o que pode aumentar os riscos aos ocupantes durante um acidente. Além disso, o Latin NCAP ressaltou a falta de cintos de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no Chevrolet. Com esses resultados, a organização lamentou, já que se trata de um automóvel de projeto novo.
O Fiat Palio registrou a mesma pontuação do rival, porém o órgão não alegou nenhum dano trágico na estrutura. Uma versão do modelo sem airbags também foi avaliada e conseguiu zero estrela, mas o hatch sem o equipamento de segurança já não é mais fabricado pela Fiat. O Latin NCAP criticou também a falta de cinto de três pontos para todos os ocupantes e Isofix.
O Peugeot 208, por sua vez, conseguiu quatro estrelas, pontuação abaixo do registrado pelo concorrente Ford New Fiesta, que obteve a nota máxima de cinco estrelas. A estrutura do carro teve desempenho correta e foi qualificada como estável, graças a “uma geração de estruturas mais modernas”, de acordo com o próprio Latin NCAP. Em contrapartida, o 208 ficou devendo os equipamentos presentes em sua versão vendida na Europa, como controle de estabilidade, airbags laterais, Isofix e interruptor de desativação do airbag do passageiro. Caso apresente esses itens em uma avaliação futura, o Peugeot pode facilmente chegar a cinco estrelas.
Por fim, o Spark teve zero estrela para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante criança. “As cabeças dos dummies do motorista e do acompanhante foram coloridas na cor vermelha, o que significa que a proteção oferecida foi fraca, resultando em uma alta probabilidade de que qualquer um deles possa vir a sofrer lesões com risco de vida”, disse o instituto. A carroceria foi qualificada como “instável”, e o modelo não traz airbags.