Nem só de más notícias vivemos. No próximo dia 18, será lançado em São Paulo o Latin NCAP, programa de avaliação da segurança dos carros nos moldes do Euro NCAP, o mais famoso deles e referência em todo o mundo. A iniciativa é da associação de consumidores Pro Teste que fez um convênio com a FIA, responsável pelo Euro NCAP.
Os detalhes serão anunciados no dia da coletiva, mas o Latin NCAP já executou nove crash-testes com veículos comprados no Brasil e apresentará os resultados nesse mesmo dia.
A Pro Teste ficou conhecida em 2007 por realizar um crash-teste com o Fox e que mostrou que os ocupantes teriam fermientos graves ou até morrer caso ocorresse na vida real. O comunicado da associação foi tão incisivo que a Volkswagen protestou a ponto de motivar um novo texto menos taxativo. Espera-se que agora os resultados dos crash-testes não sejam contestados.
Será que nossos modelos sem itens de segurança – ao menos por enquanto – passarão nos testes? Será que os critérios serão os mesmos? As respostas no dia 18, mas é uma iniciativa elogiável, sem dúvida.