Nem só de más notícias vivemos. No próximo dia 18, será lançado em São Paulo o Latin NCAP, programa de avaliação da segurança dos carros nos moldes do Euro NCAP, o mais famoso deles e referência em todo o mundo. A iniciativa é da associação de consumidores Pro Teste que fez um convênio com a FIA, responsável pelo Euro NCAP.
Os detalhes serão anunciados no dia da coletiva, mas o Latin NCAP já executou nove crash-testes com veículos comprados no Brasil e apresentará os resultados nesse mesmo dia.
A Pro Teste ficou conhecida em 2007 por realizar um crash-teste com o Fox e que mostrou que os ocupantes teriam fermientos graves ou até morrer caso ocorresse na vida real. O comunicado da associação foi tão incisivo que a Volkswagen protestou a ponto de motivar um novo texto menos taxativo. Espera-se que agora os resultados dos crash-testes não sejam contestados.
Será que nossos modelos sem itens de segurança – ao menos por enquanto – passarão nos testes? Será que os critérios serão os mesmos? As respostas no dia 18, mas é uma iniciativa elogiável, sem dúvida.
Parabéns para o Pro Teste.
Iniciativa louvavel..e muito bem vinda.. isso é um grande começo.
Realmente uma boa notícia!
Que bom que ainda há interessados na segurança dos veículos.
Espero tb que o mercado preste atenção nesses dados. Quero muito ver o resultado de Celta, Mille, Kombi e outros dinossauros, além de remendos como Ka, Agile, Palio Adventure, Ecosport e Gol G4….
Nem acredito que em 2 anos iremos ver todos os modelos saindo de fábrica com airb-bags e abs!
Onde ficarão os laboratórios de crash-test da empresa? No Brasil? Li em publicações estrangeiras que ficariam no Uruguai.
Parabéns para todos nós, consumidores, profisionais e PROTESTE!
Vamos aguardar os resultados e todos os detalhes operacionais do novo selo.
Imaginem que se o Fox teve toda essa repercursão, como se sairão nos testes esses modelos remendados que temos aqui, e a Kombi.
O mais impressionante é: NINGUÉM FALA NISSO!!! Não esperem essa notícia sair na TV…
Sobre a metodologia de testes, gostaria de comentar que, assim como os equipamentos de segurança passiva, o comportamento da plataforma é muito importante. Isso tem um significado profundo a médio prazo em nosso mercado – o consumidor saberá, apartir de agora, que não está comprando aquele modelo com nome europeu, mas sim um falsificado e remendado., mesmo pagando o dobro do preço!
O grande dia finalmente chegou, depois da obrigatoriedade dos ABS e Air Bag nos carros nacionais que infelizmente ainda teremos que esperar até 2014, agora teremos uma crash test para verificar quais carros são seguros e quais são um LIXO, acho que o quarto maior mercado automotivo do planeta já merecia isso faz tempo, vai ter muita montadora reclamando, sugiro ao site um link direto para o Latin NCAP, temos que apoiar e divulgar de todas as formas possíveis essa iniciativa..
Minhas preces estão dando certo: em 2014 será o sumiço do mundo do lixo mais lixo de todos que custa preço de bentley no Brasil! VW KOMBI, finalmente com esse teste, essa velharia não vai passar nem no portao de entrada do LATIN NCAP!!!!!!!!!!,haja vista que p/ mim, esse carro é o mais assassino de todos, e o pior é que temos mais carros como a kombi!!!!
Num país onde a prioridade do consumidor é a desvalorização e o estilo do carro, isso é um avanço. Agora eu quero ver os carros da GM passar nesses testes, será que o Agile que nem tem forro anti ruido no cofre do motor conseque ser aprovado ?
@Eduardo Cl
Eduardo Cl: falando em prioridades, outro dia em uma comunidade no orkut um cidadão postava um novo tema que questionava a busca incessante por itens "de luxo". Ao entrar na dicussão, percebi que em sua mente doente (ou ignorante?) air bags e ABS eram classificados como itens de luxo e totalmente dispensáveis. Esse é o triste retrato do consumidor brasileiro médio! Mas felizmente parece que estamos em um processo de mudança…
Imagino que os critérios da Latin-NCAP não serão os mesmos do que a Euro-NCAP, até mesmo porque a na China-NCAP já são diferentes também. Além disso, esses critérios são evolutivos na Euro e assim devem ser por aqui, ou seja, a medida que novas tecnologias em segurança são desenvolvidas elas entram nos critérios de avaliação – então um 5 estralas de 2000, certamente não seria um 5 estrelas hoje. Ainda assim, a Latin-NCAP não solucionará os "lixos" que temos pois como a Euro, ela indicará e divulgará através dos testes e estrelas, porém caberá ao consumidor decidir sobre a compra ou não de uma "bomba relógio", e infelizmente pelo preço que sairá um carro com mais estrelas, acho que muitos consumidores continuarão a comprar kombis da vida (esta, que sabe-se que com qualquer toquinho de frente no minimo quebra-se os dois joelhos)…
É vergonhosa a situação de nosso parque industrial automobilístico. Estamos há anos luz dos modelos comercializados na Europa e culturalmente condicionados à adoração destes modelos que hoje aqui nos são ofertados.
Será bem vinda a Latin NCap. Servirá para termos uma noção sobre o quão ruins são os nossos carros. Dará para escolhermos os menos piores!
tudo que aprendi sobre engenharia automobilistica, site, "vidaem4rodas.com.br" eles tem um canal no youtube, http://www.youtube.com/user/vidaem4rodas
tem 2 videos explicativos muito importantes, defendendo a criação de instituição de crash test, e após anos, finalmente está acontecendo.
recomendo a todos que estão lendo meu comentario, visitar o canal deles no youtube e assistir os 2 videos deles, para passarema entender mais sobre segurança automobilistica.
o crash test da kombi é o de menos, quero ver o resultado do GM CELTA, FIAT MILLE WAY, GM AGILE, nada contra GM e FIAT, pois ambas fabricam carros seguros também, mais eu apenas lamento esses veiculos ainda serem comercializados. Infelismente ainda há brasileiros que pensam que aqueles carrões antigos são seguros, e que independente de qual veiculo seja, se ele colidir de frente com um caminhão, é garantia de morte para os ocupantes do carro.
O país tem sim veiculos nacionais seguros, como exemplo o GM astra, GM vectra, GM corsa, FORD fiesta, FORD ka, FORD focus, VW GOL(g5), VW polo, VW golf, e sim RENAULT clio, RENAULT logan entre outros. quanto ao resto nossa instituição nos dará a resposta, e se ficar provado a insegurança de algum veiculo, é dever por ser o mais sensato, avisar a todos, e evitar adiquirir esses veiculos.
Só estou imaginando a quantidade de recalls que isso não vai dar…
O pessoal ai se lembra da reportagem dos crash testes dos carros nacionais que a revista quatro rodas fez em novembro de 2000? Se não, vale a pena dar uma olhada http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/hom…
Sem querer jogar um balde de água fria em todos nós, mas só trazendo-nos de volta à realidade:
Vocês acreditam mesmo que não tenha e dedo podre das montadoras (leia-se aproveitadoras) brasileiras nisso também? Se hoje elas compram a imprensa especializada pra jogar confete em seus veículos ultrapassados, que dirá atuar num "instituto" de crash-test que leva um nome conceituadíssimo, porém em se tratando de América Latina tudo é possível…
Eu vejo a notícia da seguinte maneira:
Ao mesmo tempo que é excelente para o consumidor final na escolha de um automóvel seguro, é como disseram acima, é um processo evolutivo e tenho certeza que vão balizar por baixo. Não se surpreendam se Milles, Kombis e Agiles da vida não tirarem 3 ou 4 estrelas…
A indústria automotiva instalada no Brasil está prostituída, depois que descobriram a galinha-dos-ovos-de-ouro que é o mercado brasileiro, dificilmente largarão mão em nome do consumidor. Não sonhem tanto. É como política: nenhum partido vai abrir mão de mamar nas tetas do governo assim, tão fácil. É uma indústria muito influente, com lobby em todos os níveis políticos e empresariais. E quando digo "indústria", não estou só me referindo às montadoras. Não se esqueçam que essa indústria é composta também por fabricantes e distribuidoras de auto-peças, distribuidoras de veículos, concessionários, indústrias petro-químicas, bancos e sindicatos.
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Rodrigo :Sem querer jogar um balde de água fria em todos nós, mas só trazendo-nos de volta à realidade:Vocês acreditam mesmo que não tenha e dedo podre das montadoras (leia-se aproveitadoras) brasileiras nisso também? Se hoje elas compram a imprensa especializada pra jogar confete em seus veículos ultrapassados, que dirá atuar num “instituto” de crash-test que leva um nome conceituadíssimo, porém em se tratando de América Latina tudo é possível…Eu vejo a notícia da seguinte maneira:Ao mesmo tempo que é excelente para o consumidor final na escolha de um automóvel seguro, é como disseram acima, é um processo evolutivo e tenho certeza que vão balizar por baixo. Não se surpreendam se Milles, Kombis e Agiles da vida não tirarem 3 ou 4 estrelas…A indústria automotiva instalada no Brasil está prostituída, depois que descobriram a galinha-dos-ovos-de-ouro que é o mercado brasileiro, dificilmente largarão mão em nome do consumidor. Não sonhem tanto. É como política: nenhum partido vai abrir mão de mamar nas tetas do governo assim, tão fácil. É uma indústria muito influente, com lobby em todos os níveis políticos e empresariais. E quando digo “indústria”, não estou só me referindo às montadoras. Não se esqueçam que essa indústria é composta também por fabricantes e distribuidoras de auto-peças, distribuidoras de veículos, concessionários, indústrias petro-químicas, bancos e sindicatos.
Vc acha que a kombi vai conseguir 3 estrelas ?!!!!!!!!!!!!!!! num carro que tem apenas o painel,o vidro e uma lata fina pode te proteger?!!! NUNCA!!! se a kombi conseguir 0,2 de estrelas, a vw pode se considerar por estar muito satisfeita!!!, pois esse carro é o pior automovel fabricado no Brasil!
Vou sentir muita pena dos Dummies (bonecos de Crash-test)
A quantidade de estrelas dependerá dos critérios que serão adotados, onde pela Euro-NCAP de hoje, a maioria dos carros nacionais não poderia ter mais do que 2 estrelas (pois de cara não tem air bag, abs, etc.), porém como comentei anteriormente não creio que por aqui a coisa será tão severa.
Já saíram resultados:
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
http://www.youtube.com/watch?v=FXCW35UmlrQ
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=f-t6GhaWsb4
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=gJfSvoEuaRs
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=JLrSIja6xgs
Peugeot 207 com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=qbf76CaHpG4
Peugeot 207 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
– sem vídeo no momento –
Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela
http://www.youtube.com/watch?v=ypukY_brySc
VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=gMXQzdzU81U
VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
http://www.youtube.com/watch?v=nfgszQmXhcQ
Sugestão: projeto de iniciativa popular para que os resultados do latinNcap sejam afixados nos veículos a venda. Tornaria obrigatório a afixação de um selo contendo o resultado, não apenas com as estrelas, mas com os dizeres do tipo: "Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor em caso de acidente frontal à 64km/h". Outra coisa: proibir a venda de veículos com cintos não compatíveis com a cadeira infantial" -afinal qual o propósito da obrigatoriedade da cadeira infantil se o cinto de segurança não é compatívek?".
É sério, vamos lá! alguém sabe por onde começar a campanha (vide a campanha do ficha limpa)?
"Nem só de más notícias vivemos."
Proteste aponta falha na segurança em carros brasileiros
http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/10/protes…
"Nem só de más notícias vivemos."
Carros brasileiros vão mal em teste de segurança
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoe…
"Nem só de más notícias vivemos."
Carros nacionais são reprovados em testes de colisão do Latin NCAP
http://www.motorpasion.com.br/tipos-carros/hatch/…
"Nem só de más notícias vivemos."
Carros brasileiros tem resultados péssimos em teste da Latin NCAP
http://www.noticiasautomotivas.com.br/carros-bras…
Então, vamos agora às más notícias…
É vergonoso, saber que a Renault, retirou o ítem de segurança mais importantes da lista (Air-Bags), para se enquadrar na mesma faixa dos concorrentes.
@Luke
Sim, fica no uruguai
@Mauro Almeida
Pensa cmigo, a renault asempre colocou airbas nos carros (desde 2000 ou antes) Ja tive Clio 2000 pelado, e teve airbag, scenic completa tinha airbag, Megane 2003 com Airbag, mas custa caro colocar airbag, então Renault teve que fazer isso pois sempre todos reclamam dela, do visual dela e tudo mais, então ela fazia isso e colocava o logan por 25000 ou se não logan 27000 e o povo vai atraz de um uno por 25
É muito bom que em breve nossos carros terão air bags e abs, mas vejo que em primeiro lugar todos os nossos veículos deveriam ter freio a disco nas 4 rodas de série, apoio de cabeça p/ todos os ocupantes e cinto de 3 pontos p/ todos os ocupantes também, abs e air bags deveriam ser o quarto e quinto itens de segurança em nossos veículos. Tudo isto aliado ao reforço da estrutura dos automoveis. Quanto ao teste deveriam aptar pelas mesmas normas de segurança européia, seguindo o mesmo padrão. Ou será que o
brasileiro é mais resistente a impactos que o europeu. Não concordo com a velocidades dos nossos testes deveria ser a mesma do euro ncap. É uma vergonha parece que a velocidade menor de impacto é para não envergonhar mais os nossos fabricantes.
O Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro acaba de firmar um protocolo para implantar um laboratório de crash-test que deverá ser o maior da América Latina, no novo Parque Tecnológico de Sorocaba.
Em função da instituição ao qual o laboratório estará associado, penso que podemos acreditar que será um laboratório idôneo e que suas avaliações serão mais imunes às "influências externas".
SEGURANÇA CARROS POPULARES -BRASIL
Recentemente tive a infelicidade a presenciar a morte de duas pessoas queimadas após colisão frontal entre dois automóveis. As chamas propagaram rapidamente consumindo um dos autos vide foto, abaixo, em poucos minutos.
Trabalhando a 30 anos como Engenheiro Químico, especializado em materiais – Plásticos e Borrachas, venho aqui, denunciar que os testes de combustibilidade destes materiais plásticos e borrachas, feitos em laboratórios nunca se aproximam de uma situação real.
As borrachas são compostos por elastômeros e aditivos óleos minerais, sendo que estes últimos são altamente voláteis e combustíveis. E no Brasil o mercado de reposição( mercado paralelo) desconhece as normas de combustibilidade dos materiais.
Os plásticos mesmo os mais resistentes a propagação da chama com aditivos anti-chamas, amolecem e derrete( gotejam) e acabam contribuindo para ampliar a área de queima( combustão) e depois passam ser combustível, acentuando a queima pela elevada taxa de evaporação do álcool.
Os carros populares não possuem corte de combustível em caso de colisão , o que faz que a bomba de combustível trabalhe , envie combustível e continue a alimentar as chamas, neste caso abaixo, as chamas chegaram a mais de 3 metros de altura.
As Engenharias buscam fazer autos mais leves, chapas de aço finas com objetivos de redução de peso, redução de custos e energia de impacto. Cabe lembrar que as chapas tem que ter um mínimo de espessura pelo menos para suportar após a colisão uma estrutura suficiente para impedir a total desintegração do veículo. Nos carros populares no Brasil, sentimos como se estivemos dentro de uma lata de alumínio (refrigerantes), face a facilidade que se amassam e mutilam.
Finalizando, penso que esta entidade seja coerente com parte ou todo de minha opinião e relate em seu Blog.
Certamente, juntos conseguiremos melhorar os veículos e reduzir o números de vitimas das armadilhas HUMANAS.
(Carros populares).
Jorge Almada
Consultor
Recentemente tive a infelicidade a presenciar a morte de duas pessoas CARBONIZADAS após colisão frontal entre dois automóveis. As chamas propagaram rapidamente consumindo um dos autos vide foto, abaixo, em poucos minutos.
Trabalhando há 30 anos como Engenheiro Químico, especializado em materiais – Plásticos e Borrachas, venho aqui, denunciar que os testes de combustibilidade destes materiais plásticos e borrachas, feitos em laboratórios nunca se aproximam de uma situação real.
As borrachas são compostos por elastômeros e aditivos óleos minerais, sendo que estes últimos são altamente voláteis e combustíveis. E no Brasil o mercado de reposição( mercado paralelo) desconhece as normas de combustibilidade dos materiais.
Os plásticos mesmo os mais resistentes a propagação da chama, com aditivos antichamas, amolecem e derretem( gotejam) e acabam contribuindo para ampliar a área de queima( combustão) e depois passam ser combustível, acentuando a queima pela elevada taxa de evaporação do álcool.
Os carros populares não possuem corte de combustível em caso de colisão , o que faz que a bomba de combustível trabalhe , envie combustível e continue a alimentar as chamas; neste caso , VIDE ABAIXO, as chamas chegaram a mais de 3 metros de altura.
As Engenharias buscam fazer autos mais leves, chapas de aço finas com objetivos de redução de peso( economia de combustível) , redução de custos e energia de impacto. Cabe lembrar que as chapas tem que ter um mínimo de espessura pelo menos para suportar após a colisão uma estrutura suficiente para impedir a total desintegração do veículo. Nos carros populares no Brasil sentimos como se estivemos dentro de uma lata de alumínio (refrigerantes), face a facilidade que se amassam e mutilam.
No Brasil o carro popular custa muito caro , a margem de lucro é altíssima e nossas autoridades pouco cobram sobre a melhoria da segurança veicular. Os nossos automóveis são os mais caros do mundo.
O lucro está acima da preservação da vida e se pessoas como eu não continuar a insistir em divulgar nos meios de comunicação estes elementos e cobrar melhorias , poucas coisas serão feitas ou se levará muito tempo para corrigi-las. Abaixo, acrescento uma normalização do Contran, veja o absurdo a que ponto chegou.
Estes Dados estão na Internet, fabricante de material plástico (ABS) para interiores dos automóveis.
Em termos mundiais o crescimento anual dos aditivos antichama é de cerca de 8-10% devido às grandes exigências impostas pelos órgãos governamentais em determinadas aplicações. No Brasil o consumo ainda é considerado muito pequeno, pela inexistência de leis que regulamentem e exijam a utilização eficaz. Por exemplo, na indústria automobilística a exigência para a velocidade máxima de propagação do fogo nos revestimentos internos é de 80 mm/min nos países desenvolvidos; esta exigência no Brasil, pelo Contran, é de 250 mm/min .
Tenho assistidos inúmeros vídeos de veículos pegando fogo, normalmente um carro popular quando inicia a chama na parte frontal do veículo, a chama leva aproximadamente 3 minutos para atingir sua parte interna (painel) e mais 4 minutos para concluir toda a combustão interna, ou seja após 7 minutos o tanque já esta em combustão.
Estatísticas de Incêndios no Estado de São Paulo
Corpo de Bombeiros
Automóveis = 76 %
Outros = 24%
Fonte: A importância do Extintor veicular • Nonos Prevenção Online
Quanto a resistência a colisão o Brasil todo já conhece o CRASH TEST e são poucos que cobram melhorias das performance quanto a preservação estrutural e/ ou mesmo reforços estruturais e projetos mais seguros , compra-se automóveis por beleza, luxo, e design , etc. mas não se compra pensando em segurança.