O site Argentina Autoblog revelou nesta terça-feira os sete veículos testados pelo Latin NCAP na edição 2011, a segunda feita na região. E a escolha do órgão foi curiosa: três modelos da Chevrolet, dois da Nissan e um da Fiat e outro da Ford. São eles o Cruze, o Corsa, Celta, Novo Uno, Ka, Focus, Tiida e March. O critério, como se vê, não obedeceu ao que nos disse a assessoria no Brasil, segundo a qual o NCAP testaria modelos mais vendidos na América Latina.
Os resultados ainda são segredo embora dois vídeos tenham sido publicados no You Tube. Num deles, o Nissan March recebeu uma estrela na segurança para crianças e duas para adultos. O carro parece ter resistido razoavelmente bem ao choque, lembrando que a versão possuía airbags. No outro, o Ford Ka vai mal no crash-test: seu teto enverga e o “motorista” vai em direção à parte externa do veículo. A nota foi de 2,37 pontos de 16 possíveis, ou seja, uma estrela apenas. Ironicamente, o “bebê” no banco traseiro não teve grandes ferimentos, o que garantiu três estrelas na segurança para crianças. Detalhe: o Ka do vídeo estava sem airbags.
Fica no ar a curiosidade sobre a razão que levou o Latin NCAP a optar por três carros da Chevrolet e nenhum da Volks ou Peugeot e Citroën, ou, ainda, alguma chinesa que atua no Brasil. Uma pena porque um JAC J3 ou um Chery QQ encaixariam como uma luva no objetivo da entidade.
Os resultados serão divulgados na quinta-feira, 24, simultaneamente com outros países.