O site Argentina Autoblog revelou nesta terça-feira os sete veículos testados pelo Latin NCAP na edição 2011, a segunda feita na região. E a escolha do órgão foi curiosa: três modelos da Chevrolet, dois da Nissan e um da Fiat e outro da Ford. São eles o Cruze, o Corsa, Celta, Novo Uno, Ka, Focus, Tiida e March. O critério, como se vê, não obedeceu ao que nos disse a assessoria no Brasil, segundo a qual o NCAP testaria modelos mais vendidos na América Latina.
Os resultados ainda são segredo embora dois vídeos tenham sido publicados no You Tube. Num deles, o Nissan March recebeu uma estrela na segurança para crianças e duas para adultos. O carro parece ter resistido razoavelmente bem ao choque, lembrando que a versão possuía airbags. No outro, o Ford Ka vai mal no crash-test: seu teto enverga e o “motorista” vai em direção à parte externa do veículo. A nota foi de 2,37 pontos de 16 possíveis, ou seja, uma estrela apenas. Ironicamente, o “bebê” no banco traseiro não teve grandes ferimentos, o que garantiu três estrelas na segurança para crianças. Detalhe: o Ka do vídeo estava sem airbags.
Fica no ar a curiosidade sobre a razão que levou o Latin NCAP a optar por três carros da Chevrolet e nenhum da Volks ou Peugeot e Citroën, ou, ainda, alguma chinesa que atua no Brasil. Uma pena porque um JAC J3 ou um Chery QQ encaixariam como uma luva no objetivo da entidade.
Os resultados serão divulgados na quinta-feira, 24, simultaneamente com outros países.
Lá vem bucha! Estamos no aguardo dos testes dos carros mais vendidos, mas pelo jeito só no meio do ano que vem 🙁
Ricardo, a exemplo do "novo Ka" (o que já é uma mentira – novo é o europeu), o que se encaixaria como uma luva nos testes da LanCAP seria também modelos como Logan e Duster, Aircross, e vários outros com plataformas remendadas e adaptadas. A questão é que esses fabricantes e seus carros remendados estão fugindo desses testes como o diabo foge da cruz.
Apenas uma observação: o March e os Dacia, incluindo o "Renault" Duster, usam a mesma plataforma, com um detalhe: os Dacia usam a variante B0, que é uma plataforma "alongada" (leia-se "remendada").
Bcvc, imagine quando fizerem o teste no agile, classic, symbol, gol, golf 4,5, 206,5 , kombi, uno, entre outras perolas que só existem no mercado brasileiro!
@Fernando Meier, o Gol, o 207 "nariz de pinóquio", e alguns outros modelos já foram testados: latinncap.com
Achava q o March tiraria 4 estrelas, no minimo
Completando, o Masrch perde para o Gol g5 e para o Palio antigo.
Não quero mais um carro japones.
Bem lembrado pelo Fernando, imagine um teste com a Kombi, será que de 1 a 5 estrelas daria um buraco negro ou negativo se existisse?
Esse teste é importante ao esclarecer aos muitos consumidores que acreditam que os carros no Brasil são muito bons e seguros. A verdade é que os carros no Brasil são péssimos, absurdamente caros e o governo ao invés de usar algum instituto para testar regularmente todos os carros no Brasil, de exigir maior tecnologia, segurança…apenas sobe o valor percentual do IPI dos importados resultando em acomodação de mercado produtor e tantas outras barbáries já comentadas exaustivamente neste blog.
Quando sair as notas, os valores apresentados mostrarão que conduzimos uma bomba pelas ruas e estradas do país.
Também deveria ser crime oferecer bombas de quatro rodas para o consumidor.
Nesta a culpa é total do governo que de ineficiente e omisso, agora passou a ser intervencionista direto para piorar e encarecer os produtos ofertados no Brasil.
Francamente.
Ao contrario do que afirma o autor do artigo, acredito que sim a LatinNCAP cumpriu com a promessa de testar os modelos mais vendidos na região. Se tomarmos apenas o Brasil como referencia, no teste de 2010 já haviam sido testados o Gol e o Palio, então na sequencia faltariam o Uno, Celta e Ka como os outros modelos mais vendidos entre os compactos. O Focus é o hatch médio mais vendido e sua escolha está correta também. A única dúvida é o Cruze, mas como o mesmo está vendendo bem em vários mercados – no Brasil já é o segundo sedan médio mais vendido, pode ser útil para comparar com o Corolla que foi testado no ano passado. Enfim, coerente a escolha na minha opinião.
Bem analisado Pedeboi – também concordei com as escolhas do LaNCAP. Vamos aguardar os outros modelos "abaixo da tabela".
tb achei coerente a escolha dos carros. Eu não compro carro compacto e quero ver modelos médios sendo testados. Acho que a LNCAP tem que atender a todos. Agora, com relação aos resultados, gostaria de dar meus parabéns a todos que compraram um Ford Ka sem air-bags: que beleza de segurança, hein? E, convenhamos, que porcaria esse March. Eu esperava MUITO mais dele. Acho que se não fossem os air-bags ele seria ainda pior que o Ka.
Comparando com o Gol, Palio e 207, o Ford Ka se saiu melhor para passageiros infantil.. Mas da pra ver q sem airbag não tem jeito..
Mas realmente esperava mais do nissan march! Graças a Deus que vem com AB2!! O que ocorre nessa produção do March Brasil que fez cair tanto?!
Mais resultados:
http://latinncap.com/_po/?pg=results
Criterios para escolha destes veiculos sao estranhos!!! Pq nao houve carros das outras montadoras!! Chevrolet com 3??
Comeca mal e teremina mal esta historia!!
Quero ver a tabela!!!!!
A diferença no resultado do March “nacional” e do March europeu, é a mesma que deve ser aplicada ao Corolla nacional e o seu correspondente europeu. Os carros vendidos nos USA, Europa e países desenvolvidos da Ásia possuem em sua construção aço e ligas metálicas de melhor qualidade, materiais esses com uma melhor deformação programada, ou seja, com uma melhor capacidade de dissipar a energia proveniente de uma colisão sem afetar o habitáculo e por consequente os ocupantes.
O engraçado é que na publicidade televisiva ou impressa, ninguém nunca fala que o carro vendido aqui é inferior ao equivalente europeu ou americano, mas mesmo assim, o brasileiro paga quase 3 vezes mais caro.
É importante o BlogAuto, a Auto Esporte,… realmente levantarem essas questões, coisa muita rara na imprensa especializada, e é isso que importa na prática para o consumidor.
Enquanto o brasileiro continuar comprando qualquer porcaria (e pagando caro), os fabricantes não forem responsabilizados pelas suas atitudes inconsequentes provenientes da mentalidade do maior lucro possível em cima do consumidor leigo e o governo não chamar para si o papel de fiscalizar ou exigir segurança dos veículos que saem da fábricas, o cenário continuará sendo esse.
O Brasil parece é aquela criança/adolescente/adulto que tem tudo para dar certo na vida, alto potencial, etc, mas por ironia do destino ou por forças ocultas acaba não vingando. Grandes multinacionais dirigidas por irresponsáveis lançam aqui seus produtos de baixa qualidade, cobrando 3 vezes mais caro; o Governo em vez de exigir qualidade e procurar aumentar a competitividade do setor, aumenta o imposto dos carros importados (que são mais bonitos, mais seguros e melhores) criando e perpetuando um mercado cativo para carroças nacionais; o povo que não gosta de ler, não gosta de discutir temas importantes, que compra carro para se exibir para a mulherada, para o vizinho, para o amigo e para o parente… como sempre acaba sendo extorquido.
Triste a história desse país !
Nissan, sobre os 5.000 testes do March, o que realmente importa pelo visto não foi testado nem 5 vezes.
Boa colocação, mais pagamos 3 vezes mais por necessidade de ter um carro para o trabalho, familia, lazer e etc…. e por nao ter outra auternativa no mercado Brasileiro, ou pagamos mais caro e andamos de carro ou teremos que andar todos de BIKE….
infelizmente nao temos escolha…..
@Ricardo Junior e demais leitores e Blogauto, será que esse modelo do March irá para os Eua, mesmo com essa baixa performance nos testes?
Ou será destinado apenas para AL, e na Europa irão lançar um modelo melhor do Micra?
@Brasileiro com vergonha na cara, salvo engano o March não é comercializado nos EUA, pelo menos não ainda. Na Europa ele é comercializado, mas não é proveniente do México, o March vendido na Europa recebeu 4 estrelas no Euro Ncap.
Muita gente diz/pensa/escreve que um carro que é produzido no México e vendido nos EUA e no Brasil por exemplo é o mesmo carro, tirando obviamente da discussão questões relacionadas a legislação local como cores das lanternas, tipo dos espelhos dos retrovisores (côncavos, convexos, biconvexos…), facho dos faróis (simétricos ou assimétricos)…; nada me espanta que uma mesma fábrica tenha 2 linhas de produção distintas: carros para os EUA e carros para o Brasil. Sendo os primeiros, carros seguros, com o melhor aço, as melhores ligas metálicas e chapas; enquanto os segundos sejam os carros-porcarias, feitos com os materiais mais baratos e que por ironia do destino ou por ignorância do consumidor, sejam vendidos pelo triplo do preço.
Essa "separação" na fabricação de produtos, pode até mesmo ser feita por turno, pela manhã e pela tarde produzem-se carros para o mercado americano, pela noite e pela madrugada produzem-se carros para o Brasil e outros países menos exigentes.
O Palio, o 207, o Ka, o March tiveram o teto amassado na colisão frontal, o único que se saiu bem (ou foi o menos pior) nessa categoria por assim dizer foi Gol G5. O problema foi/é o alarde da propaganda da Nissan sobre o carro ser japonês, sobre os 5.000 testes realizados…
Na hora de meter o pau nos donos de outras picapes com a propaganda dos agroboys ou dos pôneis malditos ela soube, assim como criticar a Meriva, o Fit e a Idea, ou na propaganda criticando a Ford e o Focus (o luxo todo é com o dinheiro de vocês)…, mas quando ela tem a oportunidade de mostrar serviço, ela faz mais do mesmo.
Pena o mercado nacional ser nivelado por baixo e aqueles que vem participar desse mercado oferecerem produtos do mesmo nível, ao invés de oferecem produtos melhores e conquistarem clientes das demais marcas. Por essas e por outras que eu tenho certeza que a competição no mercado nacional é a menor possível, quem quer ganhar mercado, mostra serviço, oferece produtos melhores, preços melhores… No Brasil, as empresas estão felizes como estão.
Eu só espero (talvez não espere tanto) que os coreanos ou os chineses ao construírem suas fábricas aqui, vislumbrem essa oportunidade e a carência do consumidor local por produtos de qualidade, ofereçam produtos melhores por bons preços e arrasem o mercado nacional, tirando volumes enormes das 4 grandes, das francesas e das japoneas; porque se vierem para fazer as mesmas coisas niveladas por baixo, melhor nem virem.
O March é: Um carro de uma marca japonesa, com um nome inglês, com um motor francês, feito no México, para o brasileiro pagar caro e se acabar em uma colisão.
Vi uma entrevista do Carlos Ghosn dizendo q o grupo Renault/Nissan tinha encontrado o caminho( no Brasil) devido a alta nas vendas.
Agora entendo qual caminho q ele encontrou.
@Ricardo JR: tb não me espantaria saber que o "mesmo" carro é feito em 2 linhas diferentes. Peraí! A gente sabe: o Fox Europa não era produzido em uma fábrica completamente diferente e em outro estado da que produz o modelo para o Brasil??? Tem coisas que acho que só acontecem no Brasil. Tente explciar para um americano ou para um alemão o que quer dizer "tipo exportação" ou "quailidade de exportação" que ele vai demorar para entender que o consumidor brasileiro é tão pouco exigente em qualidade…
O March custa no México R$ 15 mil…
@Leandro Pi, tem razão, o exemplo do Fox destinado à Europa (mais seguro) e o Fox destinado ao Brasil (inseguro e que ainda corta dedos) foi muito bem lembrado.
Também gostei da lembrança dos termos "tipo exportação" ou "qualidade de exportação", até nossas melhores frutas, jóias, grãos, calçados e vestuário são enviados para o exterior. Enquanto isso recebemos em troca lixo e resíduos hospitalares em contêineres, produtos de baixa qualidade…
Há alguma diferença para a época de 1500 ou o Brasil ainda permanece uma colônia sendo explorada ?
Vou explicar melhor, talvez alguém não tenha entendido: o March é vendido NAS LOJAS, lá no México, por preço sugerido do equivalente em pesos a R$ 15 mil – já incluídos todos os impostos mexicanos, lucro das lojas, e lucro do fabricante. Se custa R$ 15 mil nas lojas, esse carrinho sai de lá custando p/ Nissan (FOB) NÃO MAIS DE R$ 10 mil.
Então a conta do "lucro Brasil" é essa: R$ 10 mil lá, R$ 28 mil aqui.
Se fizessem isso em qualquer outro lugar, que fosse na Europa, ia ter cabeças rolando na rua – de verdade.
Não aguento mais a hipocrisia desses cretinos corruptos como esse Mantega, falando um monte de asneiras.
A pior crise da Europa é o paraíso comparado com as condições de vida (despesas x salários) de qualquer trabalhador brasileiro – no entanto, esse pamonha fala m3rd@ toda hora, coisas como emprestar dinheiro p/ Europa.
@Ricardo Junior, você tocou na ferida – somos colonizados, com todo o significado que isso tem. Somos colônia, e governados por bandidos e retardados. Nossos partidos políticos nada mais são do que gangues, com bandidos no comando e laranjas ocupando cargos no governo e no Legislativo.
Esse PAC, da forma como proposto, é continuação dessa exploração. Enquanto isso o trabalhador brasileiro vive de migalhas, compra tudo mais caro e da pior qualidade, em um país aonde o que realmente vale é o mercado financeiro, com altos lucros sobre (juros) as riquezas roubadas (temos cada vez menos indústrias, e cada ano se exporta mais comodities) e trabalhadores explorados.
Explorados até a ultima gota de sangue, pois essas montadoras não equipam os veículos com equipamentos de segurança, como fazem no resto do mundo – são cretinos de paletó.
Nossas empresas sobrevivem em um mar de burocracia e incompetência fiscal, aonde qualquer um fica sujeito a ser refém de bandidos na Receita e de brechas absurdas da legislação.
Por fim, nossa Justiça tem um código oculto para defender seus podres, e os demais bandidos que lhes favorece – seja nos outros poderes ou na rua. O cidadão comum nesse país não tem o direito à Justiça – isso é óbvio para qualquer um.
Precisamos é de outra revolução, uma revolução verdadeira e não uma feita por bananas europeus – para sermos um país realmente livre e consciente de seu lugar no mundo.
Chega de demagogia, quero o meu país livre dessa cambada de vendidos.
queria ver de mais carros…
eu n fiquei surpreso com os testes… mas parece q o Focus e o Cruze se deram bem…(vi em outro site)..
Os populares eu n fico surpreso não. Nem do nissan.
Queria ver outros carros.
Que adiante o March ser japonês como diz na propaganda, ser um carro totalmente novo se é inseguro, foi pior que Gol e Palio com Airbag's. Mas o modelo para a Europa tem 4 estrelas e esse fabricado no México só 2.
Mesma coisa o Focus no teste da Europa (2004) tirou 5 estrelas e aqui 4. O Corolla na Europa (2007) tirou 5 e aqui 4. O Meriva na Europa (2003) tirou 4 e aqui 3. O Classic como é projeto antigo dá pra entender visto que o Opel Corsa hatch de 1997 tirou 2 na Europa.
Deviam fazer os testes de todos os carros fabricados aqui na Argentina e no México além dos chineses.