Para demonstrar a força e capacidade do Discovery Sport, a Land Rover promoveu uma ação tanto quanto inusitada na Suíça. O SUV da montadora britânica rebocou três vagões de um trem com peso total de 100 toneladas por um trajeto de 10 quilômetros em uma linha férrea na pista de Museumsbahn Stein am Rhein, passando por uma ponte histórica de mais de 26 metros de comprimento.
O Land Rover Discovery Sport tem capacidade certificada de reboque de 2,5 toneladas e as 100 toneladas do trem equivalem a cerca de 60 vezes a massa total do veículo. O exemplar usado no teste é idêntico ao modelo oferecido no mercado, sendo que a única modificação ficou por conta das rodas que foram substituídas por estruturas que se encaixam nos trilhos de trem, desenvolvidas pela Aquarius Railroad Technologies, e que atuaram como estabilizadores.
“A capacidade de reboque está no DNA da Land Rover e o Discovery Sport não foge à esta regra. Ao longo dos anos a empresa introduziu no mercado tecnologias que facilitam muito a vida dos nossos clientes quando o assunto é reboque. Eu passei a maior parte da minha carreira percorrendo lugares de condições bastante desafiadoras ao redor do mundo testando Land Rovers e posso assegurar que este é o mais extremo teste de reboque que eu já vi”, disse o engenheiro-chefe de sistemas de estabilidade da Jaguar Land Rover, Karl Richards.
O SUV da Land Rover é equipado com um motor turbodiesel da família Ingenium, capaz de gerar 180 cavalos de potência e 43,8 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com a transmissão automática ZF de nove velocidades e o sistema Terrain Response, que no teste ajudaram a gerar a tração necessária para a realização da tarefa. Na ação, o Land Rover Discovery Sport não precisou das marchas reduzidas para completar o desafio.
Há ainda os recursos Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control (ATPC), tecnologia semiautônoma de direção off road que gerencia automaticamente as forças de motor e frenagem durante a superação de um obstáculo. Acionado ao toque de um botão, o sistema ATPC atua de forma a maximizar a tração em uma velocidade baixa.
Antes do Discovery Sport, outros modelos da Land Rover foram submetidos a testes em trilhos de trem, o que inclui desde os lendários Séries II e IIA até os Defender mais recentes. A última ação do gênero ocorreu com o Discovery em 1989, quando o modelo rebocou uma série de carros em Plymouth, em uma ação que demonstrava a força do motor diesel 200Tdi.