Para se enquadrar nos novos padrões da Land Rover, o Discovery acaba de estrear uma nova geração. A quinta versão do SUV foi anunciado recentemente pela montadora britânica para o Salão do Automóvel de Paris, que estará aberto ao público até o dia 16 de outubro, e será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para acontecer entre os dias 10 e 20 de novembro.
O Land Rover Discovery 2017 apresenta mudanças radicais no visual. As linhas do carro têm um “quê” de Discovery Sport, modelo de entrada e o mais vendido da fabricante no mercado brasileiro, graças à dianteira com faróis afilados de LED, conectados a uma grade com duas barras horizontais, além de para-choque com amplas entradas de ar. Já as laterais exibem formas mais limpas, com vinco nas extremidades das maçanetas e o característico ressalto na parte traseira do teto. A traseira, por sua vez, ostenta lanternas espichadas com iluminação em LED e suporte de placa deslocado para a esquerda.
Segundo a Land Rover, o novo Discovery é o modelo mais aerodinâmico já criado, com coeficiente de arrasto de 0,33, contribuindo na melhoria de sua eficiência e refinamento.
Por dentro, o novo utilitário-esportivo também mantém o mesmo padrão de acabamento encontrado nos outros modelos da linha da empresa, com direito a detalhes em couro Windsor, alumínio, madeira folhada em carvalho e preto piano. Além disso, o carro oferece espaço para até sete pessoas, com assentos que podem ser configurados pelo console central e por botões na lateral do porta-malas (este com capacidade de até 2.500 litros) através da tecnologia Intelligent Seat Fold.
Nas medidas, são 4.970 mm de comprimento, 2.220 mm de largura e 1.846 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.923 mm. Ou seja, o carro está 141 mm mais longo, mais estreito e mais baixo e com entre-eixos 38 mm maior.
Entre os equipamentos, há nove portas USB, seis pontos de carga 12V, sistema de entretenimento InControl Touch Pro com tela de 10 polegadas, TV, conexões 3G e WiFi, navegação por satélite, funções de entretenimento, comandos do aquecimento dos bancos e controles dos veículos e sistema de som premium, além de controle de descidas, sistemas de condução semiautônoma, controle de frenagem em curvas, controle de estabilidade, start/stop, aviso de saída de faixa, monitor de fadiga do motorista, controle de cruzeiro adaptativo com assistência em congestionamentos, câmeras com visão 360º, Park Assist, entre outros.
Há ainda sistema de som Meridian com até 14 alto-falantes e 825W, tecnologia Activity Key (pulseira que substitui a chave convencional, que destrava as portas ao ser encostada no “D” do logotipo Discovery), sistema Auto Access Height (diminui a altura de passeio do carro em 15 mm para facilitar a entrada e saída dos ocupantes) e head-up display.
Entre os motores, há um 3.0 litros de seis cilindros a gasolina, que rende 340 cv e 45,9 kgfm, entre 3.500 e 5.000 rpm, associado a uma transmissão automática ZF de oito marchas e tração nas quatro rodas. Segundo dados da Land Rover, o Discovery vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e tem velocidade limitada a 215 km/h.
A lista inclui também um 3.0 litros turbodiesel de seis cilindros, capaz de gerar 258 cv e 61,2 kgfm, entre 1.750 e 2.250 rpm, também com câmbio de oito velocidades e tração integral. De acordo com a marca, o SUV alcança os 100 km/h em 8,1 s e tem velocidade máxima de 209 km/h.
O SUV é equipado ainda com o sistema Terrain Response de segunda geração, que monitora automaticamente as condições de condução para melhorar o desempenho do veículo, otimizando as respostas do motor, transmissão, diferencial central e chassis seguindo as exigências do terreno, selecionando um dos modos de condução (como condução geral, grama, neve e cascalho e lama e sulcos).