Já dizia o ex-vice-presidente da Volkswagen da área de vendas, Flavio Padovan: “para saber se um carro faz sucesso é preciso esperar alguns meses até que as vendas se estabilizem”. Outro vice, o da GM, Marcos Munhoz, tem opinião parecida. Para a marca, são analisados três momentos de vendas, o 1º mês, o 5º mês e depois de um ano. “Aí descobrimos se um carro caiu no gosto do consumidor ou se foi apenas um fenômeno momentâneo”, nos disse Munhoz certa vez. Seguindo essa análise, como ficaram os lançamentos de maio neste mês até o momento?
O site iCarros fez uma interessante matéria hoje mostrando os lançamentos do ano, mas resolvemos focar nas novidades recentes. O Uno, por exemplo, impressiona. Em junho, o novo modelo somado ao antigo emplacou 6 681 unidades, desempenho pouco abaixo do Gol, com 8 103 unidades, mas bem acima do Palio, com apenas 3 896 – aliás, o compacto está atrás de Celta, Corsa Sedan e com o Fox em seu encalço. Voltando ao Uno, é bom lembrar que as versões com 2 portas ainda não chegaram ao mercado.
A Chery também vende seus dois modelos há algumas semanas, o Face e o Cielo. O primeiro emplacou 113 carros em maio e neste mês com menos da metade dos dias, chegou à 51 unidades. O Cielo, somando hatch e sedã, vendeu 53 unidades contra 167 em maio. Muito longe da meta da marca, por enquanto.
Entre os comerciais leves, as picapes Hoggar e Amarok têm desempenho similar. A Peugeot somou 377 em maio e 158 em junho até agora. Já a VW, terminou maio com 361 picapes e agora está com 146 exemplares. Ambas, no entanto, permanecem muito longe das principais concorrentes.
Quem impressiona é o Sorento, da Kia. O crossover foi totalmente renovado e já emplacou 210 unidades contra 88 em maio. E algumas versões ainda não estão disponíveis. Nada mal para um modelo que tem porte de Santa Fe e preço de ix35.