Criado para celebrar o 100º de aniversário de Ferrucio Lamborghini, fundador da marca italiana, o Centenario agora está disponível também na versão roadster. O novo superesportivo “sem teto” foi revelado pela fabricante no final de agosto durante o Pebble Beach Concours d’Elegance, na Califórnia (EUA), e a exemplo do modelo convencional, usa um motor V12 de 6.5 litros que rende 770 cavalos de potência, a 8.500 rpm, e 70,4 kgfm de troque, a 5.500 rpm.
Este propulsor do novo Lamborghini Centenario Roadster trabalha em conjunto com um câmbio ISR de sete velocidades e tração integral e consegue leva-lo de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,6 s e de 0 a 300 km/h em 23,5 s, e tem velocidade máxima superior a 350 km/h. Nesta versão, devido aos reforços estruturais, o peso sofreu um aumento de 50 kg, chegando a 1.570 kg.
No visual, a principal diferença fica por conta, obviamente, do teto removível. Além disso, a versão das imagens conta com novos detalhes visuais, como a carroceria pintada na cor prata fosco Argento Centenario e pintura em preto nos spoilers, saias laterais, difusor traseiro e detalhes no para-choque. O automóvel usa rodas aro 20 na dianteira e aro 21 na traseira, com pneus Pirelli P Zero.
O interior conta com acabamento em couro marrom Terra di Califórnia e detalhes em fibra de carbono e couro na cor Bianco Polar, além de painel de instrumentos digital e sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas.
A Lamborghini vai produzir apenas 40 exemplares do novo Centenario, sendo 20 do cupê e 20 do roadster. Porém, para os interessados, todas as unidades já foram vendidas, cada uma com preço de cerca de 2 milhões de euros.