Lançado há cerca de quatro anos, o Lamborghini Aventador acaba de receber suas primeiras mudanças. A fabricante italiana anunciou recentemente a chegada do novo Lamborghini Aventador S, que estreia visual atualizado e um motor aspirado com 40 cavalos a mais de potência. Além disso, o bólido passa a oferece sistema de esterçamento das rodas traseiras.
Na parte estética, as diferenças do novo Lamborghini Aventador S em relação ao modelo antigo ficam por conta do para-choque dianteiro com formato mais agressivo; capô com leves alterações no desenho; rodas de liga-leve redesenhadas; novos vincos na parte inferior das laterais; novas saídas de ar nas proximidades das caixas de roda traseiras; novo difusor; novo sistema de escape com ponteiras triangulares e 20% mais leve e uma nova tomada de ar acima do motor.
Segundo a marca, essas alterações renderam um aumento de 130% no downforce no eixo dianteiro em relação ao modelo anterior. Na traseira, houve uma adição de 50% na força aerodinâmica quando o aerofólio está em sua posição ideal. Já na posição de baixo arrasto, o downforce teve melhoria de 400 por cento.
Por dentro, há um novo painel de instrumentos totalmente digital com uma série de layouts, que se alteram de acordo com o modo de condução selecionado (Strada, Sport, Corsa e o novo Ego configurável). Há também sistema multimídia com Apple CarPlay.
Quanto ao motor, há o mesmo V12 de 6.5 litros naturalmente aspirado, que agora consegue desenvolver 740 cavalos de potência e 70,3 kgfm de torque, a 5.500 rpm. Esses ganhos foram obtidos com ajustes no sincronismo da válvula variável e no sistema de admissão variável. Ainda de acordo com a Lamborghini, as rotações máximas do motor foram ampliadas de 8.350 rpm para 8.500 rpm. Junto a este motor está um câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem e tração integral.
A empresa diz que o novo Lamborghini Aventador S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos atinge velocidade máxima de 350 quilômetros por hora.
Outra novidade é o sistema de esterçamento das rodas traseiras, sendo o primeiro Lamborghini produzido em série a contar com esse recurso, que visa aumentar o controle lateral, tornando o veículo mais ágil em baixas e médias velocidades, além de aumentar a sua estabilidade em velocidades mais elevadas. Houve ainda reajuste na suspensão e nos sistemas de auxílio para lidar com o novo recurso.
O Aventador S é equipado ainda com novos pneus Pirelli P Zero e freios de carbono-cerâmica, que conseguem parar o carro de 100 km/h a 0 km/h em apenas 31 metros.
O novo modelo será vendido nos Estados Unidos por a partir de US$ 421.350. Ainda não se sabe quando a novidade estreará no Brasil.