Quando a Lamborghini revelou ao mundo o Aventador J, durante o Salão de Genebra, em março de 2012, muitos entusiastas ficaram alvoroçado, já que o superesportivo foi criado especialmente para completar a garagem de apenas um colecionador da fabricante italiana. Mas eis que surge nesta segunda-feira, 12, o novo Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster, a versão conversível do “touro” que será produzida na fábrica de Sant’Agata Bolognese, e destinada aos concessionários da Lamborghini em todo o mundo, algo que deve acontecer apenas no segundo semestre do ano que vem.
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Como dá para notar nas diversas imagens que ilustram esta matéria, o visual do Lamborghini Aventador Roadster é de arrancar suspiros, já que, exceto pela capota, a carroceria do modelo é idêntica ao do modelo cupê, tanto no interior como no exterior. O teto do modelo, dividido em duas partes, é retrátil e pode ser aberto ou fechado de forma manual, podendo ser guardado no compartimento de bagagem localizado na parte traseira da carroceria do bólido. De acordo com a Lamborghini, a operação é de fácil manuseio, já que a capota do veículo pesa apenas 6 quilos, graças à utilização de plástico e fibra de carbono em sua fabricação.
Lamborghini Aventador Roadster
Para receber a capota removível, a estrutura do Lamborghini Aventador Roadster teve que receber algumas mudanças. As colunas traseiras, por exemplo, adotaram reforços, enquanto os vidros traseiros ganharam comandos elétricos para controlar a passagem de ar e do ruído do motor para o interior do automóvel. Além disso, há um defletor na parte superior do para-brisa para evitar a turbulência da cabine, “afastando” o ar. Apesar de todas essas alterações, o peso final do Roadster ficou 10 kg menor que a do modelo convencional. As rodas de alumínio, em contrapartida, continuam com suas 20 polegadas na parte da frente e 21 polegadas na parte de trás.
O motor do Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster é o mesmo V12 de 6.5 litros, que desenvolve 700 cavalos de potência e 70 kgfm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automatizada de sete velocidades. O modelo traz ainda o sistema start/stop, que desliga o motor do veículo em paradas curtas, como em semáforos, para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. Apesar do peso menor, o desempenho é o mesmo: 0 a 100 km/h em 3 segundos, com velocidade máxima de 350 km/h.
O preço da novidade é a bagatela de 300.000 euros, algo em torno dos R$ 780,9 mil, sem impostos brasileiros.
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