Estava torcendo para esse dia não acontecer, mas aconteceu: a Volkswagen está mexendo no visual do Passat CC. Walter De Silva não aguentou e resolveu estragar o design impecável do Passat CC, sim, o último bastião da criatividade na montadora alemã…tá bom, exagerei um pouco.
Mas vamos convir, o visual do Passat CC é “redondo”: se mexer estraga. É a mesma opinião que tenho do Punto atual. O Evo é apelativo. Entendo que é necessário dar uma sacudida no produto em sua meia vida, mas tem projeto que merecia ser intocável, o CC, inclusive.
Porém, como isso já era, vamos lá ver o que a Volks andou aprontando. O flagra é do Autoblog e na verdade não mostra nada. Como se precisasse… Dá para contar ali nas duas entradas de ar que o número de lâminas é o mesmo do Passat sedã: três na grade e quatro no para-choque. Apenas os faróis parecem um pouco diferentes. Será que teremos alguma curva nessa carroceria?
Lateral está idêntica e na traseira tudo indica que apenas lanterna e para-choque terão retoques. Diz o Autoblog que a parte mecânica será mantida – apenas uma versão com motor turbo 2.0 será acrescentada, mas não tem jeito de vir ao Brasil. Deveremos ver o novo Passat CC desfigurado no Salão de Frankfurt e aqui em 2012.
Ricardo, infelizmente vc tem razao, pois esse belissimo carro vai p/ mesma prancheta do fox,passat,jetta,touareg, etc……….
Talvez o visual desse carro não fique ruim. Como ele é um dos mais caros da linha VW, certamente ele usará o farol com leds similar ao de Touareg e Golf R o que deixará o visual frontal bastante interessante. Já as lanternas, aí sim a VW pode estragar. Obviamente que elas não terão desenhos circulares, mas se forem retilíneos e sem graça igual ao do novo Passat vai acabar com a traseira do carro.
Ainda sobrou a Kombi e a linha Gol sem o design padronizado
Linha Gol ano que vem ta ae……….
Vai ficar tão esportivo quanto um sabonete…
Que vergonha pra VW, padroniza tanto os carros dela, que ate o Passat tem os retrovisores do Passat CC. Que vergonha. É o mesmo retrovisor. rsrsrs
Me perdoem, acabei repetindo, o Passat tem os mesmos retrovisores do Gol G5, do FOX, do Voyage
Desculpem, mas não concordo com vcs. Acho a unidade visual da VW correta e todos os lançamentos estão vindo elegantes.
Todo Porsche tem aquela cara arredondada mas ninguém nunca falou mal disso. E ninguém tem dúvida de se trata de um quando aparece um modelo antigo.
Todo produto Apple tem cara de Apple e tb todo mundo adora.
Para as marcas é fundamental ter uma identidade.
@Leandro Pi, sou designer, entre outras atribuições, com experiência internacional, e posso afirmar que sua declaração não tem fundamento. Identidade sim, modelos iguais não. Ou vai dizer que um MacPro é igual a um iFail? Veja, Lambo, Ferrari, Aston Martin, todas tem forte identidade, mas nenhum carro tem o focinho do outro. O mesmo vale pros Porsche – o Carrera é essencialmente diferente do Cayman, mesmo no desenho dos faróis, mas sem perder a identidade própria da marca.
Muito diferente de quem compra um Passat CC e leva um focinho de Gol (e volante, painel, retrovisores…) p/ casa. E tem mais, essa "igualdade" dos volks é algo ideológico, não vale à pena questionar.
ok, John, respeito sua opinião e concordo que a VW exagera, mas discordo veementemente de quem diz que os VW são iguais. Acho muito difícil alguém confundir um Fox com um Passat. Até minha mãe sabe diferenciar um carro estreito e alto de um sedan baixo e largo pelo retrovisor.
Mas é o que vc falou: é algo ideológico mesmo. No Brasil é muito comum vc comprar um Passat e querer mostrar pros outros que tem um carro melhor. O alemão é um povo mais discreto: ele compra um Passat pq pra ele é mais adequado que um Fox e não faz questão de mostar isso pro vizinho.
No mais, nos anos 90 todos os VW brasileiros (incluindo Gol, Santana e Golf) utilizavam o mesmo espelho não só que o Passat, mas o mesmo dos Audis e ninguém achava ruim.
O coitado do Gol, que sempre teve voltantes horríveis que se desfaziam na mão dos motoristas de taxi, agora tem um belo volante (não só o design, mas com comandos de marcha e computador de bordo e som) e todo mundo está reclamando,
OBS: Aston Martin parecem todos idênticos tb!
abs
John, estava aqui vendo umas fotos no meu iPad depois de acessar o blogauto quando vi uma imagem do meu cunhado com o iPhone dele. Daí virei de lado e vi o iPod touch da minha esposa. E sabe de uma coisa: esses 3 aparelhos da Apple são todos simplesmente idênticos!!! Um é a versão ampliada do outro em termos de design.
Parabéns VW,estás enfeiando um belo produto teu!
Leandro Pi, os móveis da Apple são realmente idênticos – mesmo o nano, o desenho é o mesmo. Inclusive os clones chineses, que me referi como iFail… E é isso mesmo – na Europa, o respeito pelo próximo é outro. Aqui temos que nos adaptar a fatalidades como a de ontem, com o Bertolucci. Um trânsito aonde ninguém respeita leis e o próximo. Se você anda dentro do limite, na faixa e pára nos sinais, você é o diferente, é quem está "errado". Na maioria das cidades brasileiras – e principalmente no Rio e SP – os ônibus são dirigidos por loucos, que ultrapassam pela direita, atropelam crianças na calçada, despencam de viadutos, e – ninguém faz nada. A população reclama, até a próxima tragédia, mas o poder público e a Justiça não resolvem o verdadeiro problema do trânsito no Brasil. Está na hora de medidas mais sérias, pois está provado que alguns provocam o caos que atinge a todos.
Teu Wrangler já é do JK? Ainda tem ele? Usa o soft ou o freedom top? Vamos fazer lobby p/ Jeep trazer o diesel p/ Brasil, os caras são sem noção. De 2011 em diante está com mais de 200cv (VM Motori), é de se esperar que venha com a transmissão auto de 5 velocidades, tal qual o 2012 com phoenix. Abraço.
Fala John!
Pois é: não é só em SP e RJ; aqui em Curitiba os motoristas são ainda piores. Existe um tal de "ligeirinho" (que o mundo idolatra por ter sido criado pelo Jaime Lerner, aquele prefeito arquiteto que transformou a locomoção na cidade) que tem praticamente permissão para andar na velocidade da luz. Um absurdo! Quem já andou de busão na Europa ou Canadá sabe o que um motorista que sabe dirigir de maneira confortável e pontual.
OBS: sim, o meu Wrangler já é do JK; comprei a pouco tempo e ainda não tirei a hardtop dele (mas tenho a soft guardada). O problema do lobby é que eu sou daqueles que compram somente carro usado e as montadoras/importadoras só ouvem os clientes de 0Km nas pesquisas. O motor do JK é um absurdo de low-tech (gastão e amarrado). Na Europa eles temum ótimo CRD 2.8 diesel de 177 cv. E ainda melhor: vendem o Wrangler com opção de vir SEM os bancos traseiros, daí ele paga imposto de veículo comercial (como se fosse uma pick-up). Eu tb queria!
Acho que a marca de um fabricante está justamente em um detalhe comum a todos os produtos, seja uma logo apenas ou até um desing "padrão" (diferenciado pelas dimensões) e também acho que não está errado. Mas em alguns momentos torna-se cansativo.
Obviamente é visível a diferença entre um novo Jetta e um Fox, mas também são visíveis suas semelhanças! Ora, hoje se pode ter um Gol I-Motion com um volante idêntico ao do Passat CC (diferenciado apenas pelos materiais empregados)!
Isto é ruim? Do ponto de vista do avanço/desenvolvimento dos modelos “mais populares”, não! Mas do ponto de vista da exclusividade de um modelo como o Passat CC, sim! Alguém gostaria de ver uma Ferrari 458 Itália na cor bege fosco, com motor 2.0 de 120cv, bancos de tecido e rodas de ferro com calotas? Salvo ao exagero, é a mesma coisa! Acho que as marcas vão longe demais nesses casos e acabam perdendo credibilidade. Espero que o CC não passe pelo mesmo que o antigo Jetta, hoje um Jetta “qualquer” na questão desing.