O Agera R brilhou no estande da Koenigsegg no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2014. O automóvel recebeu uma nova versão, a One:1, com preparação especial para enfrentar modelos de peso, como a Ferrari LaFerrari e Porsche 918 Spyder, o que inclui materiais mais leves e aumento da pressão dos turbos do motor. Essas modificações deu ao Koenigsegg Agera R One:1 uma velocidade máxima de nada mais, nada menos que 440 quilômetros por hora.
O novo Koenigsegg Agera R One:1 conta com um motor V8 de 5.0 litros equipado com duas turbinas, com nada modestos 1.360 cavalos de potência e 101,9 kgfm de torque, entre 3.000 e 8.000 rpm, e 139 kgfm de toque máximo, disponível a 6.000 rpm. O nome do modelo surgiu através da sua relação peso/potência de 1 kg/cv – o peso é de 1.360 kg.
Essa potência e torque foram obtidos graças ao uso de dois turbos de geometria variável, bloco e cabeçote de alumínio, coletor de admissão e tampas de válvulas em fibra de carbono e sistema de escape de titânio com soldas Tig. Com isso, o motor pesa apenas 197 kg.
O chassi do Koenigsegg Agera R One:1 também recebeu materiais mais leves. Há módulos de fibra de carbono, com o núcleo em forma de colmeia (lembrando os carros de F1), o que resultou em um peso de 72 kg e rigidez à torção de 6.628 kgfm/grau. A fibra de carbono também está nas rodas, de 19 polegadas na dianteira e aro 20 na traseira, com pneus Michelin Cup 2 265/35 na dianteira e 345/30 na traseira, com especificação para 440 km/h.
Veja também: Avaliação: Volkswagen up! 2015, um ‘UPgrade’ na categoria
O superesportivo Koenigsegg Agera R One:1 conta ainda dois flaps independentes de cada lado do splitter dianteiro e uma asa traseira de plano duplo com atuação hidráulica, capazes de produzir 610 kg de downforce a 260 km/h e 830 kg a 440 km/h. O preço do Koenigsegg ainda não foi divulgado, mas todos os exemplares já foram vendidos.
Koenigsegg Agera R One:1
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.