Versão da Kia do Hyundai Accent, o novo Rio teve seus primeiros esboços divulgados pela marca. Os desenhos referem-se a um conceito que será mostrado no Salão de Genebra, em março.
O curioso na história é que esses desenhos dão a entender um carro mais ousado, mas protótipos flagrados recentemente não mostram um projeto normal, que lembra uma mistura do já citado Accent com o Kia Cerato. Em Genebra será revelada a versão hatch 5 portas, mas um sedã está confirmado.
Segundo a Kia, o novo Rio será um pouco maior que a atual geração, o que o deixa numa faixa que hoje ocupa o New Fiesta, por exemplo. Com lançamento previsto para o meio do ano, o Rio deverá ser vendido no Brasil até o final de 2011, mas pelas dificuldades que a montadora tem para homologar e importar os lotes, apostamos mesmo em 2012.
Abstraindo os exageros típicos desses esboços, me parece um belo hatch pequeno.
E acho que o volante não tem formato de "U". Acredito que o corte foi proposital, para não encobrir as linhas do painel.
Oi Fabio, reparei nesse detalhe do volante e você tem razão: a peça tem um corte desproporcional, sinal que não se trata de um projeto em "U" como imaginei.
Obrigado pelo aviso!
Abs,
Ricardo Meier
Uma observação que deveria ser considerada pelas montadoras locais, principalmente a Vw, que faz o inverso do mercado mundial referente ao Gol.
No mundo todo, todos os carros sobem de categoria, na medida que são lançados suas atualizações. As montadoras fazem isso, inclusive a Vw, a Kia subiu de categoria com a Sportage, Cerato… e agora com o Rio. O requinte do novo Rio, com certeza será maior, o acabamento melhorado, será um carro mais refinado. Até o novo Uno subiu de categoria.
Enquanto isso, a Vw no Brasil que tinha os antigos Gols Gt e Gti, eram carros de categoria superior e hoje os Gols foram rebaixados a carro popular. Se a VW não abrir os olhos e melhor o nível dos Gols, a Fiat também não fizer o mesmo, serão carros com futuro comprometedor.
Se o Kia Rio, vier requintado e luxuoso, carro que perderia para os antigos Gols Gti, que na época dele brigava com o peugeot 306, passará a perder para o novo kia Rio, sendo que o Rio passará a brigar com o novo Fiesta, Punto. O antigo Gol era superior a um Fiesta que nunca teve um motor 2.0 e até mesmo um Punto que não existia no Brasil na época. Já o novo Gol é inferior ao novo Fiesta e Punto, ou seja, os concorrentes subiram de categoria e a Vw rebaixou o Gol e subiu o Fox, que era para ser o popular, mas que teve melhora de acabamento, fazendo o mesmo com o Polo.
Assim, se não houver melhora no Gol, será ao contrário do Corolla e Civic que existem a mais de 40 anos fazendo sucesso no Japão e mundo afora, um carro sujeito a sair de mercado, por ficar de escanteio pela própria montadora, talvez por não ser uma plataforma mundial.
@Comanche
Acredito que a marca esta muito desinteressada em trabalhar com carros de imagem ( polo, golf ), pois se um crossfox com todo o plastico possivel chega custar até 60 mil, p/ que fabricar aqui um polo indiano que mesmo com o custo Brasil, custaria no maximo 48 mil?! p/que se mexer em fazer o golf VI no mexico e trazer p/ cá , se nós temos um golf de 1998 que ja foi pago há muito anos,e continua dando um lucro excelente?!, o resultado disso é que a marca cresceu apenas 1.9% e a ford 12%, portanto num medio prazo, a VW vai sentir sim o desprezo que teve com esses dois excelentes carros que não foram atualizados, é só ver o que os coreanos estao avançando depressa demais! de quem é a culpa?, do depto de produtos e engenharia que insiste em lucrar muito c/ gol e fox, e como consequencia deixar de lado os modelos premium que só p/ a marca não interessa!!!!! Ps. 12/10 i30 3000 contra 1500 golf! falei alguma besteira?
@Comanche
Disse tudo. Até pra ficar na mesma marca, devemos lembrar que o Golf surgiu como compacto para substituir o Fusca. Depois cresceu e a VW alemã criou o Polo. O Polo tb cresceu e apareceu o Lupo.
A VW perde a cada dia a oportunidade de aproveitar o nome Gol. Cadê o Gol GTS e GTi na G5? Tb acho que o Gol deveria estar concorrendo com Punto, e não com o Uno.
A verdade é que a VW se perdeu quando criou o Fox. A sobreposição até hj ficou estranha. O Fox nasceu para ser uma alternativa sofisticada ao Gol e deveria ter ocorrido o contrário. O presidente da VW na época percebeu isso e tentou baratear o Fox (por isso no lançamento havia aquele interior tosco contrastando com a bela base mecânica do Polo). E daí logo depois veio o Polo, que deveria ser, na verdade, o Gol: um compacto bom de guiar e com carisma para justificar a diferença para o compacto low cost.
Vc já percebeu que todo low cost (quer seja nos EUA, Europa ou Índia) é sempre em formato minivan? Spark, Aygo, Nano, i10…..
@Leandro Pi
Leandro, você disse mais ainda e melhor esclarecido. Tudo é verdade o que vc. disse. É exatamente isso e também está corretíssimo sua sequência cronológica sobre o Fox e Polo. Eu acredito seriamente que o Gol mesmo líder, é desprezado pela Vw, pelo fato de não ser projeto mundial e apenas local, ao contrário dos outros Vw. Realmente a intenção inicial era lançar o Fox e retirar o Gol de linha, mas a estratégia da Vw se mostrou um equívoco como você mesmo deixou esclarecido e ela fez mudanças nos produtos.
Lembra do Audi 80 que é o mesmo Audi A4, o tanto que subiu de categoria. O mesmo se comparado com o Passat alemão que tinha o formato lá na Alemanha da Santana vendido no Brasil, e o quanto o Passat subiu de categoria. O Santana se ainda estivesse em produção, brigaria com Vectra atual que também subiu de categoria por ser Astra, enquanto o atual Passat hoje briga com carros do porte do Malibu no Brasil ou até mesmo o Omega Australiano.
@fernando meier
Fernando é isso mesmo, você está está correto, apenas penso que quem breca projetos na Vw, não é o depto de produtos e engenharia, mas sim o depto financeiro e administrativo. Essas montadoras acham que somos todos burros e ignorantes, mas quem são os burros são elas que perdem a oportunidade de ganhar mercado e se consolidar.