É um número mágico e seria impossível em outros tempos, mas agora dá mesmo para acreditar. A Kia planeja vender 107.000 veículos em 2011, um número que se fosse obtido este ano daria a ela o 7º lugar no ranking, à frente da Hyundai.
A montadora irmã da Kia já acumula mais de 95 mil unidades em 2010 e deve beirar as 103.000 unidades este ano. Já a Kia prevê atingir 57.000 carros em 2010, já um número impressionante para quem saiu de 20 mil unidades em 2008 e 24 mil carros em 2009.
Novidades a marca tem de montes, clientela potencial também haja visto quantas pessoas estão na fila por um Sportage da nova geração. Agora de nada adianta mirar lá em cima se a fábrica coreana não dá conta ou cria dificuldade para enviar lotes de carros para o Brasil. É nítida a diferença de tratamento da matriz com a CAOA e o grupo Gandini. Enquanto o primeiro parece ser um cliente VIP, capaz de manter uma cota mensal de mais de 3 mil i30 todos os meses o segundo vive indo para Miami negociar um volume maior de importados.
Em outra frente, a Kia trouxe para seu time de executivos Philip Derderian, que até há pouco era presidente da Chrysler no Brasil. Na montadora coreana, ele será diretor de marketing, um cargo que não existia até então. Um palpite: por que um presidente de uma marca resolve ser diretor em outra? Tem cara daquela oportunidade que aparece bem na hora em que seu tempo numa empresa está acabando. A Fiat certamente deve encaixar algum executivo próprio à frente da Chrysler e para Derderian sair de lá e assumir uma posição numa marca em franco crescimento pode ser uma boa saída honrosa. Mas, claro, como dissemos, é um palpite.