Modelo de entrada da Kia Motors no mercado brasileiro, o Picanto acaba de estrear lá fora sua terceira geração. O novo hatch compacto será uma das atrações do Salão do Automóvel de Genebra, que acontece em março, e chega com visual mais agressivo e dentro dos padrões da fabricante sul-coreana; além de novas tecnologias, espaço interno mais amplo e motorização mais eficiente.
O visual do novo Kia Picanto nada tem a ver com a segunda geração. O carro adotou formas mais modernas e inspiradas no irmão maior Rio (cotado para ser vendido no Brasil). A dianteira traz como destaque os faróis espichados, com máscara negra e filete em LED, formando conjunto com a grade “nariz de tigre”, e para-choque com ampla entrada de ar que abriga ainda o suporte de placa e os faróis de neblina.
Nas laterais, há linha de cintura elevada e formas mais limpas, além de vinco nas caixas de roda. Há rodas de 14, 15 e 16 polegadas. Já as laterais exibem lanternas em formato de “C”, acompanhando o desenho da tampa do porta-malas, e para-choque com formato mais retilíneo.
O interior também acompanha os carros mais caros da Kia. Por dentro, o Picanto conta como destaque o sistema de entretenimento com tela “flutuante” no centro do painel, com direito a uma tela sensível ao toque,serviço de mapas Kia T, MirrorLink, Apple CarPlay e câmera de ré.
Nas medidas, são 3.595 mm de comprimento, 1.595 mm de largura e 1.485 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.400 mm. Ou seja, o carro está 5 mm mais baixo e apresenta 15 mm a mais na distância entre-eixos, beneficiando o espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás. O porta-malas tem capacidade para 255 litros, contra 200 l da geração anterior.
O Kia Picanto é construído a partir de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida especificamente para carros compactos, com 44% aços de alta resistência em sua produção (no modelo de segunda geração são 22%). Há ainda adesivos estruturais aplicados na área de impacto para diminuir a deformação em uma colisão e método de estampagem a quente para melhorar a rigidez torcional e a resistência do teto.
A lista de equipamentos inclui sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e de joelhos para o motorista); controle de estabilidade; sistema de vetorização de torque por frenagem; sistema de frenagem de emergência; monitoramento da pressão dos pneus; aviso de colisão frontal; volante com aquecimento, entre outros.
Pelo menos na Coreia do Sul, o Kia Picanto 2018 será equipado com uma nova versão do motor 1.0 litro Kappa Eco de três cilindros, que rende 76 cv e 9,7 kgfm, com melhorias para reduzir o consumo de combustível: segundo a marca, o carro entrega consumo médio de 15,4 km/l.
O novo modelo terá preço inicial de 9.500.000 wons, alcançando os 12.850.000 wons na versão topo de linha (cerca de R$ 25,7 mil e R$ 34,7 mil, respectivamente, numa conversão direta). As vendas do carro no mercado sul-coreano terão início no final de janeiro.