Coluna do jornalista Daniel Castro, do jornal Folha de São Paulo, afirma nesta sexta-feira que a Kia pagou R$ 300 mil por uma matéria de 4 minutos e 35 segundos no programa Auto Esporte, da Rede Globo. A reportagem fala do novo Soul e só tece elogios ao veículo.
A Globo negou que tenha “vendido” o espaço editorial, segundo a coluna. Para a TV, foi feito um “product placement”, aquele recurso em que produtos comerciais são inseridos em novelas e filmes no contexto da cena. Nesse caso, no entanto, a justificativa realmente não funciona já que o assunto é o próprio carro.
Esse tipo de publieditorial é delicado e cheio de nuances e o fato de a Globo dizer que o Auto Esporte é um programa de entretenimento e serviços não quer dizer que não acaba avalizando um produto como se fosse um programa feito pela central de jornalismo.
Assistimos a reportagem e não há dúvida que não se trata de uma avaliação do Soul e sim um publieditorial. Não há uma só crítica ou observação sobre melhorias que o carro poderia ter, como o fato de não ser flex, por exemplo. (Vejam abaixo o vídeo no Youtube).
O fato é que o Soul é um bom carro e não precisa desse tipo de propaganda. E vocês, leitores, o que acharam?