A Kia Motors anunciou nesta semana sua habilitação como importadora no programa Inovar-Auto. Agora, a montadora sul-coreana terá o direito de importar um volume de 4,8 mil unidades por ano sem pagar os 30 pontos percentuais extras no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A portaria do MDIC de número 56 foi publicada na segunda-feira, 31, no Diário Oficial da União.
“Para uma empresa que comercializou média anual de 52 mil unidades entre 2010 e 2012, a cota máxima de 4.800 unidades/ano não será suficiente. Mas certamente vai contribuir muito para que 2014 seja um ano mais alentador”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Para voltar a ter competitividade no mercado nacional, a Kia Motors terá que contabilizar em 2014 as 6 mil unidades do Bongo produzidas no Uruguai, dentro do regime do Mercosul e, portanto, também sem os 30 pontos extras no IPI. Para este ano, o presidente da divisão brasileira da Kia, José Luiz Gandini, espera um crescimento de 3% sobre as vendas registradas em 2013, ou em torno de 30 mil veículos.
“Como fechamos o ano com 29 mil veículos emplacados, ao projetarmos 3% de crescimento, chegaremos a 30 mil unidades em 2014. Para chegarmos a essa projeção, contaremos com a cota de 4.800 unidades e 6 mil de Bongo, sem a alta de 30 pontos percentuais no IPI, e mais cerca de 20 mil unidades com o IPI diferenciado”, analisa Gandini.
O Inovar-Auto foi instituído em outubro de 2012. Entretanto, a Kia Motors entrou para o programa somente agora porque apenas como importadora e distribuidora não teria como atender os requisitos mínimos do programa. “Sem o comprometimento jurídico da montadora sul-coreana, não teria como sustentar o nosso compromisso com o Governo brasileiro em outubro de 2017, quando todas as montadoras e importadoras precisam comprovar a redução de emissões”, argumenta.