O Mohave é hoje o modelo mais caro da Kia no Brasil. Começou a ser vendido em março do ano passado e também é conhecido como Borrego nos Estados Unidos. Lá, por uma infeliz coincidência, ele chegou num momento desfavorável em que os utilitários esportivos estavam em baixa por causa da imagem de beberrões e anti-ecológicos. Por isso há rumores que a Kia está deixando de vendê-lo nesse país já pensando num substituto mais adequado ao novo apelo dos consumidores. No Brasil, o modelo emplacou 570 unidades em 2009, um valor razoável se pensarmos que ele tem preço de SUV médio e porte de SUV grande. Ainda assim a Kia optou por reduzir o preço da versão top com motor V8 a gasolina de R$ 174 900 para R$ 149 900.
Pois é o V8 o modelo que deveria vender mais nos EUA. Não é arriscado dizer que a Kia deve estar com estoques elevados do Mohave mais caro. Agora, a versão a diesel 3.0 litros com 250 cv passa a ser a mais cara da linha, saindo por R$ 169 900 – há ainda o V6 a gasolina, de entrada, por R$ 139 900.
O Mohave é, sem dúvida, um SUV barato já que traz muitos equipamentos como vários sistemas de auxílio a direção (ABS, controle de tração e estabilidade), 10 airbags, ar-condicionado quadrizone e até o DAC, mais conhecido como sistema que controla a descida em declives muito acentuados. O problema é que nessa categoria a demanda é maior pelos crossovers cujo apelo visual e o comportamento na cidade e na estrada é muito superior ao do SUV com chassi e carroceria separados.
Ficha técnicas
Kia Mohave V6 3.0 litros diesel