Por meros 62 carros, o Cerato não termina setembro como o vice-líder do segmento de sedãs médios, atrás apenas do Corolla. O sedã da Kia emplacou nada menos que 2.373 unidades no mês passado contra 2.435 do Honda e 4.669 do Toyota.
Como se vê, a Kia tem um produto desejado nas mãos, mas não consegue dar conta da demanda porque a matriz coreana não produz mais carros. Até abril, o sedã já havia atingido um volume mensal acima de mil unidades, mas depois a falta de carros travou o crescimento. Apenas em agosto uma nova remessa chegou e a Kia pôde vender de acordo.
Para completar, a chegada do New Fiesta motivou a coreana a baixar o preço do Cerato enquanto a rival Honda fazia de conta que o City estava mais barato. O crescimento do sedã é impressionante: em 2008, a geração antiga, feia que dói, vendeu pouco mais de 1.200 carros, metade do volume de setembro apenas. O sucesso do carro fez a Kia atingir seu maior patamar de vendas no Brasil desde os tempos da Besta. Foram 6.540 carros, alta de 20% em relação a agosto.
Será que o Cerato hatch fará o mesmo entre os médios?
E nem é flex ainda hein!!
O Cerato é carro muito bonito e com potencial!
Pergunta direcionada a Kia.
Porque não produzir o Cerato no Brasil para suprir a demanda, que bem como o redator disse, está perdendo vendas pela falta de oferta do produto. Imagina flex como disse o amigo Fabiano.
Pergunta as outras montadoras e principalmente a Renault.
Porque não investir em novos produtos, basta ver o sucesso de vendas da Kia e da Hyundai, isso porque ainda não vieram o i20, o Avante… basta ver o i30 como vende sem ser flex ainda. A renault será que não tem interesse em deixar de ficar patinando e oferecer produtos verdadeiramente Renault igual aos franceses da marca, ao invés de romenos dacia com marcas renault. Ter uma segunda opção de linha de frente com qualidade e preços satisfatórios é válido, agora colocar toda sua gama de produtos em produtos não bem aceitos é totalmente equivocado.
A verdade é que existem empresários e empresários. Não basta um título de MBA…uma Sorbonne… que não é suficiente. Falta o dom daquele empresário em que os funcionários possam apontar e dizer esse é o Cara que eu um dia quero apertar sua mão.
O resto só patina.
Comanche, será que se a Kia tivesse uma fabrica aqui, ela não seria igual ao G4 e aos franceses e japoneses?!!!, pq uma vez instalada aqui, ela olharia o custo de produzir/imposto/alto lucro, nós teriamos um 206,5 da kia, um logan da kia, um vectra da kia e assim por diante, agora é de se espantar como que produtos caros como city e civic, pode perder vendas tão facil p/ produtos similares e com menor preço como é o new fiesta e o bravo kia cerato!!! parabens Kia continue assim, pois será lindo ver carros ultrapassados como o que as outras vendem, ir paro o buraco!
Pessoal, obrigado por avisarem, não sabia que a Renault fabricava carros no Brasil…
Sério, nossas fábricas são uma vergonha. E pagamos tudo absurdamente caro.
@Comanche
Prezado Comanche, a causa do nosso atraso não penso que seja falta qualidade nos executivos dessas empresas, pelo contrário, são de longe os que mais remetem lucros as suas respectivas sedes. Portanto ótimos no que fazem.
O problema dos carros brasileiros é o público que aceita esses produtos e um infeliz hábito de protecionismo da industria por parte de um incapaz governo brasileiro.
Veja a MB CLC por exemplo este é seu último mês de produção. Um completo fracasso no exterior justamente pq esse modelo utiliza o chassi do classe C antigo. A imprenssa estrangeira fez disso quase um Watergate. Inúmeras matérias, cartas públicas e autoblogs criticando a reciclagem de um chassi Mercedes. Eles não engolem desaforos.
Aqui temos, motor Monzatech, Uno mille, Kombi, Golf de 15 anos… e se vê um monte rodando nas ruas.
Outra coisa ridícula é um imposto de proteção à importação injustificável, que inclusive é tema constante na OMC.
Só por curiosidade, a Coréia do Norte tinha mercado muito semelhante ao nosso, fechado e de recursos limitados…Bastou o governo abrir as importações que os carros deram saltos tremendos de qualidade, evoluíram. Lembram-se de abertura de Collor?
Acho que se a Kia aumentar a capacidade da sua fábrica an Coréia esta seria a melhor solução. Fábrica no Brasil? Pra que se incomodar se o custo Coréia é muito mais baixo que o custo Brasil (mesmo considerando o frete marítimo).
Quero é que as coreanas produzam cada vez mais carros na Àsia e os tragam pra cá com esses preços de guerra (isso ocorre tanto aqui como nos EUA e Europa). Nesse mercado, volume é garantia de sobrevivência. E volume são 50 mil carros por mês, não 2500 que seria o que o Cerato nacional venderia. E não torço por isso por causa de seus modelos: odeio carros orientais (chineses, japoneses e coreanos), mas eles tem uma tarefa muito honrada de pressionar a concorrência onde atuam.
E ainda bem que a Kia não fabricará o modelo no Brasil. Imagina se a marca aprende com as Nacionais e faz como a Hyundai que já chegou muito bem: produzindo um Tucson do modelo antigo e depenado pelo mesmo preço do coreano!
um F…-se pras fabricas aqui ou da china…eu quero comprar um carro bom e barato…tenho um cerato e so me arrependo de nao ter tido dinheiro pra comprar o top deles…ja estou a um ano com o modelo 201 e feliz demais, fui comprador de um dos primeiros 707 ceratos que desembarcaram por aki, na epoca fiquei com medo de ser proprietario de um futuro TEMPRA ou MAREA da vida, mas vejo q nao havera esse problema com os carros da kia.
Para quem está pensando em comprar um sedã aconselho a ir olhar de perto o Cerato, ele me impressionou positivamente. Acabamento, equipamentos e beleza do conjunto. Sinceramente, se colocar lado a lado com o Civic, ele parece melhor resolvido visualmente. Além disso, acho que o seu preço é o mais "honesto" da categoria. Acabei comprando o Soul, pela aplicação que faremos (familia) do carro. Mas o Cerato tá muito bacana mesmo.
Que notícia mentirosa, hein !!!
Cris, vc está certissimo, F….. mesmo principalmente para os sindicatos dos metalurgicos que não se mexem, aos compradores de classic, agile, logan,kombi, golf, 206,5 e outros lixos, uma vez que sempre somos explorados por fabricas gananciosas que só querem lucros com mercadorias lixo, eu tbm nao tô nem aí se tem fabrica ou não, pq p/ cobrar 75 mil num golf 4,5 lixo e a mitsubishi trazer no inicio do ano um lancer hatch de 160 cv e tração nas quatro do japao por 80 mil, ai vc ve que tem coisa errada no mercado, ou seja nenhum marca sem importa com o consumidor final, o que interessa é somente o altissimo lucro que todas tem aqui, então como vc disse eu quero é mais comprar carros bons com preço justo, coisa que é muito difícil hj em dia!!
@thiago
nao entendi !! mentirosa onde???
Uma pena esse carro ser um pouco manco, poderia ser 1.8 e ter um volante um pouco mais bonito tb pq por fora ele eh bem interessante.
Comprei um, e que bela surpresa, bom de estrada, muito econômico, macio. Ok, tem um defeito ou outro, como qualquer carro. Seu motor 1.6 com 126 cavalos é bom e elastico. Penso que fiz excelente compra. Já me disseram e a desvalorização. Bem primeiro paguei bem menos que se fosse comprar qualquer equivalente nacional, segundo, carro completíssimo e seguro, foi considerado dos mais seguros nos EUA. Conclusão: Belo carro, minha vida em segurança e um bom preço.
Parabéns Kia, pelo Cerato. Estou namorando este carro, mas fabrica um Flex vai…só falta isso pra eu comprar, caso contrário, já estou apaixonando pelo New Fiesta Sedan, que está demais também, com ótimo preço e FLEX…Eu não quero desistir do Cerato.
De cabeça formada: Irei comprar um sedan completinho, fui a luta. Testei o city (62000), muito caro, nao quero. Testei o New Fiesta (58000), apertado atras, retorceram os plasticos do painel pra impressionar, ainda é um fiesta. Testei o 307, dizem que vai sair de linha, mas o carro é muito bom. Testei o Cerato, aí acabou a dúvida. Tive que pedir, pois não tem mais disponivel nas lojas. Aqui em curitiba, tem 5 lojas kia e só tem um ou outro automático (nao quero). Pedi um top manual preto. Quando chegar, vou mandar pintar as rodas 17 de grafite. Fica animal.
Da mesma forma eu também digo que só estou a espera o flex, Kia pelo amor de Deus lança logo esse carro, vivo testando o Cerato nas concessionárias só para confirmar que o carro é bom demais, como se eu não soubesse.
Se alguém souber qdo a Kia irá lançar o flex, me informe pois estou com a grana na mão e não aguento mais esperar.
Kia flex no meio de dezembro… para janeiro as vendas
pessoal, na boa, carro flex é bem mais gastador!! tenho um cerato, modelo novo 6 marchas, 19 na estrada tira tranquilo… que flex 1.6 com conforto faz isso na gasolina andando a 130 com ar e carregado???
o problema é que se não for flex o mercado não aceita.. a pelo amor de Deus isso é para donos de gol 1.0 que faz 5 com alcool e 10 na gasosa…
vamos falar de carros e não disso que a gm/ fiat e volkswagem lançam no mercado,um pouco melhor é a ford porque tem um grande carro fusion, também é só. Agora as coreanas estam demias, tenho dois um tucson gls automatico 2008 e agira comprei um cerato da kia catalogo 283 , magnifico a carro.Facricas coreanas estam de parabens pelos carros que se encontram no mercado, estou pretendendo no final do ano compra uma Santa fé. Amigos não comprem essas coisas que a gm / fiat/ e volkswagem colocam no mercado. Abraços
estava namorando o civic, porém, quando vi o cerato me apaixonei, preço qualidade e uma garantia de 5 anos. O modelo esportivo tem uma diferenca de 3.000,00 do normal e é show de bola por 61.900,00 com tudo que tem direito.Voltarei no final de semana para pegar o meu. Adeus New Civic, ou melhor old civic.
Alguem pode comentar sobre o novo cambio de 6 marchas, e se há diferença no consume entre este e o cambio mecanico.