E o Hyundai i30 terá um concorrente à altura em breve no Brasil. Claro, se a lógica de mercado falar mais alto. A Kia apresentou no Salão de Nova York o Cerato hatch – ou Forte hatch nos EUA. O modelo já havia sido flagrado em testes na neve há poucas semanas, mas surpreendeu o fato da sua apresentação ocorrer por lá.
O público norte-americano não é fã de hatchback, embora a Kia diga que passará a vendê-lo nos Estados Unidos no final do ano. Se eles não querem, nós queremos. Não será nada mal ver o Cerato hatch por aqui. Se o Cerato sedã custa pouco mais de R$ 51 mil na versão básica, o hatch pode sair por menos de R$ 50 mil com motor 2.0 flex, caso isso se confirme.
Imaginamos que a Kia brasileira já esteja de olho nessa possibilidade porque o Cee´d, o irmão do i30, é feito apenas na Europa e de lá a marca coreana não importa nada devido ao câmbio desfavorável. Já o Cerato hatch certamente será feito na mesma planta do sedã e do Koup.
O visual não chega a ser ousado – a traseira é correta, mas normal e a lateral quase idêntica ao sedã. As lanternas, por exemplo, apesar de mais proeminentes, têm o mesmo desenho.
A Kia não divulgou ainda fotos do interior, mas o que se sabe é que o modelo automático terá paddle-shift no volante além de partida por botão no painel.