Principal atração da Kia para o Salão do Automóvel de Genebra, em março, a segunda geração do Cee’d agora já pode ser vista em todos os ângulos da carroceria (frente, lateral e traseira). O novo hatch europeu foi totalmente reformulado e agora compartilha plataforma e conjunto motriz com o novo i30. No visual, o Kia Cee’d 2013 adotou linhas já presente nos recentes modelos da sul-coreana, como o sedã Optima e o utilitário-esportivo Sportage.
O Kia recebeu traços mais agressivos na dianteira e laterais mais limpas, que não apelam para os vincos pronunciados, como na “escultura fluída” dos primos Hyundai. O mesmo acontece com a traseira, aonde o Cee’d ganhou uma tampa do porta-malas mais ampla – que facilita a acomodação de objetos no porta-bagagens – e lanternas elevadas, que invadem a tampa e sobressaem nas laterais. O interior, entretanto, poderá ser visto nas próximas semanas, mas a marca disse que o novo Cee’d terá “um interior refinado e um painel focado no motorista, com um forte foco na qualidade dos materiais”.
Segundo a Kia, o novo Cee’d será oferecido na Europa com quatro opções de motores. A gasolina, haverá o 1.4 litro CVVT com 100 cv e o 1.6 GDI, com injeção direta de combustível e potência de 140 cavalos. Já os turbodiesel, haverá o 1.4 litro CRDI de 90 cv e o 1.6 CRDI de 126 cv. A transmissão é manual de seis velocidades.
Durante sua apresentação em Genebra, a Kia deverá anunciar o Pro C’eed, que terá três portas e motor 1.6 turbo de 203 cv do Hyundai Veloster.
No Brasil, a montadora asiática não dá indícios se lançará o novo hatch. Mas há grandes chances do modelo vir ao País, visto que a nova geração do sedã Cerato será praticamente um Cee’d com “bumbum”, e possivelmente não haverá um Cerato Hatch, que seria bem semelhante ao Cee’d 2013.