E eu que pensva que a Kia Carnival já estava à beira do precipício. E não é que os coreanos sacaram algumas novidades do bolso e atualizaram a van de oito lugares? Agora o motor é um 3.5 V6 com 276 cv de comando duplo variável de válvulas, mais potente e econômico que o anterior.
A Kia também ampliou a linha: de uma para duas versões, a de entrada, por R$ 124.900, traz CD playercom entrada para iPod e USB, keyless, abertura elétrica da tampa do combustível, volante com regulagem de altura, bancos traseiros removíveis, bancos da última fileira rebatíveis, retrovisores com regulagem elétrica e aquecimento, faróis de neblina, direção hidráulica, air bag duplo, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sensor crepuscular.
Já a topo de linha custa R$ 154.900 e acrescenta à lista acima os seguintes itens: computador de bordo, piloto automático com controles no volante, ar-condicionado digital individual, revestimento em couro, rodas de liga leve aro 17’’, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e memória, air bags lateral e de cortina, câmera com visor LCD para marcha a ré, controle eletrônico de estabilidade e sensor de chuva.
Para não passar despercebida, a Kia trocou a grade por um desenho que inclui a “boca de tigre”, DNA da marca atualmente. A Carnival havia sumido do mercado nos últimos meses, mas nunca representou muita coisa na receita da Kia no Brasil: em 2011 foram 169 unidades apenas.