Para preencher a lacuna existente após a saída da ER-6n e se posicionar entre as atuais Z300 e Z800, a nova Kawasaki Z650 ABS acaba de ser anunciada no mercado brasileiro. Apesar do novo nome, a naked é praticamente uma evolução de sua antecessora; apostando num visual mais agressivo que segue o padrão das outras motocicletas esportivas da marca. A Z650 estreia nas concessionárias em junho com preço de R$ 32.990.
Na parte estética, a Kawasaki Z650 ABS apresenta formas mais encorpadas, em especial pelo conjunto óptico dianteiro de formato reduzido e o tanque de combustível mais robusto; acompanhado por aletas laterais e chassi com alguns pontos à mostra. O destaque, porém, fica pelo peso mais baixo, de 187 kg; graças ao novo quadro de aço de alta tensão que pesa apenas 15 kg.
O motor que equipa a nova naked da Kawasaki é um bicilíndrico com refrigeração líquida, DOHC, oito válvulas, de 649 cm³ e com injeção eletrônica de combustível. Ele consegue desenvolver 68 cavalos de potência, a 8.000 rpm, e 6,7 kgfm de torque, a 6.500 rpm; associado a um câmbio de seis marchas.
O conjunto inclui ainda suspensão com garfo telescópico dianteiro de 41 mm e traseira horizontal do tipo back-link com ajuste de pré-carga; sistema de freios com discos em formato margarida, sendo dois com 300 mm e pistões duplos na frente e um de 220 mm e pistão simples atrás; e, como o próprio nome indica, sistema de freios antitravamento de série.
Nas demais características; há painel de instrumentos com conta-giros que indica o momento certo para realizar as trocas de marcha; velocímetro digital; hodômetro digital e outros dois parciais; marcadores de combustível, de média de consumo e de consumo momentâneo; indicadores da posição de marcha, de temperatura do motor, de temperatura externa e relógio.
A Kawasaki vai vender a nova Z650 ABS nas cores Metallic Flat Spark Black/Metallic Spark Black, Pearl Flat Stardust White/Metallic Spark Black e Candy Lime Green/Metallic Spark Black.