Isso é lenha na fogueira da briga entre as montadoras. O Ministério da Justiça confirmou nesta terça-feira que houve falha no cubo das rodas das unidades do Stilo que sofreram acidentes repentinos desde 2007. Por isso, a Fiat terá de pagar uma multa de R$ 3 milhões e fazer o recall o mais rápido possível.
O acidente que motivou a investigação ocorreu em 2007 como um Stilo que rodava pelo Nordeste. O próprio motorista do carro encomendou um laudo à parte para provar que houve defeito. Segundo o Ministério da Justiça, a Fiat foi chamada e compareceu 13 vezes quando apresentou várias justificativas para provar que não havia defeito.
Interessante que o problema só ocorreu em veículos que não possuíam ABS. O governo agora aguarda que a Fiat anuncie o recall e todo o procedimento para correção do problema.
O caso não é específico da Fiat ou de qualquer outra montadora. Todas erram no projeto, mas omitir um problema é assustador, de uma irresponsabilidade sem tamanho. A Toyota fez isso nos EUA por anos causando a morte de várias pessoas. Certamente, a punição ainda é muito branda para que elas se sintam pressionadas a assumir um defeito o mais rápido possível.
Atualizado às 23h56
A Fiat divulgou nota oficial a respeito da decisão da Justiça que considerou “inusitada”. A fabricante também deixou claro que, embora vá convocar um recall, entrará com recurso contra a decisão. Veja o comunicado a seguir:
“A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera, entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas.
Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará, de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do referido laudo e da decisão do DPDC.
A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre nortearam a conduta da empresa.”
R$ 3 milhões por ficar na moita e colocar em risco a vida dos seus consumidores? Ficou de graça! Praticamente um convite a outras atitudes como essa.
se ja era um modelo ruim de mercado – é o médio menos vendido do pais, apenas a frente do Vectra GT qye não vende nada mesmo – agora é que o carro vai ficar queimado no mercado como foi com o Tipo que literalmente dezenas pegaram fogo e a marca pouco fez para sanar os problemas. Desta vez é até mais grave visto que houveram mortes em acidentes e a FIAT não tomou providencia nenhuma, mesmo que tardiamente como a Volkswagen fez com o Fox e o rebatimento do banco traseiro que decepou dedos de pessoas.
Com um dedo decepado, pode-se chegar à presidência do Brasil. Mas se morrer em um acidente de trânsito, aí já era!
Agora quero ver o que os Fiateiros do post abaixo dirão!!!
http://www.blogauto.com.br/laudo-dira-se-fiat-ter…
Putz, a Fiat além de negar processou a "Carla", pessoa que acionou judicialmente para que ela não pudesse "falar" nada sobre o caso.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoe…
É esta a verdadeira cara desta marca, que somente no Brasil e no seu país de origem ocupam postos relevantes em vendas. Nos demais,é quinta, sexta e assim vai…
Gostava da Fiat, descrevia com total habilidade "todos" os detalhes relevantes do Stilo, quando este fora lançado para os clientes hávidos por novidades em 2003, porém "conheci a cozinha do restaurante"!!!
Existem melhores opções no mercado. Basta deixarmos de ser tão vulneráveis ao Marketing alá BBB que Fiat é campeã em vender.
Pelo que entendi, esse carro não deveria ser vendido sem abs, ou precisaria provavelmente de outras alterações, mas o que saiu foi economia na base da porcaria. Se a culpa foi do fabricante ou do fornecedor, não interessa – aparentemente eles sabiam do problema e não fizeram o que era necessário. Ainda acho um problema estranho devido ao número quase irrelevante de carros que apresentaram o defeito. O que ainda não está claro é qual foi o problema e o que será feito para resolver – é esperar que não acabe em pizza…
Mesmo assim, longe da imoralidade da Vw, que ainda insiste em vender a velharia da kombi – colocando em risco muitas vidas todos os dias, para um público analfabeto, ignorante e miserável.
Não me surpreende.
E esses R$3 millões? Vão para indenizar as vítimas ou vai parar no bolso de algum promotor de justiça?
1º – Absurdo a demora na conclusão do processo e julgamento. Problemas começaram a anos atrás e somente agora uma decisão e ainda sujeita a apelação.
2º – Absurdo os Fiateiros que ficavam defendendo a marca Fiat. Fico me perguntando, a troco de quê? Quanta miséria de espírito e coração? Quanta falta de responsabilidade avalisando uma montadora X ou Y. quando na verdade, deve-se elogiar o que merece ser elogiado e deve-se criticar o que realmente merece ser criticado, seja qualquer montadora fora ou dentro do Brasil.
3º – Cadê os Fiateiros que tanto defenderam equivocadamente a Fiat?
4º – É um absurdo um recall em um momento em que o Stilo esteja próximo a sair de linha. Porém, antes tarde do que nunca. Absurdo.
5º – Se o Stilo iria ficar em produção e comércio junto com o Bravo, acredito que agora o Bravo ficará sozinho no mercado representando a Fiat, e com esse grave e negado problema de soltar rodas e Recall pela Fiat, talvez seja isto, a decretação da morte do Stilo, com direito a atestado de Óbito.
6º – Saiu barato para Fiat, R$3milhões e um carro em Recall no final de linha de produção, ao contrário da Toyota nos Eua que tem recall formalizado em veículos em pleno vigor de comercialização e lançamento, como o novo Corolla, Camry, Prius…linha Lexus… (Multa deveria ser de R$3milhões por cada carro Fiat Stilo)(No final o crime compensou a Fiat).
7º – Cada dono de um Stilo no Brasil, deveria ajuizar uma ação contra a Fiat, pelos riscos de sofrerem acidentes de trânsito com seus Stilos, devido a negligência, desrespeito a seus consumidores e desonestidade. Esta sim, provocaria uma reparação de maior monta e distribuição justa de penalização.
8º – Parabéns Fiat, mais líder do que nunca no desrespeito a vida dos brasileiros.
9º – Jamais me esquecerei disso.
"FIAT: PIONEIRA EM RECALL"! Essa é boa! Cagaram e depois sentaram em cima e se esfregaram.
É o que eu venho escrevendo já faz tempo, erro de projeto pode ocorrer com qualquer fabricante, agora erro de projeto por redução de custos, por negligência e negar o problema quando o mesmo é evidente já passa a ser crime, nesse caso o crime acaba compensando. R$ 3 milhões, o que são R$ 3 milhões para a Fiat ? 100 Palios, que ela vende quase 11 mil unidades por mês.
Muitos executivos de fabricantes de veículos (e de outros ramos da indústria) que atuam aqui no Brasil pensam assim: "a gente corta os custos, negligência o que tiver que negligenciar, dá uma maquiada, empurra com a barriga; se der merda lá na frente, a gente paga a merreca (multa ou indenizações) com a economia feita no corte dos custos e com a economia feita pela não correção do problema ao longo do tempo". Realmente eles pensam assim, porque acaba saindo mais barato para eles.
Imagem manchada ? Que negócio de imagem manchada nada, desde quando brasileiro é um consumidor crítico, brasileiro além de ser consumidor passional, tem memória curta, se não fosse assim não veríamos com tanta freqüência sempre as mesmas caras na política e o produto Merthiolate já nem existiria mais, pois passou anos e anos sendo vendido sem causar efeito algum.
Imagem manchada acontece em países desenvolvidos.
Fui
Iludido
Agora é
Tarde
Montadora lixo de carros lixo – só p/ italiano e brasileiro que são mal educados e merecem esses lixos mesmo.
@Ricardo Júnior
concordo totalmente!
Só de não terem promovido esse recall an hora certa (anos atrás, o que fatalmente derrubaria as vendas do Stilo), a Fiat lucrou mais que esses míseros 3 milhões. Não fazer o recall acabou sendo um belo investimento para a Fiat.
E agora ela tira o carro de linha, lança um novo e ainda pode arrotar que ela respeita o consumidor pois promove recall quando solicitado pela justiça.
Tenho um Fiat na garagem e me sinto meio palhaço por isso nessas horas.
É clara e evidente a negligência da Fiat para com o consumidor e fica claro que nem sempre a lider é a que tem os melhores produtos e qualidade,erros ocorrem todos os dias na indústria automotiva,mas negar um defeito e ainda colocar a culpa nos proprietários e manderem os mesmos calarem a boca sobre o assunto é o cumolo!já indaguei varias vezes aqui sobre isso,já que carros mais modernos e alinhados com o mundo não chegam aqui,então ao menos a qualidade e a segurança dos proprietários sejam colocadas em 1° plano,apenas dizer que o carro é moderno,é um salto na industria brasileira e aparecer em mil e uma revistas falando isso não adianta de nada, se adianta-se Gol e Voyage não teriam tido tantos recall's,a toyota não estaria passando por isso,mas ambas assumiram seus erros e corrigiram,essa atitude é lamentável e mostra que o consumidor brasileiro é burro e passional,3 milhões não fazem cocegas nos bolsos da fiat,quero saber se ela irá recuperar as vidas perdidas neste epsódio!É mais uma prova de que nós estamos num mercado em que apenas o interesse das grandes montadoras interessam,os cortes de custos estavam custando vidas,pra se ter uma idéia o cubo de roda se soltava por inteiro sempre em stilos com rodas 17polegadas e sem ABS,definitivamente a fiat é ótima em carros como 147,uno,palio e para por ai,o Tempra tinha fama de queima óleo,o tipo era fire,o marea é conhecido como o manutenção complicada,brava pouco aparecia e agora o stilo roda frouxa,o bom é que o caso só chegou ao fim justamente quando o modelo também está prestes a sair de linha,agora me pergunto quais os cortes foram feitos no Bravo e qual será o problema da vez!
Vítima diz que concessionária sabia de defeito em carro da Fiat:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91…
Ok, a FIAT foi condenada a fazer o Recall. Mas se ela afirma que o rolamento não apresenta problema, quais são as modificações que precisam ser feitas para corrigir a causa raiz do problema???
"Segundo o Denatran, o problema é a fratura do cubo da roda, e as causas são o material usado, ferro fundido ao invés de aço forjado, na dimensão da peça e no processo de fabricação". Está no link acima…
Ou seja John, redução de custos do fornecedor, que passou a utilizar material mais barato (inferior) na fabricação da peça, entretanto, isso não exime a responsabiliade da Fiat, que é solidária. O pior de tudo foi negar o fato e ainda processar alguns clientes que foram em busca de seus direitos.
Engraçado foi o trecho: "A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre nortearam a conduta da empresa.”
Imagino que a espontaneidade, só se deveu por causa da decisão do Ministério da Justiça.
@Ricardo Júnior
Sim, absurdo – pela explicação do Denatran, a conduta não foi somente displicente, mas criminosa, pois tudo indica que os engenheiros da Fiat e do fornecedor sabiam do problema, até o concessionário já sabia.
A Justiça deveria ir mais fundo nessa questão, como se faz nos países… civilizados? desenvolvidos? Gostaria de mais esclarecimento, e do assunto melhor divulgado pela imprensa.
@John
Agile ganhando como carro do ano 2009; Fiat patrocinando BBB (desde 2000, salvo engano); Kia pagando R$ 300.000,00 para falarem bem do Soul no programa Auto Esporte….
Não espere muita coisa da imprensa não, nem da mídia especializada.
SIENA
Pelo menos um acidente com características semelhantes ao do Stilo está em análise, envolvendo um Siena 2008. A proprietária Regina Lima de Araújo conta que a roda traseira do veículo desprendeu-se em agosto de 2008 enquanto trafegava em uma rodovia entre as cidades de Três Lagoas e Campo Grande (MS). Ela move ação contra a Fiat e a concessionária local da marca no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
"O carro tinha apenas cinco meses de uso e 3,5 mil quilômetros rodados", informa Regina. No Boletim de Ocorrência feito pela Polícia Rodoviária Federal consta que a roda se soltou, a condutora perdeu a direção e o veículos bateu no meio-fio.
Regina diz que a concessionária não assumiu o conserto do carro, que estava na garantia. "Achei injusto ter de recorrer ao seguro e, por isso, o carro está até hoje na loja, sem conserto", conta ela.
Pfeiffer desconhece o caso do Siena, mas ressalta que a própria Fiat, em uma das justificativas feitas ao DPDC, relata que não havia necessidade da troca do material, feita "em função da padronização da peça utilizada na produção de outros modelos", conforme cita o laudo do Denatran. "Estamos investigando se o mesmo material foi usado em outros modelos; caso sim, o recall deverá se estender a eles também." A Fiat diz que o caso de Campo Grande está na Justiça e "não há relação com o caso do Stilo."
O
Estado de São Paulo
Será bom se proprietários de outros modelos Fiat que por ventura tenham passado pelo mesmo tipo de incidente começem a surgir.
Olhem o que anda saindo na Europa (peguei de um portal português pra facilitar):
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/fiat-…
O interessante é que eles foram o site do dentram verificar o problema: USARAM O CUBO DE RODA DO FIAT UNO NO STILO PARA ECONOMIZAR!!! É isso mesmo! peças do Uno no Stilo…meu deus…
Meu Deus do céu,é inacreditavel o desrespeito com o consumidor brasileiro,tudo pra cortar custos e deixar o modelo "acessivel" ao mercado nacional e o Bravo vai usar peças de que modelo??Não é o 1° fiat que faz isso,sigam meu pensamento: linea usa a mesma plataforma do punto,que usa a da idea que usa a da palio weekend,que usa a do palio que usa a do uno que usa a do 147… resumindo tamu tuduu F@#$%!
Fiat Stilo é que nem Kinder Ovo: Toda criança quer, custa caro, por fora é bonito mas por dentro, é só brinquedo… e a tendência é derreter, pois é só "casca". Lamentável…
@Leandro Pi
Imagine, o cubo de roda do Uno, um carro leve, pequeno, com rodas aro 13, que atinge baixa velocidade máxima, em um carro maior, mais pesado, com rodas aro 17, que atinge alta velocidade…
Se fosse no japão ou na koréia a diretoria teria a dignidade de cometer suicídio; se fosse nos EUA, a diretoria iria passar uns 30 anos na cadeia. Hoje eu entendo porque a Fiat dizia que a culpa era dos consumidores, porque eles foram ingênuos o suficiente para comprar carros dela. Eu pensava até em comprar um Stilo uns 2 anos atrás, depois que começou a circular a notícia dos acidentes, eu acabei desistindo e informando alguns amigos do fato, todos eles desistiram também.
Depois disso, penso que o Bravo já nasceu morto, pelo menos para aqueles que se importam com suas vidas e não querem arriscar.
Nesse caso, a possibilidade de fadiga é maior em velocidade. A Justiça deveria ir atrás dessas evidências, comparar as peças usadas no Stilo Europeu. Isso tudo é surreal – estamos lidando com bandidos.
Fiat e Toyota nunca mais.
@John
Você e os demais leitores se lembram do caso de um funcionário de um fornecedor da VW responsável pela fabricação de pára-choques, que havia descoberto que a empresa para cortar custos tinha mudado a composição do material, o que tornava os pára-choques muito mais frágeis e que depois que ele descobriu isso, mandaram matá-lo ? Por sorte ele soube do plano com antecedência e sobreviveu, isso foi noticiado até no Jornal Nacional.
Parece coisa de filme sobre máfia !
Agora é que está mais do que na hora de legislar sobre o tema e tornar obrigatório o crash-test para os veículos vendidos no Brasil.
@Ricardo Júnior
Aqui está: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI…
Como acabou isso? Suspeito o silêncio da Vw.
Concordo contigo – vamos iniciar um movimento civil para exigir mais seriadade do governo e autoridades sobre a segurança de trânsito no Brasil. Pode ser um blog, posts relacionando as informações e esclarecendo a população, e email para contactar imprensa e representantes – o objetivo é fazer o maior barulho possível. Twitter para convocar passeatas. Poderia ser o próprio Blogauto, caso estejam dispostos a sediar o movimento. Ou pode ser algum outro site – gostaria de sugestões – vamos fazer alguma coisa!
É necessário que haja avaliação da segurança dos veículos, incluindo testes de impacto. Verificação de qualidade e segurança de componentes, mesmo quando da adaptação de veículos originalmente importados. Orientações para os consumidores acharem facilmente dados sobre preço e qualidade dos combustíveis. Área de blog para denúncias de irregularidades em obras públicas viárias, ou em rodovias pedagiadas.
SERIEDADE E TRANSPARÊNCA JÁ!
Chega de blá-blá-blá – as mortes no trânsito somente irão diminuir quando a população souber cobrar seus direitos!
@John
Conte comigo para levar essa idéia adiante.
Renault não vai tomar a responsabilidade para os carros de má qualidade
http://translate.google.com/translate?hl=ru&s…
bem, minha mae teve um caso parecido, a roda trazeira soltou soziha, so que em outubro de 2008, e ate hoje o carro ta na poligono, parado, ela por sua vez continua pagando as prestacoes, so que o carro ta la parado, o que devemos fazer para resgatar um outro carro.