O hatch compacto Rio, da Kia, será lançado em novembro no Brasil, juntamente com o sedã Optima. Quem diz isso é o Jornal do Carro desta semana. O modelo já tinha sua importação estudada pela Kia há algum tempo, mas parece que agora é definitivo: o Rio vem na versão hatch e pode sim tomar o lugar do Cerato hatch.
O JC ouviu o presidente da Kia, José Luiz Gandini, que afirmou que o Rio deve custar “R$ 50.000 ou menos”. Segundo uma fonte, haverá uma versão topo de linha com rodas aro 17, ar digital, vários airbags e interior em couro por pouco mais de R$ 52.000 – a princípio, o Rio usará apenas o motor 1.4 de 108 cv e câmbio manual de seis marchas.
Como se vê, o carro deve atuar muito perto do Cerato sedã, o que torna o Cerato hatch de certa maneira supérfluo. Há quem diga que o novo Cee´d, outro hatch médio da Kia, virá para cá, aí sim, com motor 2.0 e na mesma faixa onde atua seu irmão i30. Faz mais sentido, mas para isso o Cee´d precisa ser feito também na Coreia do Sul. Hoje o hatch é exclusividade da fábrica europeia do grupo Hyundai-Kia e não teria um preço tão atraente quanto os modelos produzidos na Ásia.