A versão movida a diesel do Jeep Grand Cherokee chega ao mercado para completar a linha da quarta geração, lançada no Brasil no início de 2011. Disponível apenas na configuração Limited, a mais completa, o Grand Cherokee CRD tem debaixo do capô sua grande novidade. Trata-se de um motor V6 turbo de 3 litros com 241 cavalos de potência a 4.000 rpm e 56 kgfm de torque entre 1.800 e 2.800 rpm, números cerca de 10% superiores aos da geração anterior do modelo.
Construído na Itália pela VM Motori, o novo propulsor também está mais econômico e menos poluente do que antes. Completado pelo câmbio automático de cinco marchas, conta ainda com a tração nas quatro rodas Quadra-Trac II, permitindo conduzir em qualquer terreno e rebocar uma carga de até 3.500 kg.
O Jeep Grand Cherokee Limited Turbodiesel acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e velocidade máxima de 202 km/h. A economia de combustível aumentou quase 20% na comparação com o propulsor a diesel usado antes. De acordo as medições do fabricante, o consumo médio é de 12 km/l. A emissão de CO2 foi reduzida também em 20%, para 218 gramas por quilômetro, em ciclo combinado (cidade/estrada).
O motor está associado ao câmbio automático A580 de cinco velocidades e inclui um controle eletrônico adaptativo ou controle manual Auto Stick acionado pelo motorista, a Seleção Eletrônica de Marchas (ERS) e uma embreagem do conversor de torque modulada eletronicamente.
Por meio de um botão no console central, a tecnologia Selec-Terrain permite que o motorista “prepare” o sistema de tração integral para as condições do solo, como asfalto ou lama, por exemplo. Esta função coordena eletronicamente até 12 combinações diferentes do conjunto motor-transmissão, sistemas de frenagem, incluindo o controle de aceleração, mudança de marchas, caixa de transferência, controle de tração e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
A suspensão traseira permite que o estepe seja guardado na parte interna, ao invés de embaixo do veículo. Em relação à versão com motor Pentastar, houve um ligeiro endurecimento de molas e amortecedores, para controlar ainda mais os movimentos da carroceria, devido ao aumento no torque.
Arcos de rodas trapezoidais e a grade com sete aberturas ajudam a compor o visual do Jeep Grand Cherokee. A parte inferior do para-choque dianteiro, removível, propicia maior capacidade off-road. Os ganchos para reboque são itens de série em todos os modelos, equipados com rodas de 18 polegadas.
No interior, todo revestido de couro, o Jeep Grand Cherokee apresenta bancos traseiros reclinam até 18°, oferecendo mais conforto e flexibilidade na posição sentada e fornecendo um volume máximo de carga no porta-malas, de até 782 litros.
Os recursos de entretenimento também se destacam no Jeep Grand Cherokee Limited CRD. O centro de tudo é o sistema MyGIG, controlado por tela sensível ao toque, de 6 polegadas. A potência e clareza do som são garantidas pelo nove alto-falantes da Alpine, sendo um subwoofer.
Há ainda um HD de 30 GB, para armazenar mais de 4 mil músicas, por exemplo. Completando o conjunto multimídia, entradas auxiliar e USB, leitor de DVD e tela LCD de 9 polegadas para os passageiros de trás, com dois fones de ouvido sem fio e controle remoto. A conectividade é completa com o sistema Bluetooth Uconnect® com comando de voz.
Sem opcionais, a configuração CRD vem com ar-condicionado automático digital de duas zonas, sete air bags com 11 pontos de proteção, incluindo uma bolsa para os joelhos do motorista, ajustes elétricos com memória no banco do motorista, coluna de direção, espelhos retrovisores externos (aquecidos) e estação do rádio, apoios de cabeça dianteiros ativos, bancos dianteiros com regulagens elétricas em oito direções, ajuste lombar e aquecimento, câmera traseira de estacionamento e sensores nos para-choques da frente e de trás, controle eletrônico de estabilidade (ESC) com redução de rolagem da carroceria, assistente de saída em subida e controle de oscilação de reboque, computador de bordo programável (EVIC), controle de velocidade de cruzeiro, entrada e partida sem chave Enter-N-GO, faróis dianteiros de xenônio Smart-Beam, lanterna de LEDs portátil e recarregável, limpadores de para-brisa com sensor de chuva ajustável, rodas de alumínio de 18 polegadas e teto solar elétrico.
Disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil espalhadas pelo País, o Jeep Grand Cherokee Limited Turbodiesel tem preço de R$ 219,9 mil.
Galeria Jeep Grand Cherokee
Veja também: Jeep Cherokee 2014 agora fotos oficiais, continua estranho
Vale lembrar que o veículo mais sofisticado da Jeep continua a ser oferecido com o eficiente motor a gasolina Pentastar V6 3.6 por R$ 159,9 mil, na versão Laredo, Já versão Limited, que sai por R$ 179,9 mil.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook, no Google+ e no Instagram.
Custa R$219.900 e não é equipado com o câmbio ZF? Tem algo errado nisso aí!
Câmbio ZF só a partir de 2014