O mercado brasileiro de automóveis em breve terá a oferta do Jeep Compass, modelo fabricado nos Estados Unidos e classificado pela marca como um crossover. A divisão da montadora por aqui, porém, ainda não confirmou uma data para o lançamento, mas deu como certa a chegada do veículo até o final de 2011.
O Compass será o carro de entrada da Jeep no Brasil, onde já vende o Wrangler, Cherokee e o Grand Cherokee. Seu preço inicial deverá girar em torno dos R$ 95.000 para a versão Sport 4×2, que traz motor 2.0 16V de 159 cv acoplado ao câmbio CVT, com relações infinitas. Já a tração, como o próprio nome da série diz, é apenas nas rodas do eixo dianteiro.
Com esses atributos e preço, o Compass é um potencial rival para modelos como o Honda CR-V, Chevrolet Captiva e os coreanos Kia Sportage e o Hyundai ix35. Mais adiante, pode vir também a versão do crossover Jeep com motor 2.4 e tração 4×4 com valores acima dos R$ 100.000.
furada! Esse Compass foi fracasso nos EUA e não terá geração nova. Ele usa a base do Dodge Caliber, outo fracasso. É o tipo do carro que nunca deveria ter recebido a marca Jeep: é uma perda de identidade.
O Compass utiliza a mesma plataforma dos Mitsubishi Lancer e Outlander. Custa nos Eua o equivalente a menos de R$ 30 mil. Querem vender aqui por R$ 95??? Palhaços. A Chrysler do Brasil é a empresa mais incompetente e anticompetitiva do mercado. Uma pena, pois a marca Jeep poderia fazer muito sucesso no Brasil com modelos como o Wrangler e o GC, por preços justos. E tenham certeza: o Compass por esse preço é a FIAT tentando meter a faca no consumidor brasileiro. Esse Compass é VERGONHA TOTAL.
A FIAT TA FICANDO MALANDRA CARRO DE 30K POR 95K ,MODELO DE GESTÃO DA VOLKS..
John, quer dizer que essa base é a do Outlander? Deve ser uma das bases mais vendidas para 3os da história: além da Mit, a Peugeot, Citroen, Chrysler, Dodge e Jeep a utilizam! Acho que só perde para a "base Golf IV" que atenden a uns 20 carros do grupo VW.
Exato, chama-se plataforma GS ( http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_GS_platfo… ). O Outlander nada mais é que o crossover do Lancer. E considero que os exemplares franceses não contam, pois não passam de versões de acabamento do Outlander, inclusive saem da mesma fábrica. Agora, veja que ironia histórica – a Jeep vendendo um veículo que usa plataforma japonesa da Mit…
Este modelo já é vendido na Argentina faz mais de três anos. Não sei quanto custa lá. Além de não fazer sucesso nos EUA, novamente somos os últimos a usufruir. Somos o que exatamente? Trouxas?
Não vai ter vida boa aqui no Brasil,é um falso Jeep!
Esse carro chama-se EMPURROTERAPIA para o Brasil, pois o que não vende lá,eles trazem p/ cá e é refugo de carros sem graças e carissimos! será que um dia o mercado brasileiro vai amadurecer e aprender que as montadoras só querem o seu dinheiro?!
@John
Excelente explicação sobre a plataforma GS. Também não sabia que o Compass tinha base japonesa.
Abraços
Boa, John! Agora faz sentido o fato do modelo ter câmbio CVT e opções 2.0 e 2.4. É bem coisa da Mit. Se fosse base da Chrysler, seria um 2.7 V6 com potência de 1.4.
Esse carro nunca me agradou, nem antes, nem após a reestilização. Mas para quem compra carros na faixa de R$ 100 mil e entende pouco sobre os mesmos, deve ser um prato cheio ter um modelo com a marca Jeep estampada no capô, talvez faça sucesso, principalmente entre mulheres, lembrando os bons tempos de Jeep Cherokee no início da década de 1990 quando era sonho de consumo de muitos.