Trilhando os mesmos caminhos do irmão menor Renegade, o novo Jeep Compass está sendo oferecido no mercado nacional com duas opções de motorização, uma flex e outra diesel. Todavia, ao contrário do crossover compacto, o novo modelo médio dispõe de um motor bicombustível mais moderno e eficiente, adequado para o porte do veículo. A novidade já está disponível nas concessionárias e tem preços entre R$ 99.990 e R$ 124.990.
O motor do novo Compass é um 2.0 litros 16V Flex Tigershark. Ele é importado do México e usa bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase. Com gasolina no tanque, esse propulsor consegue desenvolver 159 cavalos de potência, a 6.200 rpm, e torque de 19,9 kgfm, a 4.000 rpm, enquanto que com etanol são 166 cv e 20,5 kgfm, nas mesmas faixas de rotação.
Para passar a consumir etanol, o propulsor adotou 20 mudanças, como elevação da taxa de compressão de 10,2:1 para 11,8:1 e adoção do sistema HCSS, que aquece o combustível com resistências elétricas, dispensando o uso do tanque auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol no tanque.
Junto a este motor está uma transmissão automática de seis velocidades com trocas sequenciais pela alavanca (ou por paddle shifts atrás do volante a partir da versão intermediária.
Segundo a marca, o Compass Flex entrega consumo de 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h, por sua vez, é feita em 10,6 segundos.
O novo motor flex está disponível em três versões. A mais básica é a Sport, que oferece airbags frontais; freios ABS com EBD; controles de estabilidade, tração, anti capotamento e de estabilidade para trailer; direção elétrica; faróis e lanternas em LED; assistente de partida em rampas; luzes de condução diurna; Isofix; controle de cruzeiro; ar-condicionado; sistema multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas e navegador GPS; painel de instrumentos com display TFT de 3,5 polegadas; volante multifuncional; sensor de estacionamento traseiro; freio de estacionamento elétrico; monitoramento da pressão dos pneus; rodas de liga-leve aro 17 com pneus 225/60; entre outros.
Na intermediária Longitude, há ainda ar-condicionado de duas zonas; sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas e navegador GPS; retrovisor interno eletrocrômico; câmera de ré; destravamento das portas e partida do motor sem chave; rodas aro 18 com pneus 225/55; entre outros. Por fim, a Limited topo de linha acrescenta airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 7 polegadas; sensor de chuva e luminosidade; volante em couro; bancos em couro bege ou preto; faróis xênon; detector de pontos cegos; entre outros.
Confira os preços das versões flex do novo modelo da Jeep:
Compass Sport 2.0 Flex: R$ 99.990
Compass Longitude 2.0 Flex: R$ 106.990
Compass Limited 2.0 Flex: R$ 124.990