O Jeep Wagoneer e o Grand Wagoneer, que foram produzidos entre as décadas de 1960 e 1990, voltarão a fazer parte da linha da marca. O grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) dos Estados Unidos anunciou recentemente que vai produzir três novos modelos inéditos para a linha da Jeep, que além do Wagoneer e do Grand Wagoneer, inclui uma picape off-road.
Os novos carros são parte de um investimento de US$ 1 bilhão para as fábricas de Michigan e Ohio, com a adição de 2 mil de empregos; como a segunda fase de um plano de industrialização que teve início há um ano. Ao todo, desde 2009, a FCA já acumula um investimento de US$ 9,6 bilhões nos Estados Unidos; sendo gerados 25 mil postos de trabalho neste período.
A FCA tem como objetivo realinhar as operações de produção por lá para utilizar plenamente a capacidade disponível de acordo com novas tendências de demanda. Atualmente, os SUVs e as picapes tem sido os mais procurados; o que vem levando a uma crescente expansão do portfólio das marcas Jeep e RAM.
A planta de Warren, em Michigan, será responsável pela produção dos novos Wagooner e Grand Wagooner – a unidade deverá montar também as versões mais pesadas das picapes RAM, atualmente fabricadas no México. Já a unidade de Toledo, em Ohio, irá fabricar a nova picape. Estas instalações deverão ser reequipadas e modernizadas até 2020.
No entanto, detalhes como design; equipamentos; motorização e plataforma dos três novos modelos ainda são desconhecidos.