Duas novidades do grupo Tata estão de malas prontas para o Brasil, mas não estamos falando do Nano, o carro mais barato do mundo, e sim, da Jaguar e Land Rover, marcas britânicas adquiridas pela empresa indiana. Trata-se do Discovery 4, nova geração do utilitário famoso, e do novíssimo XJ, o top de linha da Jaguar, recém revelado.
Ambos desembarcam aqui em 2010, mas não há um mês preciso. Embora seja mais recente, o XJ tem uma vantagem: a geração anterior já não é mais vendida aqui, abrindo espaço para a importação assim que possível. Claro que o volume será bastante limitado – a Jaguar possui duas concessionárias e um show-room no Brasil e vende cerca de 10 carros por mês, a maior parte do X-Type, mais em conta.
Já o Discovery 4 terá de esperar o fim dos estoques do Discovery 3. Nesse caso, a demanda está em alta, com 52 unidades emplacadas em junho, mas a nova geração deve vir antes do seu primo XJ. A operação da Land Rover no Brasil é bem mais significativa que a da Jaguar. São 29 concessionárias no país e a 30ª pode ser aberta em Belém em breve, fazendo com que a marca esteja em todas as regiões do Brasil.