Para continuar sendo o Jaguar mais vendido do mundo, o XF ficou ainda melhor em sua nova geração. O modelo já está disponível em pré-venda no mercado brasileiro e deverá chegar nas concessionárias até março em três versões diferentes: Prestige, R Sport e S, com preço inicial de R$ 264,7 mil (Atualizado em fevereiro/16) e duas opções de motorização.
No visual, o Jaguar XF 2016 assumiu linhas mais agressivas e formas mais aerodinâmicas, que reduziu o coeficiente de 0,29 para 0,26. No modelo topo de linha, há faróis adaptativos em full LED. Outro destaque é o conjunto de lanternas em LED, que lembra o superesportivo F-Type.
Além disso, o modelo apresenta novas medidas. São 4.954 mm de comprimento, ou 7 mm mais curto que seu antecessor, enquanto a distância entre-eixos cresceu 51 mm, chegando a 2.960 mm. Com isso, houve um aumento de 15 mm no espaço para as pernas, 24 mm para os joelhos e 27 mm para a cabeça dos ocupantes.
Por dentro, há painel de instrumentos em dois níveis, dez opções de cores de iluminação, teto panorâmico de vidro e, como opcional, painel configurável com tela de 12,3 polegadas e sistema multimídia com display sensível ao toque de 10,2 polegadas.
O XF agora é construído sob uma plataforma mais leve e rígida, parcial ou integralmente produzida em alumínio. Segundo a marca, a nova geração do sedã é até 28% mais rígida que a anterior. A estrutura traz ainda isolamentos duplos em pontos estratégicos, para tornar o ambiente mais silencioso.
A suspensão dianteira do Jaguar é do tipo Double Wishbone, a mesma do F-Type, enquanto a traseira é Integral Link.
Nos demais destaques, há direção elétrica, vetorização de torque por frenagem (aciona levemente os freios nas rodas interiores, o que aumenta o torque das exteriores para manter o veículo em trajetória ideal), All Surface Progress Control (que ajuda o veículo a não patinar em superfícies de baixa aderência), head-up display com tecnologia laser, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, monitoramento da condição do condutor e sistema de entretenimento InControl Apps.
O motor das versões Prestige e R-Sport é um 2.0 GTDi Turbo, com 240 cv, capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Já o XF S usa um 3.0 V6 Supercharged de 380 cv, que vai de 0 a 100 km/h em 5,3 s e alcança máxima de 250 km/h.
O Prestige, por R$ 264,7 mil, inclui rodas aro 18, faróis bixenon, teto solar panorâmico, acabamento interno em couro, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, navegador GPS, som Meridian, assistente de estacionamento dianteiro e câmera de ré.
O R-Sport, por sua vez, custa R$ 288,6 mil e agrega pacote visual com para-choque dianteiro diferenciado, saídas de ar com emblema R-Sport, grade dianteira em preto brilhante, saias laterais e aerofólio traseiro. No interior, há opção de bancos em couro de duas cores, pedaleiras esportivas e emblemas R-Sport.
Qual Picape comprar? Todas as opções do mercado brasileiro
Por fim, o XF S, por R$ 381,1 mil, além do motor V6, se diferencia pelo painel em fibra de carbono, bancos em couro com opção de duas cores, soleiras em metal com emblema “S”, pedaleiras esportivas, saias laterais com detalhes escurecidos, aerofólio na cor do carro, rodas aro 19 com pinças de freio vermelhas, head-up display, assistente de estacionamento 360º, monitor de ponto cego, detector de trânsito em ré, Jaguar Smart Key System e sistema de som Meridian com 11 alto-falantes e 380W.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.