Depois de muito suspense, o Jaguar XE foi revelado de forma oficial. O novo modelo estreia no mercado no ano que vem, inclusive no Brasil, para se posicionar como o sedã de entrada da linha da marca britânica, rivalizando com os alemães e futuros brasileiros BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. E assim como os concorrentes, o novo Jag XE será produzido no Brasil, na fábrica da Jaguar em Itatiaia (RJ) a partir de 2016.
O visual do novo Jaguar XE não foge muito da linha dos automóveis da atual linha da marca, com linhas que lembram o irmão maior XF. De acordo com a fabricante, a traseira do modelo foi inspirada no esportivo F-Type, com lanternas em formato “J” que lembram também o icônico E-Type.
“Nossa missão era criar um design marcante, que identificasse o XE como um carro sério e imponente. Suas linhas dianteiras e laterais e suas perfeitas proporções conseguem transmitir a sensação de movimento mesmo quando o modelo está parado. Ele traz consigo uma forte semelhança com a família F-Type que o faz, sem esforço, se destacar em na multidão”, disse Ian Callum, diretor de design da Jaguar.
Por dentro, os ocupantes dos bancos dianteiros são separados por um longo e profundo console central, dando a impressão que eles se encontram isolados dentro de um cockpit. Os mostradores também são inspirados no F-Type, a exemplo dos ponteiros do velocímetro e do conta-giros no painel de instrumentos.
O acabamento conta com couro premium, com costura dupla em linhas contrastantes, alumínio, preto brilhante e lâminas de madeiras, além de iluminação com mais de 10 cores distintas.
O novo Jaguar XE é o primeiro veículo desenvolvido sob os preceitos da nova arquitetura modular da Jaguar Land Rover e o primeiro em sua categoria a utilizar o monocoque em alumínio. Grande parte de sua estrutura traz alumínio de alta resistência, com liga RC 5754, feita em sua maioria com material reciclado. Essa liga também será utilizada para a produção de futuros modelos da marca, fato que ajudará a Jaguar a atingir seu objetivo de utilizar 75% de material reciclado na construção de deus veículos até 2020. O peso do carro é de 1.474 kg.
Segundo a Jaguar, o XE foi projetado para atingir classificação máxima nos testes de segurança, como no Euro NCAP. Entre os equipamentos de segurança, há o sistema All Surface Progress Control (ASPC), que funciona como um controle de velocidade de cruzeiro em baixas velocidades, head-up display (HUD), Adaptive Cruise Control, monitoramento de ponto cego nos espelhos retrovisores e sistema de auxílio a manobras de estacionamento.
No conjunto de suspensão, o Jaguar traz configuração double wishbone na dianteira e Integral Link na traseira. Há ainda sistema de direção com assistência elétrica (EPAS – Eletric Power Steering).
O Jaguar XE foi apresentado apenas na versão mais sofisticada e potente da linha, a S, que conta com o motor 3.0 litros V6 Supercharged da família Ingenium, que rende 340 cv e 46 kgfm, com câmbio automático de oito marchas. De acordo com o divulgado, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge 250 km/h.
Nos demais equipamentos, destaque para o sistema de entretenimento, que traz tela de oito polegadas sensível ao toque, comandos por voz, sistema de navegação baseado em um cartão de memória SD, conexão Bluetooth, entrada USB e streaming de áudio, entre outros. Há ainda o InControl, que permite os usuários de smartphones iOS e Android se conectem ao carro de uma forma que os possibilite controlar pelo celular algumas funções do veículo, incluindo o controle da climatização, travamento e destravamento das portas e também o acionamento do motor.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O modelo será produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no interior da Inglaterra, que recentemente recebeu investimentos de 1,5 bilhão de libras no desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, inteligentes e de alta tecnologia. Esses investimentos ajudaram a criar cerca de 1.700 postos de trabalho na unidade.
A apresentação do Jaguar XE ao público acontecerá no Salão Internacional do Automóvel de Paris 2014, em outubro.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.